Dicas & Destinos

Férias com a família em Porto de Galinhas é diversão garantida

Com as férias chegando, é hora de planejar a viagem da família e curtir um dos destinos turísticos nacionais mais desejados do Brasil. Com calor o ano inteiro, Porto de Galinhas é destino certo para aqueles que buscam diversão e entretenimento para todas as idades, em meio à rica gastronomia, às ótimas opções de hospedagem e aos variados tipos de passeios. São essas as características que fazem do balneário o quinto mais procurado do país, de acordo com o Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, isso acontece devido a grande variadade de atrações. Confira algumas dicas:

Manhã com praias e piscinas naturais

Embora a praia de Porto de Galinhas seja a mais famosa do município de Ipojuca, a região conta com mais de 18 km de praia, de Camboa ao Pontal de Maracaípe, com areias brancas, coqueirais e mar de água cristalina e morninha, com temperatura média de 26º C.

creditos-thiago-cavalcanti-jangada-e-peixes

Para chegar às praias, o acesso é feito de bugue por trilhas na areia fofa. Durante o passeio os visitantes podem admirar belas paisagens enquanto sentem o vento batendo no rosto. O mais conhecido é o chamado de Ponta a Ponta, que leva os turistas às praias do Cupe, Muro Alto e Pontal de Maracaípe. Não deixe de dar uns mergulhinhos em algumas. Uma de minhas preferidas é a praia de Muro alto, por ser protegida por uma espécie de “muro”, as ondas não batem com força e isso permite momentos de total relaxamento na água, sem se preocupar com a violência das ondas.

Disputadíssimas, as piscinas naturais, formadas pelos recifes de corais durante a maré baixa, possibilitam a sensação de estar em um verdadeiro aquário cheio de peixes coloridos. Algumas ficam tão próximas da costa que é possível explorá-las a pé na maré baixa, com o cuidado de usar uma sandália por causa dos ouriços. Se você não tiver nervoso ou alguma fobia a peixes, prepare-se para alimentar alguns e sentir bastante cócegas. É uma experiência totalmente especial.

Se você curte mergulho, recifes de corais, formações rochosas e navios naufragados são as atrações que você verá debaixo d’água. Na região, há opções como o mergulho livre feito com máscara, snorkel, nadadeiras e colete, o de batismo com instrutores e guias e também cursos básicos, avançados e de especialidades oferecidos por várias operadoras de mergulho.

porto-de-galinhas

Se a praia de Maracaípe é reduto dos surfistas por suas ondas que chegam a 2,5 metros de altura, na vizinha Pontal de Maracaípe os ventos fortes favorecem a prática do kitesurfe, no qual é utilizada uma prancha tracionada por uma pipa. Para usar as “pranchas voadoras” é necessário treinamento especializado, oferecido pela Escola Pernambucana de Kitesurfe. No balneário também é possível praticar windsurfe, caiaque e ainda passear de lancha e jet ski. Não faltam opções para curtir.

Compras e almoço na Vila

Considerada um paraíso gastronômico, a Vila de Porto de Galinhas reúne os mais variados e deliciosos sabores que atendem os paladares mais exigentes. Após o almoço, nada como um passeio pelas lojinhas para comprar  aquelas lembrancinhas de viagem.

Tarde de passeios

Possivelmente plantada por escravos africanos, o baobá é uma árvore que se tornou atração turística em Porto de Galinhas. Com estimados 400 anos de idade – que podem chegar a mil anos – a maior espécime da região tem um tronco de 4,5 metros de diâmetro e fica na rua do Colégio, no distrito de Nossa Senhora do Ó, a 11 km de Porto de Galinhas e a 100 metros da igreja Nossa Senhora do Ó. A visita ao local também proporciona uma aula de história dos tempos da descoberta do Brasil. Existe uma lenda para abraçar a “gorda”, confira com seu guia. As crianças vão adorar!

Conscientização ambiental também está presente nos passeios de Porto de Galinhas e durante o passeio de jangada que sai do Pontal do Maracaípe, com duração de 40 minutos, os jangadeiros da Associação do Pontal mostram aos visitantes a rica vegetação das raízes do manguezal. Outra forma de admirar a beleza exótica do manguezal é fazendo um passeio de caiaque em direção à foz do rio Maracaípe, onde é possível apreciar o encontro das águas do rio com as do oceano.

A eclosão dos ovos de tartarugas parece cena de documentários ecológicos que, em Porto de Galinhas, o visitante assiste ao vivo. Principal refúgio dessa espécie, a região reforçou sua vocação para o ecoturismo a partir do trabalho de duas organizações não-governamentais: a Ecoassociados, que trabalha na conservação de tartarugas, baobás (árvore de origem africana) e recifes de corais, e o Projeto Hippocampus de biologia, cultivo e preservação de cavalos-marinhos.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

1 Comentário

  1. 4 de dezembro de 2016 ás 16:42 Responder
    Arturo Reyes Loor

    Oi, boa tarde, uma pergunta, setembro é um bom mês para visitar Porto de galinhas? Quero passar férias ali em esse mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *