Dicas & Destinos

É possível economizar na viagem

Vamos começar a semana planejando a viagem de férias? E pra ficar mais interessante, que tal se o foco for na economia? Gostou, né? Claro que sim, afinal, quem não gosta de economizar na viagem e ver sobrar um dinheiro aqui e ali pra não ficar de cabelo em pé na hora de pagar o cartão de crédito e as “consequências” da viagem? 

Então, pra te dar uma ajudinha, as dicas de hoje são com o Administrador, pós-graduado em gestão financeira pela FGV e pós-graduado em gestão de negócios pelo Mackenzie, Ricardo Maila, que vai te dar uma orientada na hora de economizar na viagem.

economizar na viagem

Só quem organiza a viagem sabe o trabalho que leva ao pesquisar preços, roteiros, alimentação e tudo que uma viagem envolve. Como otimizo meu tempo e recurso financeiro? Embora comprar pacotes prontos seja uma alternativa fácil, ela definitivamente nunca é a mais barata das opções. Se quiser economizar entre no kayak, por exemplo, para identificar os períodos com preços mais baixos. Depois de acessar o site, selecione o destino e a data. A plataforma deles mostra os períodos que são considerados de alta e baixa temporada (com legendas vermelha, amarela e verde). Depois é só se planejar para pegar férias na época de baixa.

Vai de avião? Pesquise os preços em muitos sites, há muitos com boas opções para todas as épocas. Alguns exemplos são: maxmilhas, kayak, voopter, hopper e decolar. Não se esqueça de ativar seu cashback. Geralmente o Méliuz tem muitas opções de operadoras. Já se você pretende ir de ônibus, use o Buser, as avaliações deles são boas e o preço é bem acessível.

economizar na viagem

A hospedagem já é um pouco mais complicada. Depende bastante de muitos critérios pessoais. Mas uma opção mais em conta é viver um pouco da cultura local e pesquisar casas/quartos de moradores da cidade escolhida para se hospedar. O Airbnb e o Booking possuem muitas opções de casas, que geralmente são mais acessíveis que hotéis. Mas se o hotel for inegociável, o Trivago realmente funciona como um ótimo comparador de preços.

Pesquise muito sobre o trânsito na cidade, avalie os percursos que irá fazer e faça o orçamento de qual compensa mais em relação custo benefício: devo alugar um carro? Transporte público é o suficiente? Uber? Vou visitar lugares mais distantes? Quais atrações quero visitar? Qual o custo? Coloque tudo no papel que você chegará a uma conclusão. Nesse ponto, avalie bem a relação custo x benefício, afinal, você está de férias e deve curtir ao máximo.

Para as refeições, prepare bem seu orçamento, pois ele é um dos poucos que permitem economia. Também é interessante estar em um espaço com cozinha, que permita fazer suas próprias refeições em alguns momentos para evitar o gasto com besteiras no dia a dia. Se quiser visitar restaurantes com cardápios diferenciados é legal manter em mente o orçamento que foi preparado com antecedência.

É impossível não pensar também nas lembrancinhas. Se fôssemos levar para todos que gostamos iríamos gastar uma grande quantia apenas nisso. Por isso o ideal é estipular um valor por lembrancinha/pessoa e inserir no seu orçamento. É possível trazer coisas para pessoas queridas se bem planejado, mas, se estiver estourando o orçamento, repense.

E jamais, pense em viajar sem um bom seguro viagem!

2 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *