Dicas & Destinos

A charmosa e colonial Tiradentes

Com um pouco mais de oito mil habitantes, Tiradentes é uma das mais bem conservadas cidades históricas do Brasil. Parte do Caminho do Ouro da Estrada Real, a maior rota turística do país, esse pequeno e agradável município de ruas de pedra estreitas, igrejas barrocas e casas coloniais oferece todo o charme à sua viagem. Se você está em busca de um lugar para relaxar em pousadas aconchegantes e românticas, comer bem em restaurantes surpreendentes e fazer passeios descompromissados em um cenário bucólico e pacato, a charmosa e colonial Tiradentes é o lugar certo.

Centro Histórico

Explore a cidade a pé e respire nesta tranquilidade entre os morros de Minas Gerais. As casinhas coloniais serão um belo cenário para fotos. Entre nos ateliês, descubra por que os artistas estão escolhendo morar na região. Visite o mercado, faça seu estoque de queijos, aproveite o turismo mineiro.

Matriz de Santo Antônio

Nas sextas-feiras, o órgão português do século XVIII, localizado nesta igreja com fachada de Aleijadinho, é tocado. Aproveite a oportunidade para conhecer a igreja e já entrar no clima das cidades mineiras.

Festivais e eventos

Em janeiro tem a Mostra de Cinema, em junho o festival de motocicleta e, em agosto, cultura e gastronomia. A cidade tem um calendário de eventos que fazem as pousadas e hotéis ficarem lotados e os restaurantes mais concorridos. Confira sempre a programação local e agende sua viagem de acordo com seu desejo.

Para comer

A comida mineira de alguns restaurantes vai surpreender pela sofisticação das releituras, sempre criativas e bem harmonizadas. Mas você também vai encontrar muita simplicidade nas mais singela pensões com fogões à lenha. Aproveite para depois caminhar bastante ou então vai voltar para casa com os inevitáveis quilos a mais.

Não esqueça de reservar sua mesa assim que tomar a difícil decisão de onde comer. Dependendo da temporada que você estiver em Tiradentes, poderá encontrar a cidade cheia, os restaurantes lotados, e você acabará precisando mudar de programa.

Tiradentes parece bem simples, mas é apaixonante. Se couber em sua programação, conheça os municípios ao redor, vá às lojas de vendas de móveis e celebre essa mina de ouro do turismo artesanal e charmoso de Minas Gerais.

Uma escapada a São João Del Rei

Menos estruturada que Tiradentes, esta é uma cidade também da Estrada Real que se modernizou com a instalação de uma universidade federal em suas terras. O centro histórico, no entanto, tem as mesmas características de Tiradentes. Programe-se para fazer a travessia na Maria Fumaça e dê um charme especial ao seu passeio.

10 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

  3. Pingback: Embarque na Viagem

  4. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *