Dicas & Destinos

Paraty em família, uma boa pedida para as férias

Elegantemente acolhida entre as águas calmas da Baía de Paraty e as montanhas da Serra do Mar, a cidade é mais do que uma boa ideia de viagem para explorar as belezas do litoral do estado. Além do seu clima todo charmoso que remete aos antigos vilarejos, o centro histórico é uma atração à parte. Uma dica se for viajar com crianças para Paraty é fazer o passeio de charrete. A molecada adora e é um pouco mais conveniente do que tentar competir com as pedras irregulares das ruas de paralelepípedos quando se está com os pequenos.

por-do-sol-cais-paraty

Por lá já dá para aproveitar e fazer umas comprinhas super bacanas nas lojas de artesanato e conhecer a arte de povos indígenas. No centro também estão a Praça da Matriz, a Casa da Cultura de Paraty e o Teatro Espaço – vale a pena conferir a agenda que também conta com espetáculos infantis, com destaque para o Teatro de Bonecos do Grupo Contadores de Estórias. Tem ainda as belas igrejas e construções coloniais e, se esperar o cair da tarde, as casinhas iluminadas com lamparinas são um encanto só.

Quando o assunto é praia, existem diversas formas divertidas de conhecer a região durante suas férias em família em Paraty. Uma das mais concorridas são os roteiros de barco. Se quiser fugir dos tradicionais passeios de escuna com horários pré-estabelecidos e sempre bastante movimentados, a sugestão é alugar uma traineira direto no cais da cidade onde você tem mais conforto e ainda pode escolher as paradas e o roteiro que quiser. De um jeito ou de outro, não deixe de conhecer a Praia Vermelha e de mergulhar na Praia de Jurumim. No lado oposto – e mais calmo – da Baía, anote aí: Praia do Ventura, Praia do Pé do Morro e a Ilha do Cedro. Tem várias outras praias, tão lindas quanto.

Para os mais aventureiros, a diversão pode ficar ainda mais interessante alugando um caiaque na Praia do Jabaquara e de lá explorar o mangue no caminho do Corumbê (tem até caiaque duplo para levar as crianças). Na Praia do Corumbê as piscinas naturais são o principal atrativo. Dá pra passar o dia porque tem uma boa estrutura com restaurante, cadeiras de praia, banheiros e ducha. Se ainda quiser ideias de o que fazer com crianças em Paraty, considere pegar um jipe e visitar algumas cachoeiras e alambiques da região – poços do Inglês e das Andorinhas; ou ainda alugar bicicletas e passear pela ciclovia e pela lindíssima Estrada Real.

Com informações de Expedia Brasil

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *