Dicas & Destinos

A importância do seguro viagem para gestante

A gravidez é um dos momentos mais intensos da vida de uma mulher. Entre alegrias, comemorações, mudanças no corpo e emoções à flor da pele, há muitos planos. E quase sempre tem uma viagem presente no checklist, seja para fazer o enxoval fora, fazer fotos em um lugar especial, ou simplesmente para relaxar antes de o bebê chegar. Mas nem todas as mamães que pretendem viajar com o barrigão sabem da importância de se fazer um seguro de viagem para gestantes.

Por isso, iremos dar quatro dicas para você ficar atenta na hora de organizar a sua viagem durante a gestação.

1. Por que é importante fazer um seguro de viagem para gestante?

Mulheres grávidas precisam de cuidado, segurança e garantia de saúde o tempo todo, pois qualquer sintoma, alteração ou imprevisto deve ser avaliado por especialistas. Esta é a principal razão da importância de um seguro de viagem para quem pretende sair da cidade no período da gravidez, seja para viagens nacionais ou internacionais.

2. Quais cuidados deve-se ter na hora de contratar um seguro para gestante?

Antes de qualquer coisa, é importante verificar a reputação das empresas que estão na sua lista de pesquisa sobre seguro de viagem. Busque indicações entre amigos e filtre as avaliações encontradas na internet. Não feche a primeira proposta que você receber, muito menos a mais barata. Dê atenção às coberturas.

A maioria das mulheres grávidas que viajam não tem conhecimento da cobertura do seguro de viagem para casos de emergências relacionados à gravidez, nem mesmo chegam a perguntar sobre o assunto ao contratar, pois certamente acreditam que a cobertura estará garantida. Ledo engano! Nem todos os seguros de viagem cobrem assistência médica para gestantes.

Então, evite descobrir isso na hora que precisar do serviço e o mesmo ser negado. Afinal, conseguir um médico e um hospital de última hora para o atendimento não é nada fácil, principalmente se estiver no exterior. Sem contar com as surpresas financeiras desagradáveis que esse tipo de emergência pode gerar, pois em muitos países, a partir do momento em que você dá entrada em um hospital, só conseguirá sair quando o problema for totalmente resolvido. E os custos por diárias de internação, exames, medicamentos ou qualquer procedimento costumam ser bem altos.

Ao contratar um seguro de viagem para gestante, solicite um relatório detalhado sobre a cobertura, incluindo a cláusula sobre a gestação. Seja muito detalhista na parte de assistência à gravidez e não se esqueça de observar se há limite de idade gestacional para a cobertura. É bom levar este documento impresso com você na viagem.

3. Até quando viajar?

A melhor época para viajar durante a gravidez é no segundo trimestre, devido aos riscos que são maiores no primeiro e à atenção que o último exige. Mas seja qual for a fase em que você opte viajar, é sempre importante buscar orientações e autorização médica.

É preciso ficar atenta também ao período da gravidez para definir o meio de transporte que utilizará na viagem, já que cada um tem as suas devidas regras e limites. Para embarcar em um avião, por exemplo, a idade gestacional máxima permitida costuma ser de 30 semanas. Já para navios de cruzeiro, só é possível até 21 semanas. E sempre será exigida a autorização médica em mãos.

Há atrações turísticas também que têm regras restritas a gestantes, como parques de diversão e destinos de aventura. Então, antes de fechar qualquer pacote do gênero, não deixe de checar as restrições e exigências para não ser pega de surpresa.

Além da fase gestacional, vale a pena levar em consideração o período de temporadas do destino que você for escolher para viajar. Tente evitar alta temporada, pois mesmo com o direito preferencial, as longas esperas nas cidades cheias são inevitáveis e isso gera desconforto e estresse desnecessário para a gestante.

4. Como escolher o destino ideal?

Na hora de escolher o destino é preciso colocar na balança o que realmente pode valer a pena para você. Cada gravidez é única, então é importante levar em consideração todas as mudanças que já aconteceram, o que faz bem ou não, temperatura, ritmo, alimentação e tudo o que for relevante para esta decisão.

Se o objetivo é montar enxoval, o destino preferido das mamães é os Estados Unidos. Lá se encontra qualidade, beleza e bom preço, além de oferecer uma ótima estrutura para curtir a viagem. As cidades norte americanas que mais recebem gestantes são Miami, Orlando e Nova Iorque. Em qualquer uma dessas tem lojas enormes, onde as mamães podem encontrar tudo em um só lugar. Todas enlouquecem!

O litoral brasileiro também é uma ótima opção para as grávidas que buscam curtir uma viagem com tranquilidade. Só precisa avaliar se o calor não incomodará, já que as gestantes costumam senti-lo com mais intensidade. As praias também têm entrado nas listas das grávidas como cenários para a produção de ensaios fotográficos da gravidez.

Destinos frios são sempre uma ótima pedida durante a gravidez, já que a mulher costuma sentir mais calor. Então, se você não conhece lugares serranos, pode ser uma ótima oportunidade. No Brasil, tem os encantos da Serra Gaúcha, é possível ver neve na Serra Catarinense e ainda conhecer as serras do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Se preferir dar um pulinho no exterior sem precisar ir muito longe, Chile, Argentina e Uruguai são ótimas opções. E a Europa pode marcar esse período especial com uma viagem incrível.

Na hora de escolher um destino, é sempre bom evitar áreas com doenças endêmicas ou que estejam sofrendo algum surto. Destinos exóticos também não são muito indicados, pois a maioria oferece comidas inusitadas, higiene precária e as condições deixam a desejar para o conforto da grávida. Os destinos de aventuras são melhores para outra fase da vida, já que na gravidez vai haver uma infinidade de restrições.

Então, as nossas dicas te ajudaram para planejar a sua viagem especial? Se estiver grávida, não viaje sem seguro de viagem para gestantes jamais. Faça sua pesquisa de acordo com sua viagem, escolha a seguradora de seu interesse e clique em “Ver Cobertura“. Lá você encontrará o valor que o seguro escolhido cobre e pronto! Agora é só aproveitar sua viagem!

Esta matéria pode ser encontrada no blog do Seguros Promo, uma inovadora e econômica plataforma de vendas de seguro viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *