Dicas & Destinos

Conheça algumas belas ilhas no Brasil

O arquipélago de Fernando de Noronha é sinônimo de paraíso graças à natureza preservada, praias incríveis – a Baía do Sancho, por exemplo, sempre aparece na lista das mais bonitas do mundo – e fauna diversificada. Mas existem muitas outras ilhas no Brasil que merecem atenção de quem gosta de belas paisagens.

No Rio de Janeiro você encontra a Ilha Grande, com vilarejos tranquilos, ótimas opções de hospedagem e mar em diferentes tonalidades de azul e verde. Ainda no Sudeste, em São Paulo, no município de São Sebastião está Ilhabela. Assim como o nome sugere, é realmente muito bonita e tem praias dignas de Caribe. Se procura por algo mais exótico, a Ilha de Marajó, no Pará, é seu lugar. Banhada por rios e pelo mar, aqui você encontra mangue, praia fluvial, búfalos e rica gastronomia.

Quer mais? Então confira nossa seleção com algumas das mais bonitas ilhas no Brasil e programe sua próxima viagem!

Ilha Grande – Rio de Janeiro

Pertencente à cidade de Angra dos Reis, já foi palco de batalhas marítimas, recebeu escravos africanos, serviu de refúgio para piratas e abrigou até um presídio. Não bastasse a história rica, a paisagem também não fica para trás. As praias do Aventureiro, Lopes Mendes, Caxadaço, Lagoa Azul e Saco do Céu são algumas das mais bonitas. Aqui você também pode fazer passeios de escuna, mergulhar, surfar, aproveitar as águas geladas da cachoeira da Feiticeira e explorar cavernas. Quando bater aquela fome, vá até a Vila do Abraão (principal povoado local) e prove delícias frescas do mar.

Ilha Grande

Ilhabela – São Paulo

O estado de São Paulo também tem ilha paradisíaca, sim! Prova disso são as praias do Bonete, Jabaquara e Castelhanos, os principais destinos dos visitantes de Ilhabela. Além da orla, aqui você encontra a riqueza da Mata Atlântica, cachoeiras, trilhas e pontos de mergulho. Um dos passeios mais populares é até outra ilha: a das Cabras, famosa por abrigar peixes ornamentais, cavalos-marinhos e naufrágios.

Ilhabela – São Paulo

Ilha do Mel – Paraná

A Ilha do Mel é um verdadeiro refúgio. O local não permite a entrada de carros, o clima de toda a região é rústico e muitas praias são selvagens. Destaque para a Gruta das Encantadas (paredão de pedra esculpido pela ação do mar), o Farol das Conchas (construído em 1872) e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres (endereço de canhões). Programe-se e chegue cedo, pois a quantidade de turistas costuma ser controlada.

Ilha de Marajó – Pará

Banhada por rios e pelo Oceano Atlântico, a Ilha do Marajó é destino exótico no Norte do Brasil. Endereço de diversos municípios – sendo Soure e Salvaterra os com melhor infraestrutura turística –,você encontra mangue, praia fluvial, trilha suspensa, fazendas e gastronomia cheia de sabor. A região também abriga o maior rebanho de búfalos do País. O animal se adaptou tão bem que você os verá por todos os lados, seja nas cidades puxando carroças ou levando turistas no lombo.

ilha-marajo-para

Ilha Anchieta – São Paulo

Pertinho do litoral de Ubatuba está a Ilha Anchieta, que já abrigou presídio exclusivo para políticos durante a ditadura de Getúlio Vargas e presos de alta periculosidade. Além de passeios de escuna, a região oferece praias lindas, opções de mergulho e trilhas. Mas são as ruínas do que sobrou desta prisão e o museu sobre sua longa e conturbada história que chamam a atenção.

Abrolhos – Bahia

Considerado um dos santuários marinhos mais importantes do mundo, o arquipélago de Abrolhos, a 70 quilômetros da costa da Bahia, é formado por cinco ilhas de origem vulcânica e recebe número controlado de turistas. Veja aves, corais, tartarugas marinhas, água transparente e cardumes de peixes por todos os lados, ótima pedida para o mergulho. A base para os passeios até a região é o município de Caravelas e você só pode desembarcar em uma ilha do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, a Siriba. A observação das baleias jubarte – uma das maiores atrações da região – acontece entre os meses de julho e novembro.

Abrolhos

Ilha do Campeche – Santa Catarina

Esta é a única ilha do Brasil tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico. A explicação fica por conta das inscrições rupestres em sítios arqueológicos que podem ser acessadas por trilhas. As praias também merecem destaque graças à transparência de suas águas. Os barcos e as escunas que te levam até lá partem da praia da Armação e da Barra da Lagoa, em Florianópolis.

Ilha de Paquetá – Rio de Janeiro

Distante apenas uma hora do centro do Rio de Janeiro, visitar Paquetá é como viajar no tempo. Casas centenárias remetem à época em que o local era refúgio de Dom João VI e de José Bonifácio. Entre os destaques estão o Parque de Darke de Mattos (área verde à beira-mar com linda vista do Rio), o píer Ponte da Saudade e a gigante árvore baobá (com sete metros de circunferência e a lenda de que ela dá sorte para quem a acaricia).

Vitória, São Luís e Floripa: três capitais brasileiras que são ilhas

Vitória (capital do Espírito Santo), São Luís (capital do Maranhão) e Florianópolis (capital de Santa Catarina) também são ilhas – e cheias de atrativos! Em Vitória, conheça a praia de Camburi, o Palácio Anchieta e a Capela de Santa Luzia. Em São Luís, percorra as ruas históricas e prove pratos deliciosos. Já em Floripa, aproveite algumas das praias mais badaladas do País, como Joaquina, Jurerê e dos Ingleses.

Florianópolis

Dicas de Viagem CVC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *