Dicas & Destinos

Walking tour, uma nova mania nacional

Os walking tours são uma forma de fazer turismo que aproxima o viajante dos atrativos culturais e naturais no destino escolhido, permitindo uma imersão na cultura local. O conceito, que tem crescido nos últimos anos, prevê a realização de passeios turísticos a pé, possibilitando ao turista uma experiência completa. Os roteiros guiados reúnem grupos de visitantes para a realização de roteiros que revelam o patrimônio histórico e a beleza dos cenários naturais.

A dinâmica é diferente do conceito tradicional, uma vez que o turista precisa se deslocar até um ponto de encontro. Geralmente, o lugar escolhido está próximo de outras atrações previstas no roteiro. A nova forma de fazer turismo foi criada em 2004, em Berlim, e já está presente em vários países. No Brasil é possível encontrar passeios em São Paulo, em Paraty, Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro. Não há preço determinado para a atividade, mas ao final do trajeto é sugerida uma gorjeta e cabe ao visitante a decisão de pagar.

São Paulo foi a primeira cidade do país a contar com a iniciativa. Desde que começou a oferecer os passeios ao público geral, em 2012, a São Paulo Free Walking Tour já atendeu cerca de 40 mil turistas. A empresa que oferece três opções de passeios: Old Downtown tour: pela parte histórica, Paulista Ave tour: pelo centro moderno e o Vila Madalena: grafites e arte urbana. Todos os roteiros – feitos em inglês – contam com guias bilíngues cadastrados no Cadastur, sistema do Ministério do Turismo obrigatório para quem atua no setor.

liberdade_12_02_2008_fotos_caio-silveira-3

“Esse é um conceito cada vez mais comum no mundo, uma alternativa ao passeio turístico tradicional e que atende ao perfil de um turista que quer ser cada vez mais independente, que deseja ter a sensação de desbravar novos destinos”, explica Rafael Freitas, um dos idealizadores do projeto na capital paulista. E os retornos não podiam ser melhores “Ao final dos passeios temos uma excelente resposta dos participantes que conhecem melhor a cidade e criam laços de amizade entre si. Acredito que está é uma iniciativa que contribui positivamente para o turismo em São Paulo”, conclui.

Em Paraty, os guias da cidade realizam o tradicional city tour em passeios pelas charmosas ruas de pedra onde é possível conhecer alguns dos principais atrativos da cidade histórica que encanta turistas, como: casarões históricos, igrejas e museus. Para ter acesso ao guias cadastrados pelo Cadastur, do Ministério do Turismo, o visitante pode procurar o Centro de Atendimento ao Turista ou a secretaria de turismo da cidade.

paraty1-2

Na capital fluminense, o Rio Walking Tour é promovido pela prefeitura da cidade com sete opções de roteiros naturais e culturais. Na iniciativa, cada passeio é realizado com um grupo de até 32 participantes orientados por guias de turismo que moram no Rio de Janeiro. Para os viajantes que desejam conhecer a cultura carioca são oferecidos quatro roteiros que contemplam atrações como os teatros Municipal e João Caetano, a Praça XV e o Museu Histórico Nacional.

A visita aos cartões postais e o contato com os moradores da cidade promovem uma intensa troca cultural durante os passeios, de acordo com o guia carioca Pedro Souza, integrante do projeto. “As pessoas se surpreendem com a história da cidade porque não imaginam o valor histórico do Rio de Janeiro”, relata.

shutterstock_270795152

Os outros três roteiros do Rio Walking Tour são voltados à contemplação da biodiversidade local. Durante os passeios, os turistas podem conhecer o Parque Nacional da Tijuca, tombado pela Unesco em 2002, e o Morro da Urca, que oferece vista para alguns dos principais cartões postais da cidade, como a Praia de Copacabana e o Cristo Redentor.

Veja mais sobre os Walking Tours no Brasil:

saopaulofreewalkingtour.com

www.visiteparaty.tur.br

riowalkingtour.com

freewalkertours.com

freetour.com/salvador/salvador-free-walking-tours

freewalkpoa.com

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *