Dicas & Destinos

Conheça alguns lugares sagrados pelo mundo

Se você procura lugares que inspiram fé e espiritualidade, além de muita história por trás de tudo isso, não pode deixar de incluir na próxima viagem ao menos um dos vários destinos religiosos pelo Brasil e no exterior. As cidades de Aparecida (Brasil), Fátima (Portugal), Jerusalém (Israel), Assis (Itália), Patmos (Grécia) e outros destinos da Ásia e do Oriente Médio são alguns dos lugares sagrados pelo mundo que envolvem a emoção de aparições de santos ou são considerados sagrados, recebendo milhares de peregrinos todos os anos.

Confira dicas para programar sua viagem por locais que atraem católicos, judeus, muçulmanos e budistas, e aproveite para ampliar o passeio com visita a cidades históricas e países próximos – principalmente se você estiver na Europa. Veja algumas sugestões e inspire-se!

Jerusalém

Sempre no topo da lista de lugares sagrados, Jerusalém, em Israel, é perfeita para unir religião, arquitetura e história na mesma viagem. A cidade respira fé e é um verdadeiro caldeirão cultural, já que abriga templos, santuários e monumentos importantes para muçulmanos, judeus e cristãos. A maior parte dos cristãos visita o caminho que Jesus percorreu até sua crucificação, a Via Sacra, que passa pelas igrejas da Flagelação e do Santo Sepulcro. Destaque também para o Muro das Lamentações, local mais sagrado do mundo para os judeus. O passeio pode continuar pelo Museu de Israel ou até o Museu do Holocausto.

israel

Assis

Parte do circuito conhecido como Rota Franciscana, Assis, na Itália, fica a cerca de 2h de Roma, em trajeto de carro ou ônibus, e é endereço da Basílica de São Francisco. Nas redondezas da cidade você também pode visitar a Basílica de Santa Maria dos Anjos, onde está a pequena igreja de Porciúncula, uma das mais tradicionais da ordem franciscana e conhecida como o local da morte de São Francisco. Se preferir, vá até La Verna, onde está localizado o Santuário Franciscano de La Verna, cercado pela beleza natural do vale de Casentino.

Fátima

O Santuário de Fátima, em Portugal, se mantém na lista dos destinos religiosos mais procurados do mundo. A fama do local em que está construído o santuário começou em 1917, época em que três crianças presenciaram aparições da Virgem Maria. A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em homenagem à santa, foi erguida em 1953 e, desde então, o complexo que abriga igreja, capela, a casa dos pastorinhos e uma loja recebe cerca de 6 milhões de visitantes anualmente.

basilica_de_fatima_

Vaticano

O Estado do Vaticano é um dos locais mais procurados como destino religioso na Europa. Destaque para a Basílica de São Pedro, localizada a cerca de 20 minutos de carro saindo de Roma. A construção pertence ao Vaticano, residência oficial do Papa e sede oficial da igreja católica. Com 23 mil metros quadrados, é considerada uma das maiores igrejas cristãs do mundo.

Santiago de Compostela

Exemplo de histórias de fé e superação, a cidade de Santiago de Compostela, na Espanha, é o principal destino dos Caminhos de Santiago, os mais famosos trajetos de peregrinação da Europa. Estes trajetos, descobertos por volta do século 9, são utilizados desde a Idade Média, podem durar semanas de caminhada e passam por cidades históricas espalhadas por três países: Espanha, França e Portugal. O objetivo final é chegar ao túmulo do apóstolo São Tiago, localizado em Santiago de Compostela. Destaque para a Catedral de Santiago de Compostela, famosa por manter os ossos do apóstolo. Dentre os caminhos franceses, vale a pena passar pelas belas cidades com estilo gótico, como Burgos e León.

Catedral de Santiago de Compostela

Monte Kailash

Culturas milenares da Ásia, espiritualidade e romarias são alguns dos diferenciais do trajeto até o Monte Kailash, na região do Tibete, na China. O local é considerado sagrado pelos budistas e pelos hindus. Para chegar lá, a trilha tem cerca de 50 quilômetros de extensão e pode durar dias de caminhada. O caminho é cercado por mosteiros e muita beleza natural entre cachoeiras, lagos e montanhas de topo nevado.

Grécia

Cercada pelo mar Mediterrâneo, a Ilha de Patmos, a cerca de 300 quilômetros de Atenas, na Grécia, recebe milhares de fiéis que prestam homenagens ao apóstolo João, autor do livro Apocalipse. A viagem até a região é repleta de belezas naturais e construções seculares que fazem parte do centro histórico de Patmos, considerado patrimônio da humanidade pela Unesco. Destaque para o Mosteiro de São João e para a Caverna do Apocalipse, local em que João recebeu visões para escrever esta passagem do Novo Testamento bíblico.

Cave_of_the_Apocalypse

Medjugorje

A cidade de Medjugorje, na Bósnia (a cerca de duas horas de Split, na Croácia), atrai peregrinos cristãos. A região se destaca como local religioso na Europa Oriental e ficou famosa a partir de 1981, quando Nossa Senhora teria aparecido para seis crianças. Até hoje, muitas pessoas afirmam que ocorrem aparições todos os dias. Outra atração é o monte Krizevac, conhecido como Monte da Cruz. Uma das melhores maneiras de aproveitar a ida até Medjugorje é visitar cidades e países próximos na mesma viagem.

Arábia Saudita

O país abriga a cidade santa dos muçulmanos, Meca, e atrai pessoas do mundo inteiro. Além de ser ponto turístico do Oriente Médio, recebe milhões de visitantes todos os anos em peregrinação, período conhecido como hajj. Os fiéis que lotam a Grande Mesquita de Meca seguem os preceitos do islamismo de que todos devem visitar a cidade sagrada pelo menos uma vez, desde que haja condições físicas e financeiras para isso. Meca também é conhecida como o local de nascimento de Maomé, o mais importante profeta desta religião.

Mesquita de Meca

Teatro Nova Jerusalém

Espiritualidade e devoção levam vários brasileiros à vila de Fazenda Nova, em Pernambuco. A região ganhou fama com as apresentações da Paixão de Cristo e abriga a cidade-teatro Nova Jerusalém, um dos maiores teatros ao ar livre do mundo. O cenário do espetáculo representa a cidade de Jerusalém, em Israel, e faz parte de um complexo de 100 mil metros quadrados, com muralhas de quatro metros de altura e 70 torres, que concentram templos, palácios e plateias. O teatro e a vila fazem parte do município de Brejo da Madre de Deus, localizado a cerca de três horas de Recife.

Aparecida

Um dos destinos mais procurados para turismo religioso no Brasil é Aparecida, no estado de São Paulo, a cerca de duas horas de carro saindo da capital paulista. A cidade cresceu em torno da possível aparição de Nossa Senhora de Aparecida no século 18 e abriga o Santuário Nacional, o maior do mundo em homenagem à Virgem Maria. Além de ver a imagem da santa, não deixe de conhecer a Basílica Velha, a Passarela da Fé e o Presépio Permanente, que também fazem parte do complexo.

Basilica-of-the-National-Shrine-of-Our-Lady-of-Aparecida-Brazil

Locais sagrados de religiões orientais no Brasil

Se o objetivo é saber mais sobre o budismo ou messianismo prepare uma viagem que inclua meditação e espiritualidade pelo Brasil. Pesquise sobre os dias abertos para visitação e programe-se para conhecer o templo Zu Lai, o maior da América Latina, situado em Cotia. Já o templo Shin Budista, em Brasília, é considerado patrimônio histórico da cidade e segue os pilares do budismo japonês. Outro templo que virou atração turística é o Chagdud Gonpa Khadro Ling, que segue o estilo tibetano e está localizado em Três Coroas, que fica a cerca de 30 minutos de Gramado e é cercado por paisagens da Serra Gaúcha. Já em São Paulo, você também pode conhecer o Solo Sagrado de Guarapiranga mantido pela Igreja Messiânica do Brasil, às margens da represa de Guarapiranga.

Templo Zu Lai

Dicas de viagem CVC 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *