Dicas & Destinos

Vale do Loire: a magia do Natal nos Castelos

Por ocasião das férias de fim de ano, os castelos do Vale do Loire, na França, investem forte em suas decorações. Farandole de pinheiros (uma dança popular de pinheiros da Provença), criações vegetais extraordinárias, animais fantásticos e outras guloseimas fazem parte da experiência de um Natal mágico. 

Vale do Loire

Começando em dezembro e até começo de janeiro, os Castelos do Vale Loire comemoram o Natal. Enfeitados para os feriados, os castelos estão abrindo mercados gourmet de Natal, natividade, árvores de Natal gigantes e as famílias são convidadas para uma história em torno da lareira com uma caneca de chocolate quente. No Natal, os Castelos ficam mais mágicos do que nunca!

Mercados de Natal dos Castelos do Loire

Não é apenas na Alsácia que você pode encontrar encantadores mercados de Natal! Muitos dos Castelos do Vale do Loire também estão os organizando. 

No Château de Brissac, artesãos de toda a França vêm vender as suas criações: decorações de Natal, brinquedos de madeira e muito mais.

No Castelo de Brézé, os artesãos locais estão abrindo seu próprio mercado em um lugar um tanto incomum: as velhas caves feudais onde as riquezas do Château foram escondidas. Os adultos podem saborear vinhos locais, enquanto as crianças podem fazer passeios de pôneis em torno dos fossos do castelo.

Outro castelo, outro sabor da cozinha francesa: Azay-le-Rideau o convida a visitar as suas coleções com temas gastronômicos, seguido por uma degustação de doces locais, pão de gengibre e suco de maçã artesanal.

Leia também: Guia prático (e testado) de Paris

Decorações de conto de fadas nos Castelos do Loire

Para as férias de Natal, cada quarto do Castelo de Chenonceau foi decorado pelo time de floristas do castelo (que também se encarregam de decorar o resto do ano). Buquês de flores, enfeites e árvores de Natal gigantes decoram a Grande Galerie – única de ano para ano, o efeito é absolutamente esplêndido.

A Fortaleza Real de Chinon também é adornada com decorações florais, onde uma dúzia de árvores – cada uma diferente da próxima – estão apenas esperando para ser descobertas.

Vale do Loire

Para apreciar as cenas da natividade, visite o Castelo de Amboise (para cena de um pântano neopolitan), o Castelo de Villandry, ou o Castelo de Cheverny. O famoso Castelo de Tintin também convida você a desfrutar de uma caneca de chocolate quente ao redor da lareira.

Para ter um brilho no seu olhar, vá para o Castelo de Langeais, que é todo iluminado para o Natal.

Tradições de Natal nos Castelos do Loire

O Natal é também – na verdade, é acima de tudo – um feriado de tradições, incluindo contar histórias em torno da lareira. Desfrute de histórias no Castelo de Chambord, no Castelo de Meung-sur-Loire, ou no Castelo de Beaugency, onde as crianças podem apenas ter uma chance de conhecer o Pai Natal.

Para compreender a história do Natal na França desde a Renascença até hoje, veja as câmaras reais decoradas do Castelo de Amboise. O “Natal através das idades” um show de cartoon revela todos os segredos deste feriado tradicional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *