Dicas & Destinos

Faça sua mala de forma enxuta e criativa

Toda vez que pinta um feriado ou conforme as férias vão se aproximando, é natural para nós, viajantes convictos, planejar uma viagem, mesmo que seja rapidinha, um bate-volta, certo? E quando chega a hora de arrumar a mala fica aquela inquietação na alma: o que levar? Quantas peças levar? é claro que você vai pensar em levar suas peças preferidas e automaticamente já está separando quase todas as suas roupas favoritas. As desculpas são sempre as mesmas: E se alguma peça sujar? E se aparecer um programa fora do que estava planejado? E se acontecer um imprevisto? Sim, eu sei bem como é isso. São anos de tentativas até chegar em uma mala P, que não será despachada para uma viagem de 5 dias, por exemplo. Lembra que agora temos que lidar com o fato de não poder despachar bagagem em alguns voos? Sim, isso é tenso e você pre-ci-sa aprender a se virar nesta condição.

O que realmente é preciso levar?

Tenho certeza que da última vez que você levou todas as usas roupas favoritas e mais algumas peças não usou nem metade, certo?

Então vamos começar bem pelo comecinho: a mala

Quando for comprar uma mala nova, fique atenta à qualidade. Verifique atentamente o acabamento e o reforço das alças, das rodinhas, dos zíperes e das costuras. A triste realidade que você precisa lembrar é que nossas malas não são tratadas com carinho pelo caminho até retornar às suas mãos, não é mesmo?

De olho na identificação

Depois que você escolheu a melhor opção de mala, respeitando qualidade e claro o seu estilo, é preciso dar uma identidade para ela. Hoje em dia, praticamente todas as malas de viagem possuem uma etiqueta de identificação. Ela não é um enfeite, você deve preenche-la com seus dados como nome, telefone com ddd e e-mail. Em caso de perda, quem encontrá-la poderá entrar em contato com você sem complicações. Para destacar ainda mais a sua mala, você pode optar por dar uma customizada nela. Não precisa ser nada radical, umas fitinhas coloridas amarradas na alça, um adesivo que chame um pouco a atenção ou uma cor extra já são suficientes. A função aqui é destacar a sua mala no meio de tantas parecidas, assim você vai conseguir identificar a sua rapidinho. Eu estou pensando em ousar um pouquinho mais e pedir para um amigo dar uma grafitada, além de dar uma super personalidade, fico de olho de longe nela. Ah, uma observação importante, evite colocar aquelas tags super bacanas, quanto mais bonita (e cara), maior o risco dela ser “subtraída” em algum ponto entre o momento que você a despachou até ela voltar para suas mãos.

O conteúdo

Agora sim vem o desafio, e na temida hora de escolher as roupas tenha sempre 4 coisas em mente: o destino da viagem (praia, serra, cidade), a previsão do tempo, a programação (lazer, negócios, festa…) e a duração da viagem. O objetivo é conseguir focar no tipo e na quantidade de roupas que deve levar. É tão obvio, não? Mas acredite, muitas pessoas erram feio por não manter o foco.

Precisamos otimizar a mala, lembra? Tenha em mente looks coordenados, peças que combinem entre si e que possam ser usadas mais de uma vez. A conta é simples: 1 peça de baixo (calça, short, saia…) para 3 peças de cima.

Faça um esqueminha na sua cabeça da programação da viagem e os looks adequados para cada ocasião. Claro que em algum momento você não vai saber exatamente o que irá fazer, por isso, leve peças versáteis, elas podem transitar do dia para a noite e te salvar de imprevistos. Vestidos, terceiras peças e cores neutras são ótimas opções. Cá entre nós, é bem mais simples combinar uma calça jeans com três blusinhas diferentes e não parecer que está usando sempre a mesma roupa todo dia do que fazer o mesmo com uma calça estampada, concorda?

Necessaire

Pra que levar aquela embalagem de shampoo de 400 ml se você só vai passar uns dias fora? Compre um daqueles kits que hoje em dia estão à venda em qualquer farmácia e leve apenas o necessário.  Sem contar que, se você não for super apegado ao seu shampoo/condicionador, a maioria dos hotéis oferece produtos de higiene básica. Outra dica legal é tentar comprar as coisas em miniatura. Aqui no Brasil já é possível encontrar em algumas farmácias e nos EUA há seções inteiras de mini produtos  que vão desde pasta de dente até laquê para os cabelos. Eu sempre deixo uma necessaire pronta, viajar é uma coisa bem constante para mim e isso ajuda bastante.

Bom, vamos para a parte prática

Para uma viagem de 4 dias com passeios durante o dia e com noites informais, por exemplo, não leve mais que 8 peças e 7 acessórios. O estilo das peças e a adequação para a programação depende de cada um e de cada viagem, mas alguns pontos são importantes sempre:

? Coordene as cores – selecione cores e estampas que combinem entre si

? Leve sapatos e bolsas neutras – Tenha em mente que esses dois itens ocupam muito espaço na mala, então peças neutras, que combinem com tudo, são as melhores opções

? Capriche nos acessórios: brincos, colares, anéis, cintos e lenços ocupam pouco espaço e podem fazer muita diferença no look. Invista neles!

? Na hora de colocar tudo na mala, aproveite cada espaço vazio, até mesmo dentro dos sapatos você pode colocar alguns itens, como por exemplo, o saquinho com as bijús, meias enroladinhas, coisas miúdas, etc.

? Para organizar as roupas, eu costumo fazer rolinhos. Ocupa bem menos espaço e fica muito mais simples acomodar em todo canto na mala.

A dica final é: arrume com muita calma a sua mala. Faça com bastante tempo e  não deixe para a última hora. Costumo separar tudo em cima da cama antes de guardar. Com essa visão geral, logo percebo que sempre estou exagerando um pouquinho e corto os excessos sem medo. Feito isso é só relaxar e aproveitar a viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *