Dicas & Destinos

O que acontece com o seu corpo ao ingerir bebidas alcoólicas durante uma viagem de avião?

Nós que vivemos viajando pra lá e pra cá já estamos mais que acostumados com alguns truques e pegadinhas que podemos enfrentar durante os voos. Já demos dicas para amenizar a incomoda pressão nos ouvidos nas viagens de avião; Já orientamos como você deve escolher o melhor lugar no avião; Listamos também 10 mitos e verdades para você dar uma conferida; Com relação a sua saúde, já demos algumas orientações de especialistas sobre  cuidados com a trombose venosa em viagens de avião; E pra dar menos dor de cabeça pra você, listamos as regras para embarcar no avião com bagagens grandes.

E já que adoramos dar dicas para você, reunimos algumas informações muito interessantes que o pessoal da KLM destacou para quem costuma ingerir bebidas alcoólicas durante viagens de avião. Vem conferir!

avião

Viajar sempre requer um planejamento, atenção a detalhes e cuidados para que tudo corra bem. E aí, você sabe bem como é: ansiedade e animação no limite mais alto para curtir dias incríveis. Finalmente o tão aguardando momento de descanso chegou. Na hora de viajar, a bordo do seu voo intercontinental, pouco depois da decolagem, a equipe de bordo vai te oferecer bebida de boas-vindas e… uau! Agora sua viagem está realmente acontecendo! E isso vai deixar qualquer um animado. Mas o que exatamente acontece com o seu corpo quando você ingere bebida alcoólica a bordo?

O que acontece quando você bebe álcool?

Após ingerir bebida alcoólica, a taxa de álcool no sangue leva entre 30 e 60 minutos para atingir seu máximo efeito no organismo. Vale lembrar que consumindo várias bebidas alcoólicas durante um curto período de tempo pode significar que você está esperando seu corpo lidar com mais álcool do que o seu fígado pode processar. Nesse caso, o excesso de álcool passa pela corrente sanguínea não-metabolizado e inalterado. Como consequência, a concentração de álcool no sangue deve aumentar.

Viajando pela corrente sanguínea, o álcool acaba atingindo o cérebro, onde ele atua como um sedativo e retarda as transmissões e impulsos entre as células nervosas que controlam a sua capacidade de pensar e se mover. Embora o álcool seja um depressor, ele também remove inibições, o que pode justificar comportamentos agressivos ou extremamente felizes associados ao seu consumo. Além disso, ele também aumenta o fluxo de fluídos nos seus rins, podendo ocasionar uma desidratação.

wine

O que acontece quando você bebe álcool a bordo de um avião?

Durante um voo, a pressão barométrica na cabine de um avião é menor do que na maioria dos lugares na Terra. É possível comparar com a altitude das montanhas que ficam entre 1.800 a 2.200 metros. Esta diminuição da pressão ambiente reduz a capacidade do organismo em absorver oxigênio, podendo produzir tonturas. Isso é chamado de hipóxia.De modo geral, este não é um problema, mas a sensação poderia ser semelhante a que você tem ao beber álcool. Portanto, se você ingerir bebidas alcoólicas durante um voo, você pode notar essa alteração mais cedo, assim como os comissários de bordo e os outros passageiros, caso você beba demais.

Em outras palavras, por causa do baixo nível de oxigênio no sangue, você pode aparentar ter consumido mais bebida no ar do que em outras situações. Mas, na verdade, a sua taxa de álcool no sangue será a mesma do que se você tivesse ingerido a mesma quantidade de álcool em terra. Um fator complicador é que o ar dentro de aeronaves é muito seco e, juntamente com o efeito diurético do consumo de álcool, o passageiro pode ficar desidratado mais rápido do que em solo.

Então, para combater esse problema, consuma mais água do que bebida alcoólica. Outra dica é minimizar o consumo de alimentos salgados, pois eles podem deixá-lo com mais sede e te levar a consumir líquidos mais rápido.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *