“Power Soccer” cresce no Brasil e promove a inclusão de pessoas com deficiências motoras

Time Rio de Janeiro Power Soccer se destaca na modalidade paradesportiva

Criado na França e no Canadá, no final dos anos 70, o Power Soccer ganhou força e o mundo. A modalidade paradesportiva, praticada com cadeiras de rodas motorizadas, é a única que permite a inclusão de crianças a partir dos seis anos e sem limite de idade, de qualquer gênero – todos no mesmo time -, com deficiência motora severa, como tetraplegia, paralisia cerebral, distrofia muscular, entre outros.

Foto_ Rio de Janeiro Power Soccer_01

Praticado em quase 30 países, o esporte, também conhecido como Powerchair Football, está ganhando força e cada vez mais adeptos no Brasil, mostrando assim a sua relevância dentro do campeonato mundial. Criado em 2014, o Rio de Janeiro Power Soccer (RJPS) é um dos times que mais se destaca no país, tendo quatro, dos seus 11 atletas, pré-convocados para a Seleção Brasileira. Já no primeiro ano de sua formação, a equipe foi Campeã Brasileira e, em 2015, conquistou o título de vice-campeã.

O time carioca desponta não apenas pela sua qualidade técnica, mas também por levantar a bandeira do esporte e de sua inclusão nas paralimpíadas. Não à toa, o jogador tetracampeão, Bebeto, também abraçou a causa e se torno padrinho do Rio de Janeiro Power Soccer.

Ao longo dos anos, a modalidade sofreu algumas adaptações, até que em 2006, nasceu a Federação Internacional de Futebol em Cadeiras de Rodas (FIPFA). Atualmente, o esporte é praticado em quase 30 países espalhados pelo continente Americano, Europeu, Asiático e Oceania, e já é reconhecida pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC). A expectativa é que, em breve, o esporte se torne uma modalidade paralímpica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *