Dicas & Destinos

Valle Nevado é a estação de ski queridinha dos brasileiros

Chega o inverno no hemisfério sul e logo bate aquela vontade de curtir o clima da forma mais intensa possível. E para ser coerente com este desejo avassalador que toma conta dos apaixonados por baixas temperaturas, a minha dica é: corra para Valle Nevado!!

A temporada de ski já está a pleno vapor na Cordilheira dos Andes. Valle Nevado já abriu a temporada com algumas novidades e pistas perfeitas para os praticantes de esqui e snowboard.

Estive por lá neste início de temporada curtindo tudo in loco pra contar pra você o que está rolando de novidade e o que a estação tem de melhor para oferecer nesta temporada.

Por do Sol em Valle Nevado

Ao todo a estação de esqui oferece mais de 40 pistas para todos os níveis de esquiadores e snowboarders. As pistas se dividem entre: iniciantes com 10%, intermediários com 36%, avançados com 33% e experts com 21%. Agora, se você é como eu, um pré-iniciante, aquela pessoa que está começando agora a se aventurar nos esportes de inverno, não se preocupe, a estação tem uma Escola de Neve, onde poderá fazer aulas particulares ou em grupo para todas faixas etárias. E se estiver viajando com crianças entre quatro e nove anos, elas também possuem um espaço projetado para facilitar o aprendizado delas.

Valle Nevado

Instrutores e equipamentos

Para te dar um suporte legal na hora de aprender a esquiar, o pessoal não poupou na qualidade, ao todo são 200 instrutores bilíngues e com os melhores certificados internacionais de proficiência na neve.

Se você não possui equipamento próprio, não se preocupe, o complexo oferece a possibilidade de locação de roupas e equipamentos de altíssima qualidade. São mais de 1.800 conjuntos formados por esquis, botas, capacetes e bastões e mais de 400 conjuntos para o snowboard, com pranchas e botas. Nenhuma outra estação do Hemisfério Sul investe tanto em equipamentos para seus hóspedes e visitantes que sobem a montanha para a experiência na neve. Na hora de escolher sua roupa especial impermeável basta ir no setor de locações com modelos para crianças, jovens e adultos, tudo reunido num só lugar, super prático. E se você está pensando que vai encontrar aquelas roupinhas monocromáticas, sem graça e sem estilo, está enganado. Os modelitos vão dos coloridos clássicos, passando pelos estampados e coloridos vibrantes. Eu mesma escolhi um visual todo estiloso cinza com riscas cheio de bossa. Fiquei quentinha, protegida e na moda.

Equipamentos Valle Nevado

Para maior comodidade e segurança, o número de armários para guardar os pertences também aumentou consideravelmente. Assim, você fica totalmente despreocupado.

Mais neve

Se São Pedro não colaborar com a neve natural, o pessoal que estiver curtindo as férias esquiando não vai ficar na mão. A estação que já tinha 19 canhões (máquinas de fabricação de neve artificial) para dar um suporte, conta agora com mais 10 novos canhões de última geração para cobrir a superfície artificialmente, se necessário.

Valle Nevado

Bilhete eletrônico

Agora para ter acesso às pistas ficou ainda mais simplificado. O complexo utiliza um sistema de bilhete eletrônico para os meios de elevação. Trata-se de um cartão com um chip que permite a identificação do cliente automaticamente otimizando o tempo e evitando problemas como perdas, defeitos ou falta de saldos.

Para ficar ainda mais simples, você pode comprar, carregar e recarregar o Valle Plus online. Assim, você evita filas enormes nas bilheterias.

Dicas de uso do cartão Valle Plus

? O Valle Plus conta com um sistema de reconhecimento facial, que compara seu rosto no momento de acesso aos teleféricos com sua foto tirada na primeira subida do dia.

? Sempre se assegure de levar com você o seu próprio cartão Valle Plus e não o de outra pessoa, já que ao tentar usar outro cartão que não corresponda à sua categoria, ele será automaticamente bloqueado.

? Guarde seu cartão Valle Plus em qualquer um dos bolsos de sua jaqueta. O sistema de portões conseguirá ler seu cartão se ele estiver guardado em sua jaqueta. Não se esqueça de fechar o bolso para evitar a perda do cartão.

Ski day

Se você não está hospedado no Valle Nevado, a melhor opção é o Ski Day para aproveitar tudo que a estação oferece, como as pistas, teleférico, gastronomia e a linda paisagem de neve na mais charmosa estação de esqui da América do Sul. O resort está a 3045m de altitude em plena Cordilheira dos Andes. Impossível não se encantar com a paisagem!

Snowboard

Hospedagem

O complexo de Valle Nevado inclui 3 opções diferenciadas de hospedagem.

O Hotel Valle Nevado possui apenas 53 apartamentos e é o recanto mais exclusivo do complexo com qualidade superior. Os apartamentos contam com varandas ao ar livre e uma vista panorâmica espetacular da Cordilheira dos Andes. Se você se hospedar por lá, terá acesso direto às pistas e todo o conforto de um hotel 5 estrelas. É neste hotel que estão localizados o spa e o fitness center, abertos também aos hóspedes dos outros hotéis.

Apartamento Hotel Valle Nevado

Já o Hotel Puerta del Sol é a hospedagem ideal para quem viaja em família. O hotel 4 estrelas dispõe de 124 apartamentos, com opções que certamente se adequam a diferentes perfis, seja do lado norte com varandas com vista para as pistas, ou no lado sul com vista para a imensidão da montanha. O Puerta del Sol ainda tem completa área de lazer, com piscina aquecida ao ar livre, salas de cinema e leitura, bares e restaurantes.

O Hotel Tres Puntas possui 83 apartamentos e é ideal para economizar na viagem com a família ou amigos. É um hotel mais simples, classificado como 3 estrelas. É por lá que está o pub Tres Puntas, onde a balada rola solta à noite, e o restaurante Sur, especializado em gastronomia chilena.

Se você prefere juntar a galera e ficar em um ambiente mais relax, com cara de casa, pode optar pela opção Apartamentos. Ao todo o complexo possui oito edifícios de apartamentos projetados para ser a sua casa na Cordilheira, com opções de dois a quatro dormitórios, adega, estacionamento, aquecimento, cozinha completa e a poucos metros das pistas. São muito charmosos e estão bem novinhos. Adorei conhecê-los!

Lazer e Teleférico

Para quem gosta de neve, mas não é exatamente um praticante dos esportes pode curtir o dia em Valle Nevado sem problemas. A curva 17 é um ponto de ski para quem só pode subir um dia e não tem pretensão de se hospedar no complexo. Por lá você vai encontrar uma área para brincar na neve (fora das pistas), escola de ski e snowboard, pistas para prática do esporte, além de bar e restaurante.

É de lá também que sai a gôndola, um teleférico de cabine fechada (o único do Chile) que em pouco mais de 5 minutos passeando sobre a neve leva ao Bajo Zero, o bar em meio às pistas. Para chegar nas gôndolas, basta comprar o ticket que  dá direito a subir e descer quantas vezes você quiser.

Gastronomia

Os amantes da boa gastronomia estarão bem servidos no Valle Nevado. São seis opções de restaurantes: o La Fourchette, especializado em culinária francesa, o La Leñera, com menu americano-chileno e especializado em carnes, o Sur, que traz as melhores opções de cozinha chilena, o Mirador del Plomo, restaurante buffet com carnes, massas e saladas, o Don Giovanni, com pratos da gastronomia italiana, e o Bar Lounge, com opções de pratos rápidos, sanduíches, porções e pizzas.

Com seis bares espalhados pelo complexo (Valle Nevado, Lounge, Puerta del Sol, Tres Puntas, Bajo Zero e Pool Bar), opções não faltam para os hóspedes e visitantes do resort, inclusive para quem deseja compartilhar os momentos nas redes sociais, já que essas áreas estão servidas por redes Wi-fi gratuitas.

Restaurantes e bares

O terraço do Bar Lounge, que fica entre os três hotéis do complexo, foi reformado e agora conta com novas churrasqueiras com direito a uma super vista das montanhas. Assim, você vai curtir seus drinques e fazer rápidas refeições de uma forma muito peculiar. Por lá também rolam algumas atividades e música ao vivo para relaxar depois de esquiar. O terraço vai ficar funcionando diariamente das 10h às 17h30.

O restaurante Plaza de la Gôndola, localizado na Curva 17, onde são recepcionados aqueles que vão ao Valle Nevado apenas para passar o dia, também foi ampliado. Enquanto saboreiam uma deliciosa refeição, os clientes podem apreciar as pessoas esquiando. No cardápio, espetinhos, crepes, sanduíches e sopas.

O bar Bajo Zero fica na curva 17, um lugar estratégico para os praticantes dos esportes de neve, ou apreciadores da neve que sobem Valle Nevado apenas para curtir o dia e descem de volta ao cair da tarde.

BBQ AT RESTAURANT "BAJO CERO"

Acho que agora você já tem bastante informações para se programar e subir para Valle Nevado ainda nesta estação. Afinal, como eu disse lá no comecinho, Valle Nevado está branquinho, gelado e prontinho para receber os turistas e esportistas nesta temporada.

Boa viagem!!

Valle Nevado

Realizei esta viagem em Junho de 2016 a convite de Valle Nevado e Latam, com apoio da GTA Assist e da Turistik.

Fotos: Naira Amorelli / Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *