Dicas & Destinos

Destino de viagem: Itatiaia

Itatiaia fica localizada na Região das Agulhas Negras, ao sul do estado do Rio e conta com três destinos turísticos de destaque nacional e internacional. São eles: Parque Nacional de Itatiaia, Colônia Finlandesa de Penedo e as vilas de Maringá e Maromba (na região turística de Visconde de Mauá).

Itatiaia

A cidade foi habitada pelos índios Puris e seu nome, em tupi-guarani, significa “pedras cheias de pontas”.

Primeiro parque nacional criado no país, em 1937, o Parque Nacional de Itatiaia é conhecido pela rica fauna e flora. Na parte baixa prevalece a paisagem de Mata Atlântica com clima bem agradável. Por lá você pode aproveitar para banhar-se nas cachoeiras, fazer caminhadas pela trilha do Mirante do Último Adeus e também contemplar as aves e borboletas. Já na parte alta predomina a paisagem dos Campos de Altitude, com variadas formações rochosas, ideal para a prática de caminhadas por trilhas, escaladas e montanhismo. É nessa região que está localizado o Pico das Agulhas Negras, ponto mais alto do Estado do Rio de Janeiro e quinto do Brasil.

Penedo

Única colônia finlandesa no Brasil, fundada em 1929, Penedo tem várias opções gastronômicas, de artesanato, ateliês e hospedagem. Não deixe de conhecer as raízes e tradições no Museu Eva Hílden da Cultura Finlandesa e participar do baile típico do Clube Finlândia, divertindo-se ao som do Grupo de Dança Folclórica Finlandesa de Penedo, o PKY.

Trilhas no Pico do Penedinho, passeios a cavalo, pesque-pague, banhos de cachoeiras nas Três Cachoeiras, Três Bacias, Cachoeira de Deus e Poço das Esmeraldas são outras opções de lazer. Para a alegria das crianças, em Penedo encontramos a Casa de Papai Noel, na Pequena Finlândia. Não só os pequenos, mas você também vai adorar!

Maringá e Maromba

Estas são duas vilas da região de Visconde de Mauá que oferecem tranquilidade e clima único, com muitas belezas naturais. O destaque fica por conta das cachoeiras do Escorrega, a Véu de Noiva e o Poção da Maromba.  Atravessando o Rio Preto (que divide os Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais), do lado mineiro da região estão as cachoeiras de Santa Clara e as do Alcantilado. Aproveite para fazer caminhadas, cavalgadas, mountain bike, bóia-cross, rapel e voo livre.

Maringá e Maromba

O roteiro gastronômico é riquíssimo e requintado, com referências à culinária de regiões frias, bons vinhos e temperos.

Conhecida pelas baixas temperaturas em algumas épocas, a região se pinta de branco com suas geadas matinais no clima de montanha.

Tangara_seledon_-Parque_Nacional_do_Itatiaia,_Rio_de_Janeiro,_Brazil-8

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura 

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *