Dicas & Destinos

Conexões longas: sair ou não do aeroporto? Eis a questão

Sempre que você aproveita aquela super promoção para comprar uma passagem de avião se depara com aquelas conexões enormes ou até mesmo loucas, não é mesmo? Uma das maiores dúvidas que recebemos aqui na redação é relacionada a “o que fazer em longas conexões?”. Pensando nisso, resolvi falar um pouquinho sobre esse assunto pra dar uma ajudada a esclarecer essa dúvida da galera que vai ter que passar por esse longo período de espera nos aeroportos.

Conexões longas durante viagens de avião são comuns e podem render muitas horas de puro tédio no aeroporto. Nestas situações, é comum se perguntar se o tempo poderia ser melhor aproveitado se houvesse a possibilidade de conhecer um pouco a cidade. A verdade é que nem sempre vale a pena dar uma voltinha nos pontos turísticos locais e correr o risco de perder o voo. Especialmente se o intervalo entre seus voos for de até 7 horas, esqueça, é melhor ficar no aeroporto.

Lembre-se que nas viagens internacionais os passageiros devem passar pela imigração e este processo pode ser demorado. Outro problema é a bagagem de mão. Nem todos os aeroportos possuem guarda-volumes. Sabe também outro empecilho? São aqueles procedimentos de segurança, principalmente nos Estados Unidos, que certamente vão fazer você perder tempo e paciência. Sendo assim, não tem outro jeito: leia um livro, navegue na internet ou escolha um jogo no celular. Aproveite e faça compras no free shop, coma em um restaurante e passeie pelo aeroporto.

Uma outra alternativa para descansar é procurar as salas vip e lounges, com sofás, wi-fi gratuito, serviços de buffet e bebidas, revistas, TV a cabo e banheiros. Companhias aéreas têm seus próprios lounges para passageiros de primeira classe, executiva e clientes com planos de fidelidade, mas em alguns aeroportos é possível pagar uma espécie de “estadia” para passar seu tempo de conexão.

Agora, vamos ao oposto de tudo que falei, se sua conexão for superior a 7 horas vale uma saidinha do aeroporto, basta planejar com cuidado o tempo.

Aproveite o tempo para visitar a cidade e conhecer lugares novos. Fique atento ao período que será gasto na imigração, ao tamanho do aeroporto e quantas horas ficará fora, tudo isso é primordial. Muitas pessoas estão acostumadas apenas aos aeroportos daqui do Brasil, que são, na sua grande maioria pequenos, e esquece que existem aeroportos onde é possível perder horas para cruzar de um portão ao outro. Outra coisa muito importante é se Informar com a companhia aérea se você terá de pagar novamente pela taxa de embarque quando retornar ao aeroporto.

Checou tudo e vai ter tempo? Então corra a uma casa de câmbio e troque seu dinheiro. Alguns aeroportos possuem agências que disponibilizam passeios rápidos para esses turistas em trânsito, é uma boa dica pra aproveitar melhor seu passeio.

Com o tempo contado, o melhor a se fazer é pesquisar e planejar com cuidado os locais que deseja visitar. Priorize, por exemplo, lugares de fácil acesso e sem longas filas. Andar pelas ruas centrais, provar a gastronomia e comprar lembrancinhas são algumas opções de passeio. Mas atenção: lembre-se que você terá de voltar duas horas antes no caso de voos internacionais e uma hora antes nas viagens domésticas.

Dicas de locais para visitar durante longas conexões

Entre os melhores lugares para você visitar entre os voos estão Cingapura, onde há city tours exclusivos aos turistas em trânsito; Dubai, que em meia hora você conhece o shopping Madinat Jumeirah ou a torre Burj Dubai; Lisboa, com seu aeroporto situado na área central da cidade; e o Panamá, no qual os motoristas de táxi já oferecem roteiros prontos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *