Dicas & Destinos

O que fazer em Berlim: dicas imperdíveis para sua viagem

É praticamente impossível não sentir toda a energia que está presente a cada esquina de Berlim, a capital da Alemanha. A cidade é muito rica em história e oferece uma vasta quantidade de opções no campo da arte e da cultura, sem contar que há entretenimento pra todos os gostos e uma gastronomia conhecida no mundo todo. É aqui que o novo e o antigo se encontram de uma forma incrível e fazem com que Berlim seja uma das cidades mais procuradas na Europa.

Não tem como não se admirar com a beleza e a grandiosidade de monumentos como o grande Portão de Brandemburgo, o Reichstag, a Catedral de Berlim e a Torre de TV. Se bem que Berlim é daquelas cidades em que o clima e as sensações que a cidade oferece são muito maiores do que apenas os pontos turísticos. Por isso, reserve um bom tempo para caminhar pelas ruas sem nenhuma pressa. Difícil não parar para refletir ao encontrar os sinais de um passado que ainda assombra os alemães, marcado pelo regime nazista e pela Guerra Fria.

Apesar de ter um ritmo bem movimentado, Berlim é uma cidade bem fácil de se locomover. Existem áreas próprias para o movimento dos pedestres e um transporte público tão eficiente que não é necessário alugar um carro por lá. Pronto para ficar de queixo caído com essa cidade que encanta cada vez mais visitantes? Então confira estas dicas sobre o que fazer em Berlim.

Portão de Brandemburgo

Este portão dava acesso à cidade no século 18, na época em que Berlim era pequena e tinha um muro, que servia como uma fortaleza, circundando todo o seu território. Atualmente o Portão de Brandemburgo é o único que “sobreviveu”. Hoje, fica na Pariser Platz e é considerado um dos principais cartões-postais da cidade. Na parte superior do monumento está uma escultura chamada Quadriga, criada por Johann Gottfried, que representa a deusa Irene montada em uma charrete. Uma dica para quem adora tirar fotos durante a viagem: o Portão fica ainda mais bonito durante a noite.

Reichstag

Bem próximo ao Portão de Brandemburgo está o Reichstag, a sede do parlamento alemão. Erguido em 1894 por Paul Wallot, o prédio já passou por alguns momentos históricos: um incêndio em 1933 e bombardeios na época da Segunda Guerra Mundial. Mas a fachada foi restaurada e hoje encanta muitos visitantes todos os anos. Você pode visitar a cúpula do Reichstag por dentro de graça e, lá de cima, apreciar uma vista incrível da capital alemã, mas é necessário agendar no site com, no mínimo, dois dias de antecedência. Também dá para garantir sua entrada no local, mas as filas costumam demorar bastante.

Muro de Berlim

Já faz quase 30 anos desde que o Muro de Berlim, que dividia a Alemanha oriental da ocidental, caiu, mas o local ainda exerce muita curiosidade pelas pessoas. É praticamente impossível ir até Berlim e não fazer esse programa! Existem alguns locais na cidade de onde se pode visitar alguns trechos do muro que “sobraram”. O mais famoso deles é o “East Side Gallery”, entre a ponte Oberbaumbrücke e a Ostbahnhof. Neste trecho, existem várias pinturas de artistas de todo o mundo, todas contando um pouco sobre a história por trás do muro. Se você estiver interessado em mais do que apenas tirar fotos, a pedida é visitar o Memorial do Muro de Berlim, que fica na Bernauer Strasse.

Memorial do Holocausto

Outra atração que fica próxima ao Portão de Brandemburgo é o Memorial aos Judeus Mortos da Europa, conhecido como Memorial do Holocausto. Criado por Peter Eisenmann, o local foi inaugurado em 2005 e consiste em 2.711 blocos de concreto de cor cinza escura, de várias alturas, organizados em várias fileiras. O memorial também conta com uma sala subterrânea, o “Local da Informação”. Lá, existe uma exposição com registros da história de perseguição e extermínio pela qual o povo judeu sofreu durante o regime nazista. Um local perfeito para quem quer um roteiro cheio de história, por mais triste que seja.

Potsdamer Platz

Essa praça já existia há bastante tempo, desde o século 19. Lá pelos anos 20, era um ponto muito movimentado com teatros, cafés, restaurantes, cinema, lojas e tudo mais. Porém, essa área da cidade foi danificada por causa dos efeitos da Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, a praça se tornou parte da fronteira na divisão de Berlim entre os setores soviético, britânico e americano. Quando o muro de Berlim foi erguido, em 1961, a praça ficou totalmente deserta e vazia. Só depois que o muro caiu, em 1989, a praça ganhou vida nova: hoje, a Potsdamer Platz é cheia de prédios muito modernos e conta com um centro de lazer que abriga restaurantes, bares e salas de cinema, o Sony Center. Lá, também está o Museu de Cinema de Berlim e o Teatro da Potsdamer Platz. Vale a pena conhecer!

Alexanderplatz

A Alex, como a praça é carinhosamente chamada pelos nativos de Berlim, é um dos principais pontos de encontro na cidade e um ótimo local para quem quer aproveitar a viagem para fazer compras. É lá que você encontra a Galeria Kaufhof, uma loja de departamentos bem famosa por lá. Além disso, não deixe de visitar uma das barraquinhas de rua para experimentar as salsichas e outros clássicos da gastronomia alemã por preços acessíveis. Na Alexanderplatz, você vê o Urania-Weltzeituhr, um relógio que apresenta a hora de diversos fusos horários, e a Torre de TV, um ponto turístico de mais de 200 metros de altura que oferece uma vista panorâmica incrível da cidade.

Ficou com vontade de fazer as malas e partir para Berlim agora mesmo? Antes disso, é sempre bom acompanhar a cotação do euro, a moeda local. Com o Euro Hoje, você pode ver todo o histórico da moeda para se antecipar e garantir sua troca pelo melhor negócio.

Esta matéria pode ser encontrada no blog do MelhorCâmbio.com, uma ferramenta para web que, além de comparar os valores de diversas moedas, também permite que o usuário negocie com as casas de câmbio para comprar pela menor cotação possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *