Dicas & Destinos

Cabo de Santo Agostinho: história e muita natureza

Localizado a 40 quilômetros de Recife fica o paraíso natural Cabo de Santo Agostinho, com imensa riqueza cultural e belezas naturais de tirar o fôlego. São nove praias distribuídas em uma área de 445 quilômetros quadrados, com águas cristalinas, areias brancas, recifes de arenito, rochas vulcânicas, piscinas naturais, manguezais, coqueirais, igrejas, ruínas históricas que datam do século 17, mirantes e falésias.

Cabo de Santo Agostinho possui duas reservas ecológicas naturais e inúmeras praias de areias claras para o surf, mergulho e para a pesca submarina

A Praia do Cabo de Santo Agostinho é a mais antiga do Brasil, o local é mencionado por alguns historiadores como sendo a localidade exata do descobrimento do Brasil. Paiva é composta ao sul pelas praias de Itapuama e Ponta do Xaréu. A praia possui um denso coqueiral, um belo mar azul e areias claras e finas. O banho é o ponto alto, pois a presença de arrecifes formam pequenas piscinas naturais. Na praia do Paiva acontece uma das maiores manifestações culturais da região: a Festa da Lavadeira, um evento cultural popular que cada ano atrai mais turistas. Na Enseada dos Corais é possível tomar deliciosos banhos nas piscinas naturais, formadas por arrecifes.

Um dos programas mais realizados na cidade é o passeio de buggy, melhor maneira de visitar as praias, mirantes e a Vila de Nazaré, onde estão as ruínas históricas, além de tomar o banho de argila, famoso pelos benefícios estéticos do material.

Principais atrações

Deslumbre-se com os encantos naturais deste verdadeiro paraíso, ideal para quem procura por praias lindas e paisagens incríveis. Não deixe de visitar a Vila de Nazaré, ponto mais alto da cidade, onde ficam várias construções seculares.

Praias

Com areias brancas e natureza preservada, as praias de Cabo de Santo Agostinho são um convite à contemplação, ao banho de sol e à prática de esportes. Entre as principais estão a praia de Calhetas e seu belo formato de coração, Itapuama, com boas ondas para os surfistas, praia do Paiva, que fica em uma reserva e é quase deserta, e a badalada Gaibu, com uma pracinha que virou ponto de encontro.

Cabo de Santo Agostinho possuí duas reservas ecológicas naturais: a Mata do Zumbi e a Mata das Duas Lagoas. Na Pedra do Xaréu, as praias de areias claras e mar de ondas médias são ideais para banhos e mergulhos. A praia do Paraíso é a menor da região, você pode fazer um passeio de barco pela Ilha do Cocaia, Ilha de Tatuoca, rios Massangana, Ipojuca e outras diversas ilhas. Em Itapuama, o mar com ondas grandes é ideal para o surf. Já Calheta é considerada uma das praias mais belas do mundo, sendo procurada também para mergulho e pesca submarina.  O mar pouco profundo e sem ondas é excelente para banhos e esportes náuticos. Gaibu, é uma das praias mais badaladas do litoral pernambucano, uma das suas principais atrações é a escalada no morro das pedras para apreciar um belo visual do mar e conhecer mais um cenário privilegiado.

Vila de Nazaré

Fica no ponto mais alto da cidade e seu principal atrativo é a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, construída no século 16. Ao lado, estão as ruínas do Convento Carmelita, datadas do século 17, onde atualmente reside uma comunidade de frades. Do alto você pode ver o Forte Castelo do Mar (1722), a Casa do Faroleiro (1883), o Porto de Suape e a cidade do Recife.

Endereço: Acesso pela rodovia PE-028, sentido Praia de Suape.

Centro Cultural Engenho Massangana

O antigo Engenho Massangana possui três espaços: Casa Grande, Capela São Mateus e a Senzala. Além disso, tem biblioteca de referência, auditório e equipamento de apoio.  A Casa Grande original foi reconstruída no estilo neoclássico vigente no século 19, restaurada e ampliada recentemente pela Fundação Joaquim Nabuco.

Endereço: Rodovia PE-60, km 10.

Banho de argila

Um dos passeios mais famosos na região é o lago argiloso cuja lama é utilizada para tratamentos estéticos. Basta passar a lama pelo corpo, esperar secar e depois enxaguar para sentir a pele mais macia. No local ainda existe uma loja que vende sabonetes artesanais feitos com a argila.

Endereço: Estrada para Itapuama.

Quando ir

Com temperatura média anual de 28°C, a cidade pode ser visitada o ano inteiro. A época das chuvas vai de abril a julho.

Curiosidades

Cabo é reconhecido como marco geológico mundial por ser o ponto de ruptura entre os continentes africano e sul-americano. É a única região do país onde existem rochas graníticas de 102 milhões de anos.

Com nove praias de águas claras, recifes, manguezais e piscinas naturais, Cabo de Santo Agostinho encanta a todos pela natureza privilegiada.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *