Dicas & Destinos

Holanda: arte, natureza e tolerância em um belo e evoluído país

Charmosa, moderna e liberal. Essa é uma das melhores definições para a Holanda, que na verdade se divide em duas províncias: Holanda do Norte, onde fica a capital Amsterdã, e Holanda do Sul, onde se situa a sede do governo Haia. Ambas fazem parte da área chamada de Países Baixos, devido à baixa altitude. Cerca de um terço do território holandês encontra-se abaixo do nível do mar.

Sobre o país

Quem desembarca na Holanda logo nota o orgulho que os holandeses têm da sua nacionalidade. Os locais brincam que Deus criou o mundo e também os holandeses. Isso porque os primeiros habitantes transformaram uma região antes pantanosa e sem vida em terras férteis e belas cidades, com a construção de casas, diques, pontes, canais fluviais e sistemas de drenagem planejados.

Ao longo do tempo, a Holanda tornou-se a sociedade mais tolerante e evoluída do mundo. As pessoas são livres para fazer o que tiverem vontade, desde que não interfiram na vida dos outros. A rica e progressiva cultura também se reflete nas artes, tradições e folclores típicos. Há inúmeros museus, teatros, cinemas, festivais e outros pontos turísticos. Van Gogh, por exemplo, é o artista mais idolatrado. Já na gastronomia, dão o tom com os pratos não picantes à base de batata e molho de carne, acompanhados da mundialmente conhecida cerveja Heineken.

O clima frio só faz mais jus à vocação de terra romântica. Parques e flores por todo lado – não à toa é o país das tulipas -, barcos e bondes que cortam as ruas, rinques de patinação no gelo e vilarejos com moinhos de ventos compõem o cenário para curtir a dois. E tudo fica mais prazeroso se o encontro ou passeio se der de bicicleta. Graças à preocupação com o meio ambiente, a bike é o principal meio de transporte local.

Por toda história e fama, não pense que os anfitriões são arrogantes. Pelo contrário, o povo holandês é muito amigável, solícito e quase todos falam inglês. Para puxar papo, fale de futebol, considerado a paixão nacional deles, assim como para nós, brasucas.

Apesar de pequena, a Holanda encanta fácil os viajantes. Querer ir embora é que vai ser difícil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *