Dicas & Destinos

Dicas para quem planeja viajar de carro

Para quem pretende viajar de carro, os cuidados começam antes mesmo de sair de casa, no planejamento

Todos os cuidados são necessários para quem quer curtir a viagem sem se preocupar com imprevistos e garantindo o bem-estar de todos. Pensando nisso, nós do Embarque na Viagem e a equipe do Viagens Merecidas reunimos algumas dicas para uma viagem de carro tranquila.

Viajar de carro é um sonho de muitas pessoas, mas em uma viagem, alguns imprevistos podem acontecer, por isso é importante saber qual é o estado do carro antes de cair na estrada. Alguns pontos devem receber mais atenção, como calibragem e checagem dos pneus, freios, fluido e óleo. E dependendo da distância percorrida isso deve ser feito mais de uma vez. Como em muitas cidades o trajeto é curto, o mais recomendado é calcular a quilometragem da viagem, além de estimar o quanto combustível vai precisar e se informar quanto à localização de postos de serviços e combustível pelo caminho.

Aproveite também as dicas do Viagens Merecidas – site recém lançado que engloba roteiros, dicas de viagem e tudo o que o turista precisa para ter uma viagem descomplicada.

Pedágios

É muito importante saber o quanto irá gastar com pedágios, pois há uma grande quantidade de cobranças em alguns trajetos e, na maioria das vezes, nenhuma cabine aceita cartão de crédito ou débito e só recebem o pagamento em espécie. Se não tiver dinheiro suficiente, algumas concessionárias emitem boleto para pagamento no banco ou aplicam até multa. 

Número de emergência em mãos

Além dos números básicos de emergência como polícia, bombeiro e ambulância, tenha sempre os contatos do seguro do automóvel ou da locadora, que em caso de acidentes ou alguma pane pode dar suporte até mesmo com o transporte de volta. Além disso, mantenha na carteira anotações sobre o seu tipo sanguíneo e se é alérgico a algum medicamento. Esses dados podem lhe ajudar em caso de emergências.  

viajar de carro

Viajar de carro na América do Sul

Há algumas exigências e restrições nos países vizinhos. No país dos nossos hermanos, por exemplo, há alguns requerimentos que os carros brasileiros não atendem, e os carros na Argentina devem possuir dois triângulos de sinalização, além do extintor de incêndio. Há também restrições quanto ao uso de películas de proteção e vidros escuros. Acessórios como os ganchos de carreta, muito comuns aqui no Brasil também não são permitidos.

Documentação 

Alguns países exigem requerimentos específicos de seguros para transitar com um carro estrangeiro, como a Carta Verde na Argentina e no Paraguai e o SOAPEX exigido no Chile. Para os viajantes, é preciso somente o documento de identidade emitido há menos de 10 anos ou o passaporte válido. Ao motorista, é imprescindível portar a CNH ( Carteira Nacional de Habilitação) válida.

Moedas

É importante se planejar para ter dinheiro em espécie para arcar com despesas durante a viagem.

Seguro Saúde

O seguro viagem para fora do Brasil e também para o turismo interno é outra importante precaução a se tomar, pois, além da altitude em algumas regiões, o calor e frio podem ser extremos. Problemas gastrointestinais também podem ser causados por alguns itens da culinária local, assim como o tratamento da água utilizada nestes países. Intervenções médicas e consultas podem custar muito caro.

Planejar os pernoites

Em um roteiro de longos trajetos entre os destinos, alternar o condutor do carro e parar com frequência para permitir uma melhor circulação do sangue pelo corpo é o ideal.

Reservar a hospedagem com antecedência geralmente equivale a ter mais opções e tarifas melhores. Entretanto, para quem busca ter mais flexibilidade, evite reservar hospedagens com muita antecedência. Mas, faça um levantamento prévio e monitore suas opções para evitar surpresas ao longo da viagem. 

Ao viajar, contar com um automóvel seguro e eficiente é fundamental. E você, conta pra gente, qual lugar você mais curtiu ao viajar de carro?

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *