Seja um Viajante Sangue Bom e salve vidas

Desde 2013 o Embarque na Viagem vem se mobilizando para incentivar a doação de sangue entre os viajantes brasileiros. A mobilização visa ampliar o número de doadores voluntários de sangue no país e aumentar os estoques de sangue dos hemocentros, antecipando a possibilidade de baixa de doações no período de férias, assim como nos feriadões. Nossa expectativa é que mais sites, blogs e hubs sociais participem das ações nas redes sociais, por meio dos seus perfis. Seja você também um #ViajanteSangueBom.

O processo da doação é simples e pode ser feito em diversos bancos de sangue, públicos e privados. Para participar, o cidadão deve comparecer a um banco de sangue, estar bem de saúde e possuir mais de 18 anos. Jovens com 16 e 17 anos também podem ser doadores, desde que apresentem consentimento dos responsáveis legais.

Quem for viajar, aproveite para fazer a sua doação de sangue, o processo de fracionamento da bolsa de sangue permite que até quatro vidas sejam salvas. A Doação de Sangue não custa nada e Salva Vidas.

A mobilização #ViajanteSangueBom é direcionada aos viajantes brasileiros, é uma campanha que visa estimular a doação de sangue sempre antes de suas viagens. Além de reservar o hotel e programar os passeios, acrescente a doação de sangue no seu primeiro item do check-list, “doação de sangue”, “o que fazer”, “o que levar”, “quais passeios” etc. A campanha visa aumentar os estoques de sangue em hemocentros, antecipando a possibilidade de baixa de doações principalmente no período em que a demanda por transfusão aumenta.

É possível doar sangue nos postos fixos do Hemocentro do seu estado. As coletas também podem ser feitas através das equipes móveis. Para ter mais opções, procure a Secretaria de Saúde do seu estado.

Requisitos básicos

» Levar o documento oficial de identidade com foto.
» Estar em boas condições de saúde e descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
» Ter entre 18 e 67 anos. Podem ser aceitos doadores com idade de 16 e 17 anos, com consentimento formal do responsável legal. Candidatos menores de 16 anos ou com mais de 68 anos poderão doar desde que passem por análise de um médico do local de doação e que a necessidade do ato seja justificável.
» Pesar mais de 50kg. Indivíduos com peso abaixo de 50kg podem ser aceitos, após avaliação médica.
» Não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.

Intervalos para doação

• Homens: 60 dias (até quatro doações por ano)
• Mulheres: 90 dias (até três doações por ano)

Impedimentos temporários

» Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
» Gravidez
» 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
» Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
» Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
» Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.
» Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
» Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc): aguardar 6 meses.
» Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias.
» Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas.
» Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses.
» Vacina contra gripe: por 48 horas.
» Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões.
» Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).
» Brasil: estados como Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são locais onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses para doar, após o retorno.
» EUA: quem esteve nesse país deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno.
» Europa: quem esteve nesse país deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno
» Malária: países com prevalência de malária deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno.
» Febre Amarela: quem esteve em região onde há surto da doença deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno; se tomou a vacina, deve aguardar 04 semanas; se contraiu a doença, deve aguardar 6 meses após recuperação completa (clínica e laboratorial). Detalhes dos locais podem ser vistos no Portal da Saúde (clique aqui).

Impedimentos definitivos

» Hepatite após os 11 anos de idade. *
» Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
» Uso de drogas ilícitas injetáveis.
» Malária.

* Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva; Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *