Dicas & Destinos

10 dicas para se tornar um turista que deixará saudades

Conhecer novas culturas é um bônus de cada viagem. Mas para tornar tudo perfeito é preciso tomar muito cuidado em não ofender qualquer costume ou agir de forma desrespeitosa em templos, lugares históricos ou mesmo diante de pessoas que vivem de modo bem diferente de você.

O Ministério do Turismo divulgou recentemente uma série de dicas para você se tornar um turista nota 10, que fará amigos e deixará saudades por onde passar. Confira estas 10 dicas!

Moderação na hora de tirar selfies, respeito à cultura local e muita gentileza: siga esses passos e será um turista nota 10! 

Moderação na hora de tirar selfies, respeito à cultura local e muita gentileza: siga esses passos e será um turista nota 10!

1 – Sorria sempre! A gentileza é fundamental para se relacionar em qualquer lugar do planeta. Demonstre também interesse pelo local e pelas pessoas.

2- Observe os costumes locais. Detalhes como a forma de cumprimentar as pessoas e interagir são ótimas maneiras de demonstrar respeito.

3 – Adapte-se aos costumes e evite impor opiniões. Isso é válido ao experimentar a culinária regional ou na visita a pontos turísticos.

4 – Respeite as regras de vestimenta de cada lugar. Se for a um templo ou igreja, por exemplo, use a roupa adequada à religião local.

5 – Horários devem ser respeitados. Se a viagem é feita em grupo, não atrase seus companheiros ou a equipe de turismo, pois assim você estragará o passeio de todos.

Imagens Shutterstock

Imagens Shutterstock

6 – Sempre verifique se existem regras para fotografar o local que está visitando. Museus e galerias de arte, por exemplo, geralmente têm normas de restrição de flash.

7 – Evite o exagero dos selfies. Verifique se a situação é adequada e se não está incomodando ninguém à sua volta.

8 – Experimente a culinária local, o sabor pode te surpreender! Caso não tenha gostado dos pratos, evite comentários pejorativos.

9 – Seja discreto durante sua estadia nos hotéis, não faça muito barulho e siga as regras quanto a festas e locais de convivência.

10 – Evite entrar em conflito com funcionários do hotel ou mesmo os moradores locais. Atitudes agressivas ou preconceito constroem uma imagem negativa de você e de seu local de origem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *