Dicas & Destinos

Conheça São Paulo pelas obras de Lina Bo Bardi

Clareza, simplicidade e convívio. São esses os três princípios que movem todas as obras de Lina Bo Bardi, arquiteta italiana que escolheu o Brasil como sua casa.

Suas construções encantam pelo teor moderno, pelo cuidado com o entorno dos edifícios e também pela preocupação dada à convivência de todos os indivíduos que desfrutarão da obra. A inovação em suas construções deram a São Paulo um ar ainda mais especial, criando grandes cartões-postais.

Com estilo marcante e conceitos sólidos que permeavam sua arquitetura, Lina Bo Bardi não passou por mudanças muito profundas durante sua carreira, o que não significa que a arquiteta não arriscou. Com talentos diversos e com uma visão para além das paredes e muros de seus prédios, Lina já chegou até mesmo a escolher as plantas que fariam parte dos jardins ou desenhar o próprio mobiliário que faria parte do projeto.

Veja, abaixo, uma seleção das suas principais obras!

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

Essa é uma obra que dispensa apresentações. No terreno em que hoje se encontra o MASP, Lina imediatamente idealizou um projeto que pudesse abrigar todo o acervo do antigo Museu de Arte de São Paulo. A obra conta com quatro grandes pilastras vermelhas, que elevam o salão do nível do chão abrindo espaço para uma grande área – hoje, conhecida como “vão do MASP” –, onde os moradores da cidade podem conviver e aproveitar a obra sem necessariamente adentrá-la.

Casa de Vidro

A Casa de Vidro é uma das obras pioneiras do modernismo brasileiro e uma das que mais retratam o estilo de Lina Bo Bardi. Foi nessa casa, localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, que a arquiteta e seu marido moraram por mais de 40 anos. A construção é suspensa por alguns pilares, tornando o espaço inferior ainda mais integrado com a vegetação do entorno. A fachada da casa é toda de vidro, permitindo que os moradores tenham, ao mesmo tempo, privacidade e contato com a natureza.

SESC Pompéia

Considerado uma das mais importantes obras de Lina Bo Bardi, o SESC Pompéia foi construído no local de uma antiga fábrica e tinha, como objetivo final, promover a interação e o convívio entre os moradores da cidade. Foi a partir desse conceito que surgiu a ideia de fazer uma imensa rua que atravessa toda a extensão da obra para que diferentes pessoas se cruzassem, estejam elas a caminho de uma exposição, almoçando ou apenas caminhando sob o sol.

Teatro Oficina

O Teatro Oficina é uma das mais importantes companhias teatrais do mundo. Comandada pelo ícone dos palcos, Zé Celso, a companhia foi muito importante para a criação do movimento Tropicalista, que também contava com Caetano Veloso e Gilberto Gil. Atualmente, quem deseja passar pela experiência de uma das peças do Oficina, pode ver o projeto arquitetônico criado especialmente por Lina Bo Bardi, que criou o teatro-pista, em que o palco é um espaço de passagem, como uma rua com plateia dos dois lados em andares. Além disso, o local conta com parede de vidro em um dos lados e teto retrátil, ganhando o prêmio de arquitetura da Bienal de Praga em 1999.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *