Dicas & Destinos

4 lugares para conhecer em Cuba

No ano passado, nós brasileiros vivemos uma eleição presidencial marcada pela polarização entre eleitores da esquerda e da direita. Para tentar ridicularizar os “esquerdistas”, os eleitores da direita recomendavam-lhes que fossem para Cuba, país que é considerado um dos últimos baluartes do socialismo no mundo.

O país, que era liderado pelos irmãos Castro, ficou um longo período sem receber turistas estrangeiros. Isso aconteceu, principalmente, durante o embargo econômico aplicado pelos Estados Unidos (décadas de 1960 aos anos 2010), cujo objetivo era asfixiar a economia local. Este é um dos motivos pelos quais em Cuba não se aceita dólar, aliás, por lá a moeda é bastante menosprezada.

lugares para conhecer em Cuba

Como durante o embargo econômico Cuba contou com a ajuda da antiga União Soviética (URSS), o país não precisou explorar tanto o turismo para sobreviver. Foi apenas na década de 90, quando a URSS se desmantelou, que a ilha precisou recuperar as suas atividades turísticas para fortalecer o seu Produto Interno Bruto.

Mais recentemente, com a aproximação diplomática entre Estados Unidos e Cuba, o país voltou a receber muitos turistas, especialmente norte-americanos, interessados em se divertir em um dos países-ilha mais famosos e charmosos do mundo. Vem conferir alguns lindos lugares para conhecer em Cuba.

O que conhecer em Cuba

Cuba não é um país com grande extensão territorial, são pouco mais de 110 mil quilômetros quadrados. Mas não pense que este é um país se esgota em poucos dias. Para conhecê-lo bem e de forma intensa, é necessário ficar por lá por alguns dias.

Havana

Havana é a capital de Cuba e é uma das cidades mais charmosas do país. Isso porque ali o turista encontra, como que intacto, um clima típico dos anos 1950. Com muitas construções históricas, prédios e carros antigos, Havana, apesar dos investimentos recentes, parece ter parado no tempo.

Uma parte chamada Havana Vieja o turista encontra diversas atrações que podem, facilmente, tomar todo o tempo de sua viagem. Nesta região ficam construções importantes como a Catedral de la Concepción Inmaculada de la Habana, a Plaza das Armas, o Museo del Ron (Museu do Rum) e La Bodeguita del Medio, um dos bares mais famosos do país.

Já no centro, é possível visitar construções como o Capitólio de Havana, o Parque Central e o Museo de la Revolución. E, para quem quer conhecer as fábricas de charuto, a visita para a Real Fabrica de Tabacos Partagás é uma ótima pedida.

lugares para conhecer em Cuba

Varadero

Varadero fica a apenas 140 km de Havana e é uma das cidades mais visitadas pelos turistas que vão a Cuba e á um dos lugares para conhecer em Cuba. Paradisíacas, as praias de Varadero são de areia clara e águas em tons de verde e azul.

Uma das maiores atrações da cidade é o por do sol que é um verdadeiro espetáculo da natureza e prende a todos os espectadores.

Na região é possível conhecer, por exemplo, a Mansión Xanadú que foi uma das únicas mansões de Varadero que se conservou ao longo do tempo, mesmo depois da expropriação feita pelos revolucionários cubanos.

Trinidad

Outra cidade super charmosa que precisa estar figurando entre os lugares para conhecer em Cuba e que merece total atenção do turista é a histórica Trinidad. Histórica mesmo porque os casarios da cidadela e as ruas de pedras remetem ao século XVI, quando foi fundada por espanhóis.

A arquitetura dos séculos passados continua preservada e é tombada pelo Patrimônio Mundial da Unesco. E, é necessário notar, a própria arquitetura local é um dos principais atrativos da região. Turistas do mundo inteiro vão para a região e passam dias admirando as casas coloridas, muitas das quais cobertas de azulejos e esquadrias.

Algumas das principais atrações são o Museo Nacional de la Lucha contra Bandidos, em homenagem às forças contrarrevolucionárias, o Museo de História Municipal, a Plaza Mayor e a Plaza Carillo. A Playa Ancón que fica a 15 minutos da cidade e tem areias brancas e águas claras também é um atrativo de Trinidad.

Santiago de Cuba

Santiago de Cuba é outro destino cheio de simbolismo para o povo cubano. Foi ali que um jovem de nome Fidel Castro chegou, vindo do México, para derrubar o governo de Fulgêncio Batista.

Muito próxima de outras ilhas caribenhas, como a Jamaica, o Haiti e a República Dominicana fazem de Santiago de Cuba uma das regiões mais multiculturais do país.

Uma das regiões que mais merece atenção do turista em Santiago de Cuba é o Parque Céspedes que, segundo conta a história, possui o prédio mais antigo de Cuba, a Casa de Diego Velásquez, construída entre os anos de 1516 e 1530. Outra construção muito bonita que encanta os turistas é a Catedral de Santiago que foi construída em 1522.

Agora que você conhece um pouco melhor algumas das atrações de Cuba deu vontade de ir para a ilha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *