Dicas & Destinos

Apaixone-se pelas colinas, muralhas e vinhedos da região da Toscana

A Itália é um dos países campeões quando o assunto são paisagens que mais parecem pinturas. Nós te convidamos a visitar a região da Toscana e voltar com as suas próprias impressões! Topa? Então anote já as nossas dicas para desbravar a região onde há beleza por todos os lados.

Scenic View Of Florence After Sunset From Piazzale Michelangelo

Seu roteiro não pode deixar de incluir Florença, conhecida por ser um verdadeiro museu a céu aberto! Confira também várias vilas e cidades charmosas, como Siena e San Gimignano. Encante-se com colinas, vinhedos, arquitetura histórica, boa comida e estradas acompanhadas por verdadeiros jardins, já que a Toscana é a terra de flores como girassol e lavanda, além de muitas oliveiras. Existem diversas opções de pacotes de viagens para esta região, mas você também pode chegar de carro, trem e ônibus a partir de Roma ou Milão.

Siena, a base estratégica

A Toscana fica ao norte de Roma – a dica é reservar alguns dias para curtir a capital da Itália e, depois, seguir para Siena, cidade que funciona como base para quem quer explorar o interior dessa parte do país.

Sinta-se na era medieval em meio aos prédios da Piazza del Campo. Aproveite para fotografar as construções antigas que datam dos séculos 13 e 14 e, depois, estique o passeio até os restaurantes dos arredores. Vale ressaltar que o centro histórico de Siena entrou na lista de patrimônios da humanidade da Unesco.

duomo siena

Rota do vinho

Entre Siena e a área cortada pela Estrada do Chianti (via que dá acesso às áreas produtoras de vinhos), está Monteriggioni. Explore essa verdadeira joia da arquitetura italiana, afinal, a cidade atravessou séculos e suas construções medievais continuam de pé. Passear pela muralha é um dos melhores momentos da viagem por lá. Também há pequenas lojas e restaurantes. O local é pequeno e, se visto de longe, pode ser confundido com um castelo.

Na região de Chianti, conhecida como o “coração da Toscana” e onde nasceu o tradicional vinho Chianti, o destaque vai para Gaiole in Chianti, cidade com tranquilidade de sobra e clima rural. A paisagem é dominada por muito verde e castelos. Nos arredores, dá para agendar visitas guiadas por vinícolas e o melhor: com tempo para degustação.

Cidades medievais

Saindo um pouco da rota dos vinhos, dá para conhecer em um dia a pequena San Gimignano, com ruas de pedra, bons vinhos e típicas gelaterias. Depois de cerca de uma hora de viagem, você chegará nos vales que cercam a cidade de Arezzo. A praça Piazza Grande, no centro histórico, merece atenção, assim como passeios por cafés e tradicionais lojas de antiguidades espalhadas pelas ruas medievais.

Lar da famosa Torre de Pisa, a cidade tem mais para se conhecer, como a arquitetura imponente do Batistério de Pisa.

San Gimignano1

Atrações famosas

Na capital Toscana, Florença, aproveite para ver de perto monumentos com mais de dois mil anos de história. A cidade respira arte e arquitetura e encanta os turistas com belas igrejas, pontes e ruas de pedra. Disputam o posto de cartão-postal a Catedral de Santa Maria del Fiore (Duomo), em estilo gótico, e a Ponte Vecchio, às margens do rio Arno. Durante uma caminhada e outra dá para fazer paradas em museus, galerias de arte e admirar esculturas renascentistas.

A parada em Pisa rende mais atrações do que a famosa Torre de Pisa. Visite os museus e a catedral da cidade e caminhe sem pressa pela praça Piazza dei Cavalieri. Rica em beleza natural, Pisa está perto da costa litorânea. Quem passa pelo Monte Pisano pode curtir a vista privilegiada do verde se encontrando com o mar e, do outro lado, ver a gigantesca muralha que cerca a parte histórica da cidade vizinha de Lucca.

Pisa

Dicas de Viagem CVC 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *