Dicas & Destinos

Dúvidas sobre bagagem: o que levar e o que não levar

A hora de preparar a mala é sempre um pouquinho delicada e é justamente um dos pontos mais preocupantes do viajante. Principalmente se este viajante não está acostumado a fazer viagens de avião. Hoje vamos dar um help para essa galera que está meio perdida, afinal, ninguém quer ter uma viagem bagunçada desde o início por causa de detalhes bobos, não é mesmo? Em uma viagem tudo que você possui está na sua bagagem. É dentro de suas malas que você carrega todos os seus objetos, então todo cuidado com este item é pouco.

O que é bagagem de mão e bagagem despachada?

Bagagem de mão: é aquela que te acompanha na cabine do avião. Nela você deve levar seus itens de valor, assim como eletrônicos (laptop, tablet, câmeras, smartphones e acessórios de valor) lembrando que esta deve ser bem menor (e mais leve) que a bagagem despachada.

Bagagem despachada: é a mala que você leva toda a sua roupa, geralmente é a maior. Ela vai no porão do avião, deve ser entregue na hora do check-in e você só volta a vê-la na chegada, ou dependendo do seu voo, em alguma escala para novamete ter que despachá-la. Para facilitar a identificação e diminuir a possibilidade de que seja trocada, customize sua mala, coloque algum acessório para diferenciá-la na esteira.

O que NÃO levar na bagagem de mão:

Armas de fogo e objetos que possam ameaçar a sua integridade e a de terceiros;
Líquidos inflamáveis, materiais corrosivos ou radioativos e substâncias venenosas;
Qualquer líquido, gel ou pastoso com mais de 100ml.
Dispositivos que possam interferir nos equipamentos do avião;

O que levar na bagagem de mão:

Medicamentos necessários;
Eletrônicos;
Bens de valor sentimental ou material, aqueles que você gostaria de ter mais cuidado;
Uma troca de roupa extra para o caso de algum imprevisto.

Se a sua bagagem de mão não for suficiente para os objetos de valor você deverá despachá-la e fazer a declaração de valor da bagagem despachada. Esta declaração deverá ser feita ainda no check-in, junto ao balcão da companhia aérea. A vistoria dos bens será feita e uma declaração deverá ser preenchida. Com isto a companhia torna-se responsável pelos teus bens e irá ressarci-lo caso algum imprevisto venha acontecer. Informe-se sobre as taxas para a declaração.

mala

Transportando líquidos na bagagem de mão:

Os líquidos possuem restrições. Devem ser armazenados em frascos de até 100ml dentro uma embalagem transparente e selada de 20cmx20cm ( embalagens zip), o total dos líquidos não podem ultrapassar um litro. Embalagens com capacidade maior que 100ml mesmo que parcialmente cheias não poderão ir na bagagem de mão.

Peça, peso volume?

Cada cia aérea tem sua regra para bagagens, informe-se antes de arrumar as malas. Normalmente em voos internacionais as regras para bagagens despachadas são de duas malas o peso varia de 23kg a 32kg cada, lembrando que o limite varia de país, companhia aérea e até mesmo na classe do voo.

* A regra acima não aplica-se para a bagagem em voos internacionais domésticos, somente para aqueles que saem do Brasil ou que foram comprados aqui. Para voos domésticos durante sua estadia em outro país informe-se com a companhia aérea.

Confira esta dica para economizar espaço na sua mala

Existem também as bagagens especiais, as quais são cobradas uma taxa pelo transporte. A taxa extra é cobrada, pois geralmente estes itens são de difícil acomodação.

Na lista de itens de bagagens especiais estão:

– Prancha de surf;

– Patinete;

– Kite Surf;

– Vara de pescar (é contada por porta vara);

– Snowboard;

– Bicicleta;

– Skate.

Então se você foi pro Hawaii, começou a praticar surf e não vai deixar sua prancha para trás de jeito algum, tudo certo!

É importante frisar que cada companhia aérea possui suas próprias regras de bagagens, informe-se antes de embarcar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *