Dicas & Destinos

6 dicas contra furtos e roubos em viagens

Se você está com sua viagem marcada, não importa para qual destino, é bom estar prevenido contra furtos e roubos, seja no Brasil ou no exterior. Mas que cuidados você precisa tomar para se prevenir dessas ocorrências e garantir um passeio tranquilo e sem imprevistos? Confira essas 6 dicas contra furtos e roubos em viagens e garanta apenas boas lembranças dos seus passeios.

1. Fique sempre próximo às bagagens em aeroportos, rodoviárias e hotéis, jamais dê as costas para elas;

2. Tranque suas malas com cadeado fortes;

3. Mantenha bolsas e mochilas próximas ao corpo nos passeios;

4. Evite contar dinheiro na presença de estranhos e em locais movimentados;

5. Tenha cuidado redobrado com objetos pessoais – sempre que disponível, faça uso do serviço de cofre em hotéis e pousadas;

6. Não se aventure em locais ermos e escuros à noite;

mala

A quem recorrer em furtos e roubos

No Brasil

Mesmo tomando todos os cuidados, nem sempre se consegue evitar furtos e roubos. Caso tenha sido vítima de uma ocorrência do tipo durante uma viagem doméstica, você deve sempre se dirigir à delegacia mais próxima para registrar o boletim de ocorrência. Algumas cidades contam com postos especializados de atendimento para os turistas.

No exterior

Se for uma vítima no exterior, os procedimentos mudam. De acordo com a Polícia Federal, cada país tem suas especificidades, o que sugere ao turista incluir mais esse cuidado em seu planejamento de viagem, informando-se antes de embarcar.

As principais dicas de prevenção, contudo, se referem à documentação. Se, entre os itens furtados ou roubados, estiver o passaporte, você precisa ir até o consulado ou a embaixada do país para providenciar um novo.

É preciso estar com toda documentação exigida pela lei ou a Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), gratuito, que permite o embarque sem o passaporte para o País. No Portal Consular, é possível acessar todas as representações brasileiras fora do território nacional e os serviços prestados.

Durante o voo

A Polícia Federal ainda recomenda procedimentos para furtos e roubos durante o voo. Nesses casos, o passageiro deve dirigir-se para uma delegacia de Polícia Civil, geralmente existente no próprio aeroporto, para elaboração de um boletim de ocorrência.

Dependendo da localidade, o registro é encaminhado à Polícia Federal. É dever do titular do passaporte comunicar imediatamente à instituição a ocorrência de perda, extravio, furto, roubo, adulteração, inutilização, destruição total ou parcial do documento de viagem e também a sua recuperação.

Nas situações descritas, a Polícia Federal esclarece que o titular do passaporte deverá comparecer à unidade mais próxima, munido de documento de identidade e preencher o formulário de Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem.

trancar

Proteção para os seus bens

Todos os cuidados são sempre bem-vindos, mas a melhor maneira de garantir a proteção dos seus bens é por meio de um seguro. Procure seu corretor de seguros e conheça as opções.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *