Dicas & Destinos

Dicas para viagem: nacional ou internacional

Dicas para viagem nacional ou internacional. Resolvemos fazer um “apanhado” de várias dicas e assim simplificar sua pesquisa pré-viagem.

Um bom planejamento é fundamental para a economia da família, passagens aéreas em promoção relâmpago tem todos os dias, basta fazer uma boa pesquisa de preços de passagens para qualquer canto do mundo.

Dicas para viagem

Preparando sua viagem

Escolha agências especializadas no destino que você optou. Exija bom atendimento. Não aceite tratamento impessoal ou desinformações. Há sempre uma agência concorrente que pode oferecer um serviço melhor. Você está pagando e precisa ser tratado como um cliente. Não aceite tratamento impessoal ou falta de informações.

Ao receber a passagem, confira todos os dados: nome, data, número dos voos e horários. Essa providência pode evitar problemas durante a viagem.

Atenção para o calendário: confira se a data em que você vai estar em determinado destino não é um feriado local. Cada lugar tem feriados nacionais próprios e, se você estiver por lá num deles, compras e passeios podem ficar comprometidos.

Lembre-se de que conhecer um lugar não é apenas fazer compras e tirar fotografias, mas comer sua comida, ver sua televisão, observar os hábitos do povo e fazer o que eles fazem para se divertir. Mergulhe no destino de corpo e alma para não se arrepender depois, de ter perdido o melhor da festa.

Compre livros e guias. Informe-se sobre os costumes e hábitos. Viajantes desinformados acabam perdendo o melhor da viagem. Se você vai para uma cidade, compre ou baixe um bom mapa antes mesmo de definir o hotel onde você vai ficar hospedado. Localize-se, veja onde ficam seus pontos de interesse e, só então, escolha o hotel. Pode-se perder boa parte do tempo de viagem se o hotel for mal localizado ou distante do centro.

Confira sempre os preços de passagens, e lembre-se, comprando com antecedência a economia pode ser maior ainda. Outra dica é parcelar seu aéreo, por exemplo: Gol passagens podem ser parceladas em até 10 vezes, ficando bem mais fácil conhecer muitos pontos turísticos pelo Brasil e até em outros países.

Documentos e vacinas

Não são aceitas cópias de documentos para embarque em navio ou avião, mesmo que autenticadas. Somente documentos originais.

Providencie seu passaporte com a máxima antecedência possível. Se você já tem um passaporte, verifique o prazo de validade, para não correr o risco de que ele expire durante sua viagem. Alguns países só concedem vistos se a validade do passaporte se estender por pelo menos seis meses depois da viagem. Verifique se os países que você vai visitar exigem vistos. Reúna toda a documentação para conseguir o visto com antecedência. Alguns países só têm representações em Brasília, o que significa mais tempo de espera.

Alguns países exigem vacina contra febre amarela. Se você for vacinar-se, faça 10 dias antes do embarque porque as reações à vacina podem ocorrer durante todo esse período.

Saúde e bem estar

Se você toma medicamentos (exemplo: antibióticos, antidepressivos ou para doenças crônicas) faça um estoque para viagem. Em muitos lugares, as prescrições de médicos brasileiros não são compreendidas nem aceitas. Lembre-se que é complicado comprar remédios no exterior sem receita médica. De todo modo peça uma receita antes de viajar e certifique-se que seus remédios estejam documentados. Transporte os medicamentos em suas embalagens originais, para que saibam que você não está levando drogas proibidas.

Se você gosta de dormir a bordo, aumente seu conforto com máscaras corta-luz, tampões de ouvido e meias de viagem. Se o sono não vier, dê uma caminhada a bordo a cada hora. Vai melhorar sua circulação e você se sentirá menos estressado.

Leve com você um seguro de validade internacional, ele é sua garantia no caso de uma emergência de saúde no exterior. Pague mais por um seguro sem franquia. Opte por aqueles que pagam diretamente aos hospitais e médicos no exterior. Alguns cartões de crédito internacionais incluem assistência médica e seguro saúde. Consulte as condições que o seu oferece. A bagagem está assegurada, mas vale menos de R$500,00 de extravio. Para uma cobertura maior, consulte seu agente de seguros. Com alguns reais a mais, sua mala perdida será generosamente recompensada.

Segurança

Antes de viajar, suspenda a entrega de jornais e revistas. Jornais acumulados na porta avisam aos ladrões que os moradores estão viajando. Considere a hipótese de comprar um timer, que acende e apaga as luzes de sua casa em horas determinadas, para não dar a impressão de que ela está desocupada. Pague as contas antecipadamente ou combine com um amigo que o faça. As multas por atraso de contas são exorbitantes.

Nunca transporte todo o dinheiro num lugar só. Divida-o em duas ou três carteiras e carregue uma parte consigo num money port, mais conhecido como “porta-dólar” que são aquelas sacolinhas que se levam debaixo da roupa. Essa é a melhor forma de você não ficar sem nenhum tostão em caso de furto ou assalto.

Tenha sempre anotados os endereços e telefones locais da companhia aérea pela qual você está viajando e do consulado do Brasil (se houver). Eles podem ser úteis no caso de extravio do passaporte ou da passagem.

