Dicas & Destinos

Férias no Chile: Os vales em que turistas esquiam e provam vinhos

Paisagens deslumbrantes e vinhos renomados estão entre as atrações mais procuradas por viajantes de férias no Chile

A pouco mais de 4 horas de avião de distância, o Chile é um destino bastante procurado pelos brasileiros. Em 2018, o país recebeu a quantidade recorde de 589.172 turistas tupiniquins, número 8,1% maior do que o verificado em 2017.

A procura é fácil de entender. A grande beleza natural do país, representada por seus vulcões, lagoas e montanhas, atrai turistas adeptos do trekking, caminhada e corrida em busca de belas paisagens e um roteiro de aventuras.

O país também oferece atrativos para o público, fã de esportes de inverno. O terreno montanhoso e as baixas temperaturas durante o meio do ano favoreceram o surgimento de estações de esqui e snowboard e transformaram o Chile em um destino certo para os adeptos das práticas.

Férias no Chile
Férias no Chile com aula de ski em Valle Nevado. Foto: Naira Amorelli

Turistas interessados na gastronomia e, principalmente, nas excelentes cartas de vinhos chilenos são igualmente bem recebidos em suas viagens. 

Valendo-se de geografia privilegiada, o país andino está entre os 10 maiores exportadores de vinhos atuais, atraindo turistas do mundo todo que apreciam a bebida.

Turismo de aventura

O Chile possui belezas naturais indiscutíveis e bastante variadas. De cadeias de montanhas nevadas, ideais para praticantes de esqui, a um litoral que se estende por 6.000 km, o território do país também é composto por vulcões e pelo famoso deserto do Atacama, além de abrigar espécies vegetais e animais singulares.

Por esses motivos, o destino é bastante procurado por praticantes de trekking que buscam não apenas desafios, mas paisagens de tirar o fôlego.

É fácil encontrar roteiros para este tipo de turismo em sites de busca pela internet. Muitos blogs feitos por mochileiros e donos de albergues dão dicas que vão desde como se adaptar à altitude, à empresas que realizam trajetos de avião com passagens aéreas de preço acessível. 

Apesar de próximo do Brasil, o Chile tem clima bastante diferente, e um pouco mais extremo. O deserto do Atacama é a região mais árida do mundo e o inverno no país costuma ser rigoroso, com temperaturas abaixo de zero. 

Férias no Chile

Roteiro de vinhos

Muitos turistas, contudo, vão de férias ao país em busca de programas mais tranquilos, como a visita aos vales de produção de vinho no país.

Beneficiando-se de suas condições climáticas e topográficas privilegiadas e até mesmo da brisa do mar e da incidência de luz solar, o país possui diversas vinícolas, das maiores exportadoras mundiais a pequenas propriedades de produção e cultivo orgânicos.

Uma das vinícolas mais visitadas é a Concha y Toro, que recebe entre 1.000 e 1.100 visitantes por dia, dos quais 80% brasileiros, segundo calcula Valdir Patrício, um dos guias brasileiros contratados.

Visto como sofisticado em países do leste europeu como a Rússia, o vinho Concha y Toro tem presença mundial. 

Produzindo 1,03% de todo o vinho consumido no mundo, a empresa está em quinto lugar no ranking global de produção da bebida.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *