Dicas & Destinos

Aventura na Terra dos Canyons

Quanto mais ando por esse nosso Brasil, mais eu me convenço que nossa riqueza natural é muito maior do que ousamos imaginar. Hoje vou falar de um pedacinho incrível do Rio Grande do Sul com paisagens de tirar o fôlego. Se você gosta de ecoturismo já marca aí na sua lista Cambará do Sul.

Conhecida também como a “Terra dos Canyons”, a pequena Cambará do Sul é a porta de acesso para algumas das paisagens mais incríveis que já tive a chance de contemplar. Pode parecer exagero de viajante, mas tenho certeza, quando você estiver olhando para as cachoeiras do Canyon Itaimbézinho ou para a imensidão do Canyon Fortaleza você com certeza vai se lembrar dessa palavra: impressionante.

A região é atrativa tanto no verão quanto no inverno, vai depender do tipo de passeio que você vai preferir fazer. No verão, é possível fazer trilhas no interior do Canyon Itaimbézinho, localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra. A Trilha do Rio do Boi, por exemplo, é longa e cansativa pode levar até 7 horas para ser percorrida ida e volta. Porém, é possível tomar banhos em piscinas naturais e geladas ao longo do caminho. Vale lembrar que para esse tipo de trilha você vai precisar estar com o preparo físico em dia e na companhia de um guia devidamente credenciado.

Se você prefere programas mais leves, há trilhas contemplativas de fácil acesso no Canyon Itaimbézinho. Elas podem ser visitadas durante o verão, porém é importante ressaltar que você corre o risco de pegar neblina nesta estação do ano, o que reduz a visibilidade dos Canyons. Aconteceu comigo, na manhã em que fomos visitar o Canyon Itaimbézinho estava tudo tomado por uma neblina densa, mas como disse meu guia de turismo pé quente: “Tenha paciência, vamos esperar um pouquinho que vai abrir!” Não é que o Andrino é pé quente mesmo! E quando abriu meus amigos, eu poderia ficar horas olhando a paisagem, simplesmente sensacional.

Para ter visibilidade 100% garantida, escolha visitar Cambará do Sul no inverno. Mas vale lembrar que a cidade está entre uma das mais frias do país. Isso significa que você precisa gostar bastante de frio e estar preparado para encarar temperaturas negativas ao se aventurar pelos Canyons no inverno.

A entrada no Parque Nacional de Aparados da Serra custa R$6,00 e o visitante tem toda uma infra-estrutura turística, até mesmo centro de atendimento ao turista com informações detalhadas sobre o Canyon Itaimbézinho.

Já para visitar o Canyon Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral, você não irá desembolsar nenhum centavo, porém, vale lembrar que não há infra-estrutura alguma no local. Você estará na natureza selvagem por conta própria, porém a vista que te aguarda será inesquecível. O cânion se estende por cerca de 5.800 metros de comprimento, 2.000 metros de largura e uma profundidade de 600 metros. Para uma melhor visibilidade é necessário percorrer uma trilha de 1.700 metros no Morro Fortaleza. O acesso é fácil, mantenha-se na trilha sinalizada e tudo ficará bem!

Preparada para receber seus visitantes

Apesar de pequena, Cambará do Sul é uma terra de gente hospitaleira que fará de tudo para atendê-lo da melhor forma possível. Há opções de hospedagem para os mais variados gostos e bolsos, desde pousadas mais simples até hotéis fazenda bastante sofisticados.

Outro ponto alto da cidade é a gastronomia. Os restaurantes são aconchegantes e você terá a chance de experimentar iguarias da região como a tradicional truta. Tive duas experiências gastronômicas deliciosas que vou deixar como indicações, jantar no Galpão Costaneira e em A Taberna.

Para fechar a coluna de hoje quero deixar um agradecimento especial ao pessoal da Pousada Itaimbeleza que me receberam muito bem, ao motorista Eraide e ao guia de turismo Andrino, que me levaram para explorar a região.

Espero que tenham gostado do destino de hoje! Logo, logo estarei de volta para contar sobre outro paraíso brasileiro chamado Lençóis Maranhenses, aguardem!

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *