Dicas & Destinos

11 rios mais bonitos da Europa

Fizemos uma seleção de 11 rios da Europa que nós amamos e fazem parte de cartões postais de cada país. Um deles passa em Portugal e foi eleito pelo jornal britânico, The Telegraph, como um dos mais belos rios da Europa. Descubra quais são:

Rio Danúbio

O Danúbio é o segundo rio mais longo da Europa, atravessando o continente de oeste a leste, desde sua nascente na Floresta Negra até desaguar no mar Negro.

Rio Elba

O rio Elba nasce na República Checa e dirigindo-se no sentido noroeste, deságua no mar do Norte, em Cuxhaven, na Alemanha.

Rio Dordonha e Garona

O rio Dordonha nasce no Auverne junto do Puy de Sancy atravessa os departamentos franceses de Puy de Dôme, Corrèze, Lot, Dordogne, e Gironde, até desaguar no estuário da Gironda, que se forma ao confluir com o rio Garona, formando o maior estuário da Europa.

Rio Guadalquivir

O rio Guadalquivir está situado no sul da Península Ibérica. É o quinto mais comprido rio da Península, após o Tejo, o Ebro, o Douro e o Guadiana. 

É o maior da Andaluzia. Banha grandes cidades espanholas como Córdova e Sevilha.

Rio Loire

O Rio Loire é o mais longo da França. Em sua nascente no departamento da Ardèche, a sua bacia hidrográfica ocupa mais de um quinto do território francês.

Rio Neretva

O rio Neretva é um rio da Bósnia e Herzegovina e da Croácia. A maior cidade às margens do Neretva é Mostar.
A Ponte de Mostar ou Ponte Velha é um importante monumento arquitetônico sobre o rio em Mostar, sendo Patrimônio da Humanidade da UNESCO.

Rio Reno

O Reno atravessa a Europa de sul a norte, desaguando no mar do Norte. Atravessa ou acompanha seis países: a Suíça, a Áustria, o Liechtenstein, a Alemanha, a França e os Países Baixos.

Constitui a fronteira natural entre a Suíça e o Liechtenstein, entre a Alemanha e a Suiça e entre a Alemanha e a França.

Rio Ródano e Saône

O rio Ródano nasce na Suíça e termina na França. Por desaguar no Mediterrâneo, esse rio é de extrema importância histórica, desde o tempo dos gregos e romanos.

O rio Saône é o principal afluente do rio Ródano. Nasce em Vioménil, nas montanhas dos Vosges, juntando-se ao Ródano em Lyon. O nome Saône deriva da deusa celta dos rios, Souconna.

Rio Douro

O rio Douro nasce na Espanha na província de Sória, nos picos da Serra de Urbião e atravessa o norte de Portugal. A foz do Douro fica junto às cidades do Porto e Vila Nova de Gaia.

A cidade do Porto, a Norte de Portugal, é um trampolim para algumas das paisagens mais belas do país. Muitas cidades ao longo do Douro ainda preservam uma certa aura do final do século XIX.

A luz brilhante da manhã refletida nas casas brancas, cada uma repleta de tapeçarias e azulejos pintados à mão, leva-o de volta a uma época em que o número de produtores de vinho e o número de habitantes da região eram praticamente os mesmos.

Rio Sena

O rio Sena é um rio do norte de França que banha a capital, Paris e que deságua no Oceano Atlântico.

O transporte turístico de passageiros pelo Sena é uma atividade tradicional em Paris com seus bateaux mouches.

Rio Spree

O rio Spree é um afluente do Havel, no leste da Alemanha. O rio tem a nascente no Land de Saxe, perto da fronteira checa, atravessa Brandemburgo e Berlim e junta-se ao Havel pela margem direita em Spandau.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *