Dicas & Destinos

5 cidades para visitar e curtir o Halloween

Halloween é sempre uma festa curiosa em todos os cantos do mundo. Pensando nisso o pessoal da Royal Holiday selecionou cinco destinos incríveis para celebrar de maneira divertida e horripilante nos Estados Unidos, América do Sul e Reino Unido. Vamos conferir?

jack-o-lantern-and-other-pumpkins-for-halloween

Com origem na Europa, centenas de anos antes de Cristo, o Halloween originalmente era um ritual dos Celtas. Para eles, a noite de 31 de outubro indicava o início do Samhain, importante celebração que marcava três fatos: o fim da colheita, o Ano Novo e o início do inverno, estação da escuridão e do frio associada aos mortos. Hoje basicamente significado de festa e diversão com um quê de assustador. Ou nem tanto.

Agora que o mês de outubro está acabando é hora de se preparar. Ainda que no Brasil a tradição não seja tão forte como nos Estados Unidos ou Reino Unido, acabamos participando da brincadeira também, assim como o México, Peru e vários outros países. A Royal Holiday, clube de férias localizado no México que coloca o mundo ao alcance dos brasileiros, conhece bem a tradição de cada lugar pelo mundo e acredita que visitar um destes destinos no Halloween pode ser uma aventura emocionante. Confira:

Cidade do México: Dia dos Mortos

Diferente das comemorações de Halloween que acontecem em outras partes do mundo, inclusive no Brasil, no México a data serve como preparativo para o Dia dos Mortos, uma tradição milenar declarada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Essa é uma das festas mexicanas mais importantes, celebrada com alegres festivais e concursos culturais, pratos típicos, homenagens e músicas – tudo isso atrelado a simpáticas fantasias e caveirinhas.

O Halloween mexicano tem início no dia 31 de outubro e dia 2 de novembro ocorre a grande festa do Dia dos Mortos. Na data, os mexicanos gostam de reunir amigos e família para lembrar com carinhos seus antepassados. O motivo de festejarem é porque acreditam que uma vez por ano os mortos recebem permissão celestial para visitar os entes queridos, então nesse dia é importante serem recebidos com alegria e com coisas que gostavam em vida para aproveitarem a passagem.

Em Xochimilco, um dos 16 distritos da Cidade do México, ainda é possível viver uma experiência de Dia dos Mortos inesquecível repleta de atividades culturais e artísticas a bordo de um barco que navega entre longos canais. O destaque fica para a representação da lendária La Llorona (A Chorona). Este ano, também na Cidade do México, haverá o primeiro festival de Dia dos Mortos na rua, que promete ser incrível. Não perca!

dia_de_los_muertos_04

Cusco: Dia de Todos os Santos

Viajando em outubro pelo Peru? Em caso positivo, Cusco é considerado um destino místico e um dos melhores locais para se comemorar o que lá é chamado de Dia de Todos os Santos. Assim como nos Estados Unidos, as crianças usam fantasias para pedir doces nas principais ruas, a diferença é que em vez de dizer a famosa frase “doces ou travessuras”, elas dizem “Halloween, Halloween…”.

Festa tradicional em Cusco dedicada à memória dos mortos, o Dia de Todos os Santos é comemorado em todo o país no dia 1° de novembro. Os peruanos tendem a assistir à missa na bela Catedral de Cusco (edificada sobre o antigo templo de Suntur Wasi, “Casa de Deus”, e sobre o Palácio Inca de Wiracoch), ir ao cemitério levando flores e, nas terras altas, levam comida para compartilhar simbolicamente com as almas dos mortos. O culto dos mortos era um costume comum e respeitado durante os tempos pré-hispânicos, combinado com costumes cristãos. Quem perdeu algum familiar em tenra idade presenteia às crianças (parecidas com as falecidas) pães e doces em pequenos saquinhos chamados “anjinhos”. À noite, os familiares fazem uma vigília no cemitério, iluminando-o com velas até a madrugada do dia 2.

Para os viajantes que querem conhecer melhor a cultura e a rica gastronomia de Cusco, também é possível aproveitar a data para visitar vários mercados e praças, como a Plaza Tupac Amaru, que fica repleta de quiosques improvisados que encantam crianças e adultos com fantasias e o tradicional prato porco rica. Trata-se de um assado cozido de porco acompanhado por batatas e milhos de todas as cores. Se quiser provar as bebidas locais, peça Pisco ou Inka Kola (alcoólicos), ou mesmo Chicha Morada (sem álcool).

Orlando: Halloween para todas as idades

Para todas as idades, de todos os tipos e vários graus de terror, as opções de Halloween em Orlando são inúmeras, então, se estiver na cidade, com certeza irá encontrar uma que combine com você. Algumas ocorrem durante o dia, em horário normal de funcionamento dos parques e, outras, à noite, com ingresso diferenciados.

Em setembro começam as festas de Halloween nos parques de Orlando e ela duram até o final de outubro. O Magic Kingdom comemora com a festa Mickey’s Not-So-Scary Halloween Party. Nela, os visitantes são convidados a participar do desfile temático e a se fantasiar percorrendo o parque em uma caça aos doces. Não é uma festa que causa medo (como diz o nome) e por isso é totalmente indicada para crianças.

Agora, se você está atrás de uma noite realmente assustadora, o Halloween Horror Nights do Universal Studios é considerada o melhor evento do tipo nos Estados Unidos. A festa ocorre depois que o parque fecha para visitantes, sendo necessário comprar um ingresso à parte para poder participar. O parque muda de ares quando a noite cai, transformando-se em um lugar habitado por todo tipo de pesadelos, além de personagens de filmes e séries de terror e muitos monstros espalhados por todo lugar. Esteja preparado para ouvir muitos gritos.

halloween-1743272_1920

Nova York: paradas temáticas e casas assombradas

Nos Estados Unidos, uma das festas mais esperadas do ano é, sem dúvidas, o Halloween. Quem nunca assistiu a um filme ou seriado americano que se passa nesta data? O Halloween de Nova York tem características assustadoras e divertidas. Há muitas festas e eventos que acontecem por toda a cidade, não só no dia 31 de outubro, mas também alguns dias antes.

A Halloween Village Parade é uma das mais famosas, quase 2 milhões de pessoas participam todos os anos desfilando ou assistindo as atrações que passam pelas ruas do bairro, como dançarinos, artistas, bandas, dentre outros. Assim como no Carnaval do Brasil, os nova-iorquinos começam a se preocupar com qual fantasia usarão meses antes do evento.

Para os viajantes que estão procurando programas realmente assustadores, a Royal Holiday sugere um tour nas diversas casas mal-assombradas (haunted houses) espalhadas pela cidade. As mais famosas são a Blood Manor, que utiliza efeito especiais 3D para assustar os visitantes, a Nigthmare e a Blackout. Se você estiver em Nova York durante este período, vale conferir alguns dos sites que sempre listam as melhores celebrações de Halloween do ano, como o site oficial de turismo da cidade.

Londres: conheça o lado “assombrado” da cidade

Nos filmes e na literatura, Londres já foi associada ao terror incontáveis vezes. A capital britânica já foi palco de inúmeras tragédias que dão o tom de um Halloween assustador, das cabeças espetadas em lanças na London Bridge às execuções públicas como atração pública; da Grande Praga ao Grande Incêndio de 1666; da invasão romana à invasão Viking; da morte dos pequenos príncipes na Torre ao terror de Jack, O Estripador. Londres é o lugar ideal para curtir uma data mal-assombrada.

The London Dungeon é uma das principais atrações para a data. O “museu do horror” faz uma apresentação especial de Halloween todos os anos, com efeitos especiais e atores que fazem o turista reviver várias das histórias sangrentas e macabras da cidade. Outro passeio imperdível é o tour para quem se interessa pelo caso do serial killer mais famoso do planeta: Jack, O Estripador. O passeio a pé é guiado e passa por diversos lugares relacionados aos assassinatos do século 19.

Outra sugestão para data é dar um passeio pelo metrô de Londres, onde há muitas histórias de fantasmas e assombrações. O documentário “Haunted London Underground” mostra relatos de dúzias de funcionários, ex-funcionários e passageiros que ouviram, viram ou sentiram influências sobrenaturais nos trens e nas plataformas. Também é possível passar a noite no Hampton Court e ouvir histórias de assombrações – centenas de pessoas, incluindo pelo menos duas rainhas, morreram ali. Uma após dar à luz ao único filho homem do Rei Henrique VIII e outra que foi acusada de traição e, após ser arrastada aos gritos da Capela Real que está preservada até hoje, enviada para ser decapitada na Torre de Londres. Que medo!

jack-o-estripador-e1325611151737

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *