Dicas & Destinos

Dicas para você viajar com seu gato

Sempre que falamos em passeios e viagens com animais de estimação, o foco é para os cães. E, de fato, os cães ainda são em maior número do que os gatos, acompanhando seus tutores nas caminhadas pelas ruas, nos hotéis, restaurantes e demais estabelecimentos e locais pet friendly.

Isso se dá, primeiramente, ao temperamento natural dos bichanos. Temos que admitir que os gatos sempre foram um enigma para nós, humanos. Eles conseguem ser, ao mesmo tempo domésticos e selvagens, dóceis e ariscos, reservados e sociáveis. Convivem bem em família, mas não deixam de manter a sua individualidade.

Os gatos são mais independentes que os cães em relação aos humanos, é verdade. Mas não é certo estabelecer uma regra geral quanto a isso. Pois existem diversos fatores que podem influenciar essa relação, tornando-a mais próxima ou mais distante. Como, por exemplo, o período de sociabilização. Entre a terceira e a sétima semanas de vida, o gato passa pelo período de sociabilização primária, que influencia profundamente no comportamento dele por toda a sua vida. As condições nas quais ele nasce e onde permanece com sua mãe (e os fatores que incidem também sobre ela, como alimentação, sono, etc) podem contribuir bastante neste processo de sociabilização do animal. Mas nós também podemos atuar apresentando-o e deixando-o ser acariciado e massageado por diversas pessoas e toques diferentes e apresentando-o a outros animais e brincadeiras. Sempre respeitando seus limites. É dentro dos limites que ele estabelece que se desenvolve a nossa interação. Nós, da Turismo 4 Patas, temos recebido muitas mensagens de tutores de gatinhos querendo saber sobre dicas e opções de viagens e lazer para seus bichanos os acompanharem. E, gradativamente, temos nos deparado com vários felinos curtindo a vida por ai, de mala e cuia.

Por isso, resolvemos pesquisar sobre o assunto e trazer algumas dicas importantes sobre o tema para vocês.

– Os gatos são muito mais sensíveis à mudanças de espaço e rotina. Por isso, é importante que, ao chegar ao local, ele encontre todos os seus pertences habituais (caminha, caisa de areia, brinquedos, alimentação, etc) e o seu tempo de adaptação seja respeitado.

– Não esqueça toda a documentação e carteirinha de vacinação dele e certifique-se de que o hotel realmente aceita gatos.

– Certifique-se de que o hotel aceita gatos.

– É preciso garantir a segurança no transporte utilizando-se de caixas duras e que permitam que o gato gire e se levante dentro. A caixa deve ser presa com cinto de segurança no carro e coberta, preferencialmente, com um paninho com cheiro do tutor.

– Se a duração da viagem for inferior a 5 horas, não precisa tirar o gato da caixa de transporte. Mas se for mais longa, é recomendado fazer algumas paradas para ele beber água e usar a caixa de areia (sim, é preciso ter consigo uma caixa de areia). Mas, atenção: durante a parada, não tire o gato do carro, e não abra nenhuma porta ou janela – a não ser que o animal esteja realmente acostumado, e com guia e coleira!

– Garanta uma plaquinha de identificação com nome e telefone, para o caso do seu bichinho fugir durante a viagem. Mas use uma que não faça barulho (diga não aos sininhos).

– Para evitar enjoos ou vômitos, não alimente o gato pelo menos nas 3 horas antes da viagem. Mas assim que chegar no local – ou se a viagem for muito longa e com paradas, pode oferecer a sua comidinha.

– Se a viagem for durante o verão, é obrigatório ar condicionado no veiculo de transporte.

– Chegando ao local, antes de soltar o gatinho, inspecione cuidadosamente o quarto para garantir que não haja nada que possa machucar, assustar ou até intoxica-lo (alimentos, medicamentos, produtos de limpeza, móveis, sons, brinquedos…). Também verifique se há telas nas janelas e varandas. Se não sentir que o quarto é seguro, na primeira noite organize os objetos do gatinho no banheiro para ele dormir lá.

– Leve uma roupa sua, com seu cheiro, para colocar em cima da cama do gato.

– Respeite o gosto e adaptação/limites do seu gato para escolher as atividades.

– Treine o seu gato para o convívio social, atendendo aos comandos básicos de obediência (Sim, eles também podem!) e acostumando-o a usar guia e coleira.

Pronto! Agora, se você quiser colocar as patinhas do seu gatinho na estrada, já sabe o que deve fazer e como se preparar. No site da Turismo 4 Patas vocês encontra diversos hotéis pet friendly pelo

Brasil que aceitam gatinhos. Basta utilizar a nossa ferramenta de busca e colocar o filtro “gatos” na caixa de Animal. Lembrando SEMPRE de respeitar o temperamento e os limites do seu animal, ok ?

Boa viagem e bons passeios!

Larissa Rios, fundadora da empresa e portal Turismo 4 Patas, é Turismóloga, especialista em Hospitalidade animal e roteiros de viagem e eventos pet friendly.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *