Sem turistas, por conta da quarentena, a natureza recupera seu espaço e os canais de Veneza ressurgem com água cristalina, muitos tons de azul e até peixinhos no fundo das águas
Com o isolamento imposto pelo governo italiano para combater a pandemia do novo coronavírus, a ausência de moradores e turistas em Veneza tem produzido um fenômeno curioso nas últimas semanas, o surgimento de vida nos canais da cidade, que levam fama de poluídos e fedorentos. Moradores registraram nos últimos dias águas em tons de azul e repletas de peixinhos. As imagens são da página Venezia Pulita (Veneza Limpa), no Facebook. Veja:
Vídeos e fotos feitos por moradores da cidade e divulgados nas redes sociais mostram que a redução da movimentação de barcos e navios tornou a água, geralmente turva, mais límpida. Nas imagens, é possível ver peixes e até o fundo dos canais.
#venice #tourism #economy #wastewaters #fish #resilience #nature #life #pollution #sustainable #action #urbanwildlife pic.twitter.com/Ewu4Nt4N4K
— Venezia Pulita / Clean Venice (@VeneziaPulita) March 1, 2020
As medidas restritivas impostas pelo governo da Itália ficam em vigor ao menos até 3 de abril e, apesar dos benefícios para o meio ambiente, ameaçam colocar o país em recessão. Um dos setores mais atingidos, especialmente em Veneza, é o turismo, importante motor da economia nacional.
2 Comentários