E mais uma coisa, informe um vizinho de sua confiança sobre a viagem, de modo que ele fique “de olho” em qualquer movimentação estranha na sua ausência.

Dicas para viagem

Bagagem

Não deixe malas ou maletas desacompanhadas por um minuto sequer. Ladrões de bagagem existem no mundo todo. Em alguns aeroportos é possível revestir e lacrar as malas com filmes de plástico. São bons, porque protegem a mala da sujeira e oferecem uma relativa segurança de que ela não será violada.

Identifique a mala do seu jeito. Exagere e seja diferente. É a melhor maneira de identificá-la nas esteiras dos aeroportos. Em sua mala, não deixe de colocar seu nome, telefone e um endereço completo, caso a mala se extravie isso facilitará muito. Recomenda-se que você também coloque uma identificação interna em sua mala, caso a externa seja perdida. Antes de despacha-la, arranque as identificações colocadas por companhias aéreas em suas viagens anteriores, elas podem confundir quem manuseia a bagagem no aeroporto.

Pouca bagagem é mais leve e mais fácil de controlar. Lembre-se de que você só tem duas mãos para carregar as malas. Além disso, tenha dois necessaires, um para medicamentos, outro para artigos higiênicos. Não exagere na bagagem. Leve somente o essencial. Malas grandes são verdadeiros estorvos. Como regra geral, não ponha nada na mala que você detestaria perder. Itens essenciais têm de estar sempre junto com você.

Na bagagem de mão, leve os necessaires e uma muda de roupas, para você não ficar na mão caso a bagagem seja extraviada, leve também: documentos e um casaco, para evitar surpresas na chegada ou mesmo no ar-condicionado do avião. Se você estiver viajando acompanhado, faça as malas misturadas. Assim, se uma delas se perder, haverá roupa para ambos.

Ao viajar de Avião o ideal é: Uma bolsa de mão, maleta ou mochila que possa ser colocada embaixo do assento do passageiro.

No aeroporto e durante o voo

Fazendo o check-in com bastante antecedência, você se livra do problema das malas (que passam a ser responsabilidade da companhia aérea), se você não quiser pegar fila no check-in, chegue três horas e meia antes do horário de partida. Em geral as filas para check-in internacional são muito demoradas (para voos nacionais chegue com pelo menos uma hora de antecedência no balcão da companhia aérea).

Vá ao banheiro antes do embarque. Muitas vezes pode levar um bom tempo até que o avião saia do aeroporto e se estabilize nas alturas. Só então você vai poder usar o toalete de bordo.

Leve uma reserva de Reais para as pequenas despesas no aeroporto, na partida e na chegada, como o cafezinho e o táxi, por exemplo.

Não faça compras desnecessárias no free-shop na partida do Brasil. Se você quer ter certeza se aquele produto também tem na loja do desembarque, converse com os atendentes que são sempre muito solícitos e irão te indicar sobre o melhor a ser feito. É uma grande roubada passar a viagem toda com pacotes desnecessários. Quase sempre você encontrará os mesmos produtos na volta.

Em voos noturnos, acorde cedo e faça sua higiene se possível antes do café da manhã. Quanto mais cedo você acordar, menos fila para o banheiro você vai encontrar.

Avião não é desfile de moda. Esqueça o terno ou o vestido exibido e opte por viajar com roupas confortáveis, especialmente em voos longos. Vista uma roupa que o confunda no meio da multidão. Evite exageros, que vão fazer todo mundo reconhecê-lo como turista de longe. Não dê bandeira.

Se houver bancos abertos no aeroporto, troque uma pequena parte do dinheiro para as primeiras despesas. Depois, na cidade, procure as melhores taxas de câmbio com calma.

Ao chegar no destino… Calma! Tudo é diferente, tudo é novo. Mas não se afobe, nem tente entender tudo o que está acontecendo no momento do desembarque. Mesmo que o policial da imigração pareça seu inimigo, a função dele é essa mesmo. Em poucos momentos você estará liberado.

Chegando ao destino

Se você tem o serviço de transporte incluído no pacote, ótimo. Caso contrário, primeiro pense num táxi, mas há lugares onde é mais conveniente pegar trem, metrô ou ônibus, mas você precisa se informar onde vai ser deixado, para não acabar tendo de fazer várias operações de transporte.

O check-in padrão ocorre ao meio-dia. Se você chegar muito cedo pela manhã, seu quarto pode não estar disponível. Nesse caso, você pode pedir para o recepcionista guardar as malas, e aproveitar para dar sua primeira caminhada no destino.

Mais uma coisa, antes de se aventurar pelas ruas, peça um cartão do hotel. Se você se perder, entre num táxi, mostre o cartão e tudo estará resolvido.

Praticidade, eficiência, segurança e comodidade. Estes são fatores extremamente necessários para sua viagem fluir bem. E o melhor é que tudo isso é bem simples de resolver. Não se esqueça das roupas confortáveis, malas organizadas e bem identificadas e bagagem de mão adequada. Sua viagem certamente vai ser um sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *