Dicas & Destinos

Antes, durante e depois do Carnaval, viaje para João Pessoa

João Pessoa, capital da Paraíba, é a terceira cidade mais antiga do Brasil, sendo reconhecida pela tranqüilidade e belezas de suas praias. Com ótimas opções de lazer, de hospedagem e uma recém instalada e agitada rede de modernos restaurantes, João Pessoa é um destino excelente para quem busca fugir da agitação dos festejos de Momo. Mas, os pessoenses gostam de Carnaval. Há 30 anos, comemorados em 2017, surgiu o Folia de Rua, prévia carnavalesca que reúne mais de 100 blocos que saem pelas ruas, praias e bairros da capital paraibana reunindo milhares de foliões e turistas.

A prévia tem início no próximo dia 16 de fevereiro e só termina na famosa ‘Quarta-feira de Fogo (22 de fevereiro). Nesses sete dias de folia serão dezenas de cantores e instrumentistas se apresentando entre os pólos e blocos da maior prévia carnavalesca do país. Vale destacar três grandes blocos que saem às ruas uma semana antes do Carnaval: as Virgens de Tambaú (Domingo), o Muriçocas de Miramar (Quarta-feira de Fogo) e o Cafuçu (Sexta-feira).

As Virgens de Tambaú surgiu em 1987, quando um grupo de amigos vestidos de mulher usou um carro velho com microfone e autofalante para percorrer as ruas de Tambaú. O arrastão das Virgens de Tambaú é considerado um dos mais divertidos da capital paraibana, na Folia de Rua de João Pessoa. Homens vestidos com perucas e fantasias irreverentes desfilam ao som dos trios elétricos com muita animação no domingo que antecede o Carnaval.

Já o Muriçocas foi criado no ano de 1986 por um grupo de amigos residentes no bairro de Miramar. O bloco cresceu, criou asas e consegue sozinho arrastar mais de 200 mil pessoas pela avenida Epitácio Pessoa em direção à praia de Tambaú.

Na sexta-feira (24 de fevereiro) a agitação fica por conta do Bloco Cafuçu. Irreverente, o bloco sai às ruas desde 1989. O nome é uma alusão a um termo utilizado para definir pessoas com ‘Maus modos’ ou que usavam roupas fora da moda. Desde 1997, o Cafuçu desfila pelas ruas do Centro Histórico de João Pessoa.

Paz, praia e tranqüilidade

Passada a agitação, João Pessoa oferece uma ótima infraestrutura hoteleira com mais de 10 mil leitos e modernos meios de hospedagens. Mas são os roteiros de passeios e praias que encantam quem vem em busca de lazer, paz e tranqüilidade. O passeio turístico pela cidade de João Pessoa pode começar com um roteiro para pedestres pelo Centro Histórico da Capital. O turista que optar por este tipo de passeio poderá contemplar cerca de 50 monumentos e localidades históricas que se dividem em ruas, praças, prédios e igrejas. Durante o passeio, os turistas terão contato com diversos estilos arquitetônicos que passam do barroco à arquitetura colonial. Em todos os monumentos há placas indicativas do ano da construção e o estilo arquitetônico.

O roteiro de caminhada possibilita ao visitante optar pelo passeio pela Cidade Alta ou Cidade Baixa. O Roteiro Cidade Alta contempla os seguintes monumentos: Largo de São Frei Pedro Gonçalves, Hotel Globo, Estação Ferroviária, Memorial da Arquitetura Paraibana, Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, Praça Anthenor Navarro, Associação Comercial da Paraíba, Teatro Santa Roza, Praça Pedro Américo, Batalhão da Polícia Militar da Paraíba, Paço Municipal, Grupo Escolar Thomas Mindello, Mirante – Viaduto Dorgival Terceiro Neto, Antiga Biblioteca Pública Estadual, Casa Sobrado de Peregrino de Carvalho, Igreja da Misericórdia, Praça Rio Branco, Casa do Erário, Solar do Conselheiro, Academia Paraibana de Letras, Praça São Francisco, Conjunto Franciscano, Antiga Casa dos Padres, Casa da Pólvora, Antiga Fábrica de Vinhos Tito Silva, Loja Maçônica Grande Oriente da Paraíba.

A opção do roteiro Cidade Baixa possibilita o visitante de percorrer as seguintes localidades: Parque Solon de Lucena, Praça Dom Adauto, Igreja de Santa Tereza da Ordem Terceira do Carmo, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Arquidiocese da Paraíba, Casarão 34, Casarão dos Azulejos, Solar do Conselheiro, Academia Paraibana de Letras, Praça São Francisco, Antiga Casa dos Padres, Casa da Pólvora, Antigo Colégio de Nossa Senhora das Neves, Praça Dom Ulrico, Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, Igreja e Mosteiro de São Bento, Sobrado de Virginius da Gama e Mello, Loja Maçônica Branca Dias, Viaduto Dorgival Terceiro Neto, Antiga Biblioteca Pública Estadual, Casa Sobrado de Peregrino de Carvalho, Igreja da Misericórdia, Antigo Colégio dos Jesuítas, Palácio da Redenção, Praça Venâncio Neiva, Academia de Comércio Epitácio Pessoa, Tribunal de Justiça, Praça João Pessoa.

Turismo ‘Sol e Mar’

Com tamanho patrimônio cultural, a cidade de João Pessoa encontra espaço para atrair uma série de visitantes pela imensa opção de belezas naturais que todos podem usufruir gratuitamente. As praias e as construções ao longo da beira-mar da Capital são responsáveis por diversos cartões portais da cidade.

A avenida beira-mar de João Pessoa tem 35 km de extensão e oferece ao turista 10 praias de águas limpas e calmas. Uma das mais badaladas é a de Tambaú, ponto de partida para o conjunto de corais de Picãozinho, a 500 metros da costa. Na maré baixa, o lugar se transforma numa piscina em mar aberto, perfeita para o mergulho. Outro destaque é a Praia da Ponta do Seixas, o extremo oriental das Américas, onde o dia nasce mais cedo do que em qualquer outro ponto das Américas.

Parada quase obrigatória para quem se aventura pela orla de João Pessoa, conhecer a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. A imponente construção localizada entre o mar e a mata atlântica é um dos atrativos de destaque da cidade, que além da beleza arquitetônica impressiona pela quantidade de exposições e acervo cultural à disposição.

Um dos mais importantes e visitados cartões postais da cidade é o Farol do Cabo Branco, que fica a 800 metros da Ponta do Seixas e bem próximo à Estação Cabo Branco. Inaugurado em 1972, o Farol do Cabo Branco tem uma forma Triangular única no país. Do Farol o visitante tem uma vista privilegiada e surpreendente de boa parte da orla pessoense.

Além das praias, a cidade de João Pessoa tem se consolidado como um dos principais destinos do turismo náutico. São 11 embarcações naufragadas ao longo da Orla. O visitante tem a possibilidade de realizar mergulhos para fazer a visitação embaixo d’água.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *