Dicas & Destinos

Dia dos Namorados: Selecionamos alguns lugares em São Paulo para dizer o “sim”

Metrópole paulistana não é uma Paris, mas possui diversos cenários românticos que podem ajudar na hora de noivar

Não há um número exato, mas estimativas dos administradores da Torre Eiffel, em Paris, apontam para um número de cerca de 100 pedidos de casamento diários no alto do monumento mais conhecido da capital francesa. O restaurante instalado no local, batizado de Jules Vernes, possui até arranjos especiais para quem chega namorado (a) e sai com um anel de noivado.

Se Paris é um sonho distante, São Paulo não deixa de oferecer lugares com vistas bonitas da cidade ou com auras românticas que são cenários ideais para pedir alguém em casamento – principalmente no Dia dos Namorados, comemorado no mês que vem. A seguir, algumas dicas para te inspirar se os seus planos incluem casar:

Terraço Itália

É o destino romântico mais conhecido da cidade, mas mesmo assim não perde seu charme. Localizado no 42º andar do Edifício Itália, o segundo prédio mais alto de São Paulo, com 165 metros, tem a vista para grande parte da metrópole, tanto os prédios do centro como o horizonte repleto de casas e as montanhas ao fundo. Os casais privilegiam os jantares, onde se vê um mar de luzes pelas janelas espelhadas ao som calmo de um piano.

Quem não quer jantar, há ainda um bar cuja vista é semelhante à do salão de jantar. “Fomos recentemente para Nova York e posso dizer que a vista do Terraço Itália é, guardadas as proporções óbvias, tão deslumbrante quanto a do Empire State à noite”, escreveu a blogueira Taína, do Episódios de Hoje. A comparação é pertinente: a construção nova-iorquina possui até um prêmio para os casais que sobem ao seu topo nos dias dos namorados.

Copan

Exatamente ao lado do Terraço Itália está outra construção muito famosa de São Paulo: o Copan. Projetado por Oscar Niemeyer para a festa do Quarto Centenário da cidade, e inaugurado em 1966, é o edifício com a maior estrutura de concreto armado do Brasil e um dos mais altos da metrópole, com 115 metros. Para a arquitetura, é considerado o marco do modernismo no país, estilo que consagraria Niemeyer a nível mundial.

Para os apaixonados, no entanto, o que vale é subir no seu terraço: a administração permite dois horários de visita por dia, durante as manhãs e as tardes. Alguns grupos se organizam para meditar a céu aberto, enquanto os carros e os transeuntes se amontoam nas avenidas lá embaixo. Apesar da impossibilidade de subir à noite, um pedido de casamento no topo do Copan não deixa de ser especial para quem vive na cidade.

Praça Pôr do Sol

Desconhecida da maior parte dos habitantes da cidade até alguns anos atrás, a praça Pôr do Sol, no Jaguaré, zona oeste paulistana, se tornou destino comum de famílias, casais e grupos de amigos. Uma alternativa mais próxima para quem vive nas regiões norte e oeste, a praça passou a receber piqueniques, encontros musicais e até gravações de novelas já foram feitas no local.

O principal atrativo da praça, como diz o nome, é o pôr do sol: sentar no barranco com grama e admirar o fim do dia se tornou um dos cartões-postais recentes da metrópole. Por sua localização privilegiada, a área permite observar um grande pedaço do céu, os prédios da Marginal Pinheiros ao fundo e, claro, o sol se pondo entre as construções da cidade. À noite, a vista é das luzes do bairro e das pistas que beiram o rio. É um destino obrigatório para os apaixonados – se não para pedir em casamento, para namorar.

Lago do Ibirapuera

Em janeiro deste ano, o vídeo de um pedido de casamento viralizou na internet. Foi o que Lucas, de Suzano, cidade na região metropolitana de São Paulo, fez à sua namorada, Camila, às margens do lago do Ibirapuera, na zona sul da cidade. Ao redor deles, os amigos e familiares seguravam balões, e até uma pequena orquestra foi mobilizada para que a ideia fosse bem executada.

Lucas não foi o único a pensar em entregar o anel de noivado no local: no ano passado, segundo a administração do parque, diversas reuniões à beira do lago foram feitas com o intuito de iniciar os ritos de um casamento. O lago do Ibirapuera foi construído em 1954 e possui cerca de 3 metros de profundidade, o que não impede a existência de peixes. Em 2010, a prefeitura de São Paulo realizou a primeira grande limpeza, retirando lodo e areia do fundo das águas.

Durante o dia e à noite, a fonte do lago é ligada, proporcionando um grande show de jatos sobre o espelho d’água que, como bom paulistano, reflete os prédios da região da Avenida Paulista. Um dos lugares mais agradáveis da metrópole sempre agitada.

Solo Sagrado

Quando a Igreja Messiânica Mundial do Brasil planejou construir um espaço adjacente ao templo, se baseou no paraíso divino. A ideia, na verdade, era mais antiga: nos anos 1940, o japonês Mokiti Okada projetou a construção de protótipos que fizessem analogia na Terra ao céu pregado no cristianismo. No país asiático, existem alguns espaços como esse em cidades como Tóquio, a capital.

No Brasil, o Solo Sagrado de Guarapiranga, inaugurado em 1995, tinha esse objetivo. Para torná-lo real, a igreja construiu imensos jardins floridos nas margens da represa, além de espaços gramados, um centro de meditação, monumentos divinos e a presença de diversos animais, como corujas, esquilos, macacos e tatus.

Apesar da ideia do paraíso, para adentrá-lo, apenas com agendamento: todas as últimas semanas do mês ele é aberto ao público. No resto dos dias, é fechado para rituais da igreja. Para quem planeja o pedido especial no local, uma dica valiosa: há espaços específicos não apenas para entregar o anel, mas também para o próprio casamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *