Para incentivar a doação de sangue em todo o país, o Portal Embarque na Viagem criou a campanha “#ViajanteSangueBom”, cada vez mais a demanda por sangue aumenta nos hemocentros, e ultimamente os estoques têm baixado muito. O crescimento da população está entre os fatores que fazem o país precisar cada vez mais de sangue para transfusão. São coletadas por ano menos de quatro milhões de bolsas de sangue no Brasil, sendo que a quantidade necessária é próxima de seis milhões.
Os feriados e datas festivas, que somados às vacinações da gripe comum e da H1N1, retardam as doações de sangue (tendo em vista que a vacina da gripe exige que a pessoa não doe sangue em 30 dias e a da H1N1, 48 horas). No Brasil não há o hábito da doação de sangue e menos de 2% da população é doadora frequente, e nosso maior receio é que aconteça um esvaziamento total dos hemocentros.
Somos quase 200 milhões de brasileiros e 28,3% da população pretende viajar, seja a negócio ou a lazer, assim, a campanha #ViajanteSangueBom vem pedir que antes das viagens, o turista faça uma doação de sangue.
Reforçamos que essa campanha tem a finalidade de incentivar a doação de sangue entre os viajantes brasileiros. A medida também tem como objetivo estimular o agendamento de doações para atender a população turística durante as férias, assim como nos feriadões. Nossa expectativa é que mais pessoas participem das ações nas redes sociais, por meio dos seus perfis no Twitter, Instagram ou Facebook. Os viajantes podem acessar e divulgar informações pela hashtag #ViajanteSangueBom.
E você, já é doador? Para se tornar um doador, confira as orientações abaixo:
Requisitos básicos para doação de sangue
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Impedimentos temporários
- Resfriado: aguardar 7 dias.
- Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
- Tatuagem nos últimos 12 meses.
- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.
- Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.
Impedimentos definitivos
- Hepatite após os 10 anos de idade.
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
- Uso de drogas ilícitas injetáveis.
- Malária.
Respeitar os intervalos para doação
- Homens 60 dias: até 04 doações por ano.
- Mulheres 90 dias: até 03 doações por ano.
Leia também:
Pingback: Embarque na Viagem