Dicas & Destinos

Que tal colher framboesas direto do pé?

Você já pensou em colher direto do pé aquelas frutinhas deliciosas que enfeitam bolos e doces pelas confeitarias mundo afora, tipo framboesas, amoras-negras, physalis e os tradicionais morangos? Pois então, você não precisa mais viajar exatamente para os países do Hemisfério Norte para ter essa experiência, basta dar um pulinho logo ali, no sul do Brasil!

Estilo Amelie Poulain ;)

Estilo Amelie Poulain ;)

O clima ameno de uma região conhecida como Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, permitiu que o cultivo dessas espécies de pequenas frutas fosse introduzida com sucesso no país e mudasse a vida de vários produtores que se dedicam à agricultura familiar.

O ponto de partida para essa saborosa aventura é o município de Vacaria, localizado a 242 km da capital Porto Alegre. Vacaria possui a maior área de cultivo de framboesa, mirtilo e amora no Rio Grande do Sul e a terceira maior do Estado na cultura do morango. O município é ainda um forte produtor de maçãs.

Que tal colher direto do pé?

Que tal colher direto do pé?

Caros viajantes, vocês não imaginam o quanto é delicioso transitar entre as plantações e comer aquelas framboesas fresquinhas, encho a boca d´água só de lembrar! A colheita das frutinhas acontece de novembro a abril, ou seja, se você quer conferir de perto os pés carregados, se planeje para visitar a região nesse período. Outra opção é se organizar para estar em Vacaria durante a Feira de Pequenas Frutas, Artesanato e Mel, que em 2016 chega à sua 14° edição e acontece nos dias 9, 10 e 11 de dezembro.

Visitar as plantações de pequenas frutas foi uma experiência espetacular! Se você é daqueles viajantes que foge dos roteiros tradicionais e curte turismo rural, certamente vai gostar do passeio. Apesar de me fartar de mirtilos, framboesas e maçãs, preciso confessar que o ponto alto da minha passagem por Vacaria foram as pessoas, não tenho palavras pra agradecer tamanha gentileza. A hospitalidade é uma marca registrada do lugar!

Lanche preparado com pequenas frutas

Lanche preparado com pequenas frutas

Ficou curioso para conhecer as plantações de pequenas frutas? Para obter mais informações você pode entrar em contato direto com a Secretaria dos Campos de Cima da Serra (www.camposdecimadaserra.com), que poderá te informar dicas sobre Vacaria e passeios na região.

Em breve, vou compartilhar aqui aventuras por outras cidades dos Campos de Cima da Serra. Tenho certeza que você vai se surpreender com esse canto do Brasil, ainda pouco conhecido pelos viajantes.

Plantação de Framboesas

Plantação de Framboesas

Plantação de mirtilo

Plantação de mirtilo

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *