Dicas & Destinos

Capri: história, natureza, cultura e mitologia na bela ilha mediterrânea

A linda Capri é conhecida por sua mistura de história, natureza, cultura e mitologia. Por mais de 2.000 anos, essa pequena ilha no Mediterrâneo foi o destino de férias favorito das pessoas ricas e poderosas.

Os imperadores romanos construíram suas casas de férias lá e os aristocratas, artistas e escritores do século XIX incluíram o local em seus passeios pela Europa. Nos anos de 1950, as estrelas de cinema começaram a ancorar seus iates nos portos. Atualmente, a ilha ainda é um local conhecido pela alta sociedade internacional e é um exemplo de elegância na Itália. Admire as vistas surpreendentes, os vales reclusos, as ruínas romanas, a água cor azul escuro e as lojas de grife.

Visite a Grotta Azzurra, uma caverna marinha lendária com água brilhante que durante os tempos romanos foi usada como local de veneração e possui uma das vistas que está na maioria das rotas turísticas de Capri.

Durante o período romano, seu interior era usado como ninfeu, um lugar onde divindades mitológicas, conhecidas como ninfas, eram veneradas. Nos séculos seguintes, antes da redescoberta da gruta em 1826, os moradores da ilha se recusavam a entrar na caverna. Eles tinham medo das bruxas e monstros que acreditavam habitar a caverna.

Para acessar a caverna, embarque em um dos pequenos barcos à remo que aguardam do lado de fora. Só é possível entrar através de um arco estreito. Prepare-se para espera, pois cada barco só pode entrar depois que o grupo anterior terminar. Conforme for entrando na gruta, você terá que se abaixar, pois a entrada estreita fica a apenas 1 metro acima da superfície do mar. Depois, você poderá sentar direito outra vez.

A cavidade natural tem aproximadamente 60 metros de comprimento e 25 metros de largura. Relaxe e maravilhe-se com a cor e os reflexos que iluminam a caverna. A água adquire seu tom mais azul no início da tarde. As visitas duram alguns minutos, mas poderão demorar um pouco mais se você estiver preparado para oferecer uma gorjeta generosa ao remador.

Situada na costa noroeste de Capri, a Grotta Azzurra ou Blue Grotto fica a 3,5 quilômetros de Anacapri. Venha de ônibus ou de carro ou caminhe até a cidade. Um lance de escadas leva ao estacionamento perto da entrada da caverna, onde você pode comprar sua entrada. A  partir do Porto Marina Grande você pode fazer um passeio de barco de 10 minutos e depois seguir para um dos barcos a remo.

Uma das atrações mais visitadas de Capri é o Monte Solaro, o pico mais alto da ilha, adorado pelas incríveis vistas que oferece, por sua vegetação abundante e construções históricas.

A maneira mais fácil de chegar ao topo é usando o teleférico da Piazza Vittoria na cidade de Anacapri, que leva 12 minutos. Durante a subida, você passará por vinhedos, hortas, vilas e cabanas abandonadas. Se preferir, caminhe até o topo. Basta seguir as placas indicativas. A caminhada é bem cansativa e demora cerca de 1 hora em um ritmo constante. Quando chegar lá, aproveite os panoramas espetaculares dos vários terraços e bares.

Conheça um pouco da história com os restos do Fortino di Bruto, que fica perto da estação de teleférico. O forte militar foi construído pelos britânicos no início do século XIX.

Faça um pequeno desvio até Santa Maria a Cetrella, um pequeno convento e igreja que foi construído no século XV e fica nas montanhas. Um caminho do topo leva até uma área florestal de pinheiros e castanheiras antes de chegar à construção religiosa. Visite a capela, a torre do sino e as celas usadas para acomodar frades dominicanos e franciscanos. A igreja também tem uma pintura da Virgem Maria. Os marinheiros costumavam subir até Santa Maria a Cetrella para pedir proteção à imagem antes de embarcar em suas viagens.

Depois que sair da igreja, passe um tempo no pequeno jardim que domina as três imensas rochas Faraglioni. Santa Maria a Cetrella só abre de vez em quando, nos fins de semana. Você pode obter detalhes dos horários nas estações de teleférico.

Para voltar para Anacapri, pegue o teleférico ou acompanhe as multidões que preferem fazer uma caminhada panorâmica nas montanhas. Anacapri é uma das duas cidades da ilha e conta com ônibus regulares de Capri e Marina Grande.

Explore a Villa San Michele, uma casa do final do século XIX, que fica no topo de um penhasco e abriga vários artefatos romanos, etruscos e gregos. A vila tem uma grande coleção de estátuas, mosaicos e relíquias da antiguidade até o século XX. Os itens notáveis foram colecionados pelo médico e escritor sueco Axel Munthe, que se estabeleceu em Capri em 1887.

A grande mansão foi projetada por Munthe para ser aberta para o mar e o céu, como um templo grego. Ela foi construída sobre as ruínas de uma vila romana de 2.000 anos e domina a Baía de Nápoles.

Faça um passeio sem guia pelo lugar. Muitos dos aposentos da vila abrigam dezenas de peças. Admire a cabeça de Medusa em mármore branco no estúdio de Munthe. Veja a réplica de um mosaico romano no piso da sala de jantar. Examine o quarto do médico com sua cama de ferro do século XV e o relevo em mármore do deus romano Apolo.

No jardim você vai encontrar vistas magníficas para a Baía de Nápoles, Sorrento e o Monte Vesúvio. Caminhe pelos terraços e procure a tumba grega, vasos e colunas antigos no meio das camélias, azaleias e rosas. Tire uma foto ao lado da esfinge egípcia de granito preto. Você também encontrará restos da vila romana no jardim. Você verá os vestígios de um pequeno quarto, chamado de “cubiculum”. Estude as pinturas nas paredes e observe a parte em relevo do piso, onde uma cama foi colocada.

No verão, o jardim é o cenário de vários concertos de música clássica que ocorrem no pôr do sol. Para saber mais detalhes da programação e os preços da entrada, consulte o site oficial da vila.

Situada em Anacapri, a arte, a história e a música da Villa San Michele ficam a uma curta distância da praça principal da cidade. A casa e os terrenos abrem diariamente. Cobra-se taxa de entrada.

Capri apresenta um clima mediterrâneo, com verão quente e inverno ameno, fazendo a maioria dos locais e visitantes preferirem tomar sol. Deixe as praias da Marina Piccola seduzirem você com suas vistas das pedras Faraglioni, os gigantes montes marinhos de Capri. De acordo com a mitologia grega, a marina é o local onde as sereias atraíam os marinheiros para a morte.

Como chegar

Capri é uma pequena ilha, com apenas sete quilômetros de extensão e pouco mais de dois quilômetros de largura.  O melhor modo de se locomover é de ônibus. Há serviços regulares entre as cidades de Capri e Anacapri, e o Porto Marina Grande e a Marina Piccola. Não há serviço de aluguel de carro na ilha.

Capri fica a aproximadamente 32 quilômetros ao sul de Nápoles. Pegue uma balsa ou aerobarco de Nápoles ou Sorrento.

Passe a noite em Capri para jantar em um restaurante de frutos do mar, saborear uma bebida em um bar de hotel e dançar até o amanhecer em uma das casas noturnas.

Com informações de Expedia.com

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *