Dicas & Destinos

24 lugares misteriosos pelo mundo

Alguns lugares que selecionamos nesta lista de hoje parecem saídos de um filme de terror, outros não têm fantasmas, mas ainda são um pouquinho sinistros, ou no mínimo, curiosos. Certo é que foram todos abandonados, entregues à voracidade do tempo e fadados ao esquecimento por longos anos. Para os exploradores são, no entanto, alguns dos lugares mais interessantes por onde passear: ainda que seja raro encontrar por lá vivalma, até porque muitos destes locais são perigosos ou verdadeiramente inóspitos. É exatamente o mistério que os torna tão atrativos. E Portugal e Brasil, que não são conectados apenas pela Língua Portuguesa, possuem alguns dos locais mais misteriosos do mundo.

24 lugares misteriosos pelo mundo

Capela do Ossos – Évora / Foto: Naira Amorelli

Fomos em busca de algumas das histórias mais interessantes de locais envoltos em segredos e com um passado que parece quase obscuro. Há casas assombradas, esqueletos e cadáveres, lagos e pontes. Eis alguns exemplos de como a vida nas sombras pode ser realmente impressionante. Descubra 24 lugares misteriosos pelo mundo que provocam arrepios na espinha.

1. Central eléctrica IM, Charleroi, Bélgica

Foi em tempos a maior fonte de energia da cidade, mas fechou em 2007 por ser responsável por 10% das emissões de dióxido de carbono na Bélgica.

2. Castelo Miranda, Houyet, Bélgica

Foi de uma família que, durante a Revolução Francesa, fugiu para Celles. Foi transformado em orfanato, mas os habitantes também fugiram. Porquê?

3. Estação City Hall, Nova Iorque, Estados Unidos

Foi uma das primeiras estações de metrô norte-americanas a ser inaugurada, mas o serviço foi descontinuado em 1945. Agora é um cadáver debaixo de terra.

4. Ilha de Hashima, Nagasaki, Japão

É uma ilha fantasma desde os anos 90. Aqui viviam os trabalhadores das minas de carvão, mas o petróleo veio substituir este combustível e a ilha foi abandonada.

5. Colina das Cruzes, Siauliai, Lituânia

É um local de peregrinação para os católicos que teve origens nos rituais de pesar das famílias lituanas durante a guerra de separação da Rússia. Tem mais de 100 mil cruzes.

6. Hospital Militar de Beelitz, Alemanha

Foi o sanatório onde Hitler foi tratado em 1916, mas foi abandonado com a queda da Alemanha Nazista. Está assim entregue à passagem do tempo.

7. Humberstone, Chile

Aqui funcionava a fábrica de nitratos. A Grande Depressão levou a empresa à falência e não deixou vivalma no local desde 1960. Mas há quem acredite que os mortos caminham por lá à noite.

8. Ilha das Bonecas, Xochimilco, México

Dizem que uma menina morreu afogada e começou a atormentar um agricultor. O homem só teve descanso quando começou a pendurar bonecas nas árvores. Mas, ele morreu afogado também.

9. Kapustin Yar, Rússia

É a “Área 51” do país e onde se desenvolvem armas como mísseis e tecnologia de ponta. É uma cidade não acessível à população, o que enche de ideias e histórias o imaginário das pessoas.

10. Lago Anjikuni, Nunavut, Canadá

Pessoas habitavam o local, mas desapareceram em 1930 literalmente do dia para a noite. A polícia só encontrou sete cães mortos e nenhum sinal de gente. Um OVNI?

11. Estação Central de Michigan, Detroit, Estados Unidos

Foi uma das mais importantes estações de trens da cidade, mas a última locomotiva que aqui passou foi em 1988. Desde então está totalmente abandonada.

12. Farol Mys Aniva, Sakhalin, Japão

Os japoneses montaram um sistema que permitia ao farol funcionar sozinho. Agora há quem garanta que é um local radioativo onde os espíritos dos mortos no mar dormem.

13. Ponte Overton, Dumbarton, Reino Unido

Centenas de cães tentam suicidar-se aqui, atirando-se da ponte. Há que diga que uma força da natureza os impele para tal. É um grande mistério na cidade.

14. Pine Gap, Austrália

É uma estação de satélites australiana a que ninguém (não oficial) pode ter acesso. Tal como outros locais secretos, este está cheio de mistérios.

15. Presídio Modelo, Nueva Gerona, Cuba

É uma casa de detenção na Ilha da Juventude onde ficaram presos políticos da II Guerra. Foi aqui que Fidel também foi preso depois do ataque ao Quartel de Moncada.

16. Pripyat, Ucrânia

É uma cidade fantasma, abandonada depois do acidente nuclear em Chernobyl. Só daqui a 900 anos é que a radioatividade neste local vai desaparecer por completo. Vixe, vai demorar!

17. Riddle House, Flórida, Estados Unidos

O dono desta casa suicidou-se por enforcamento. A casa foi herdada, mas logo abandonada por rumores de assombração.

24 lugares misteriosos pelo mundo

18. Sede do Partido Comunista Búlgaro, Buzludzha, Bulgária

É um dos edifícios que integra a longa lista de edifícios comunistas abandonados no país. Ficou assim depois da queda da Cortina de Ferro.

24 lugares misteriosos pelo mundo

19. Six Flags Jazzland, New Orleans, Estados Unidos

Era um parque de diversões, mas ficou totalmente destruído com a passagem do furacão Katrina. Nunca mais foi reerguido.

24 lugares misteriosos pelo mundo

20. Lago dos Esqueletos, Roopkund, Índia

Em 1942, quando o lago descongelou, um grupo de pessoas encontrou 200 ossos nestas águas. Eram de 850 a.C. e podem ser testemunhos de um ritual suicida.

21. Forte marítimos de Maunsell, Tâmisa, Reino Unido

São fortes no estuário do rio Tâmisa que o Reino Unido usou durante a II Guerra. Foram abandonados nos anos 50.

22. Cidade Subaquática de Shicheng, China

Ficou submersa a metros de profundidade após a construção de uma barragem para criar energia hidroelétrica. Foi redescoberta por mergulhadores.

23. Capela dos Ossos, Évora, Portugal

“Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”. Esta frase foi escolhida por 3 monges para simbolizar a transitoriedade da vida. Neste local você vai encontrar também dois corpos preservados que guardam uma história muito trágica.

24. Caverna do Diabo, São Paulo, Brasil

Maior caverna do estado e uma das maiores do país, a Caverna do Diabo possui mais de 6 km de extensão. Há muitas lendas envolvendo a caverna. Quilombolas que habitavam a região diziam que era possível escutar vozes e gemidos estranhos vindos lá de dentro, que o próprio demônio morava lá e que ele saía à noite para destruir as plantações. Histórias à parte, a caverna possui impressionantes formações rochosas e é cercada por muita natureza, trilhas e mirantes. E aí, vai arriscar?

Fonte: observador

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *