Dicas & Destinos

Tortola, um paraíso isolado no Atlântico

Ondas lavam suavemente os recifes de coral que atuam como uma barreira contra as ondas do Atlântico, instigando o visitante a nadar e mergulhar nas calmas águas turquesa repletas de peixes coloridos de Tortola. 

tortola

Diz a lenda, que se ao deparar com as Ilhas em 1493, Cristóvão Colombo as chamou de “Santa Úrsula y Las Once Mil Virgenes”, depois abreviado para “Las Virgenes”, pois elas o faziam lembrar de Santa Úrsula e suas 11 mil Mártires virgens.

Em 1672 chegaram os ingleses, que após muita luta tomaram posse das 60 Ilhas que hoje compõem as Ilhas Virgens Britânicas, nome oficial dado em 1917.

Tortola é um lugar de descanso, com praias que rivalizam em beleza e isolamento com as de qualquer outro lugar do mundo. A ilha conta com enseadas isoladas cuja areia branca parece um talco entre seus dedos. 

A orla Norte tem trechos imensos de praias de cor champanhe: Brewers Bay, Cane Garden Bay, Elizabeth Beach e Long Bay estão entre as melhores. Enfim, é difícil imaginar um lugar mais interessante para se deleitar.

Descontraída, com charme despojado tipificado pela ausência de lugares noturnos glamourosos e mega resorts, Tortola, porém, tem muitos restaurantes e bares ótimos que são perfeitos para almoços prolongados e jantares ao ar livre e à luz de velas. Surpreenda-se com um aveludado “callalloo de caranguejo” e com “Johnny cakes” (um condimentado cozido de quiabo com broa de milho), enquanto ouve o som das ondas a seus pés. Depois vá a algum dos vários bares praianos espalhados pelas Baías e, com um potente coquetel de rum na mão, dance a noite toda ao som do Calipso que ecoa pela Baía ao luar.

Após ganhar força, vá à Road Town, o pólo urbano de Tortola. Embora tenha lojas e bancos modernos, a cidade ainda preserva seu passado colonial com elegantes casas de madeiras e um clima de antigamente. Seu charme secular é um tanto ofuscado quando chegam os navios de Cruzeiro, mas os barcos servem de pano de fundo para a agitada cidade portuária. Ande pela estreita Main Street no centro e fique de olho nas belas peças de ouro, esmeralda e conchas que dão fama a Tortola. A seguir, almoce com calma em algum restaurante da área.

tortola

Este popular porto de navios de Cruzeiro também atrai iatistas, acaba sendo também um ótimo lugar para alugar chalupas e lanchas para passear nas ilhas vizinhas, as quais parecem flutuar no horizonte como uma tentação para que você reserve mais um dia para se entregar ao relaxamento.

Plano de viagem

Tortola tem todos os ingredientes de um romântico refúgio caribenho, incluindo lindas praias e águas fabulosas. Cinco dias permitem que você relaxe nas variadas praias, mergulhe e passeie de barco ou visite os pontos históricos e culturais da Ilha.

Sugestão para cinco dias românticos na ilha

Dia 1

Logo depois de se instalar em seu hotel, vá para praia,  aplique o protetor solar e passe o dia tomando sol e nadando nas águas quentes. Aprecie o pôr-do-sol tomando um drink e jante em algum restaurante praiano.

Dia 2

Passeie pela ilha e vá ao Parque Nacional Mount Healthy, onde você vai encontrar um moinho de vento dos tempos dos canaviais. Prove os excelentes runs locais na Distillery de Callwood.

Almoce na Road Town e visite suas atrações, como o Fort Burt, a Old Government House e o Folk Museum.

Dia 3

Levante cedo para caminhar no belo Parque Nacional Sage Montain e depois volte para o hotel para receber uma merecida massagem rejuvenescedora na praia.

Passe a tarde relaxando até o pôr-do-sol, depois vá a um bar na praia para iniciar a noite com um típico coquetel caribenho.

Dia 4

Peça para o hotel preparar um piquenique e contrate um barco. Siga primeiro às Caves, ótimo lugar para mergulhar, com fascinantes formações rochosas. 

Encontre uma praia isolada para relaxar antes de um drinque casual no Willie T, que fica numa velha escuna.

Dia 5

Passe a manhã mergulhando, fazendo windsurf e remando no caiaque. Após o almoço, compre alguns suvenires na Main Street, que é particularmente boa para roupinhas e jóias artesanais.

tortola

Dicas

  • Não coma tartaruga nem que conste no menu, pois répteis marinhos sob risco de extinção são protegidos por lei.
  • Ao sair com carro alugado, certifique-se de que ele tem combustível suficiente, para evitar surpresas no caminho.
  • Sempre inicie as conversas com uma saudação polida pois tais sutilezas são valorizadas pelo povo local.

Como chegar

Tortola é a maior das 60 Ilhas que compõem as Ilhas Virgens Britânicas no Caribe. Voos para Tortola fazem conexão em San Juan e em outras ilhas vizinhas.

Como circular

Em Tortola você vai encontrar muitos táxis, assim como aluguel de carros e jipes. Táxis aquáticos, ferryboats e pequenos aviões charter a ligam às outras ilhas.

Clima

Em dezembro, Tortola tem clima agradável, com média de 29ºC e suaves ventos refrescantes. Esta é sem dúvida uma ótima época para estar por lá.

Alimentação

As especialidades da condimentada cozinha caribenha são cabra ao curry e frutos do mar grelhados. Uma boa refeição sai por cerca de $10 em bistrôs de praia.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *