Dicas & Destinos

Uma visita ao Museu Casa Ernesto Che Guevara

Em 29 de dezembro de 1951, o então jovem Ernesto Guevara de la Serna na companhia de seu grande amigo Alberto Granado partem para uma viagem pela América Latina a bordo de “La Poderosa II”, uma moto Norton de 500 cilindradas. A façanha não só durou muito mais do que o planejado, mas foi o início de uma transformação profunda que levaria o então estudante de medicina Ernesto a se tornar o grande revolucionário Che Guevara.

Yo e La Poderosa II

Exatos 64 anos e 3 dias depois do início desta jornada eis que me vejo cara a cara com a mesma “ La Poderosa II”, exposta em uma das salas da charmosa Villa Nydia, mais conhecida atualmente como Museu Casa Ernesto Che Guevara, na cidade argentina de Alta Gracia.

Foi um encontro inesperado, assim como a própria visita ao museu. Para ser bem sincera só soube da existência deste lugar quando já estava em Córdoba, como sou maluca por história, não pensei duas vezes antes de correr pra lá. Fiquei ali sentada no chão do museu, observando La Poderosa e imaginando o que ela poderia nos contar sobre Che se pudesse falar, uma vez que foi testemunha de suas aventuras como viajante. Portanto, se você gosta de história ou simplesmente é curioso para saber detalhes sobre a trajetória de Che Guevara, a visita vale muito a pena.

Villa Nydia

Villa Nydia é a casa onde Ernesto passou boa parte de sua infância. Embora tenha nascido em Rosário, ele e a família se mudaram para Alta Gracia em busca de um alívio para as frequentes crises de asma que acometiam “Ernestito”, como era chamado quando criança. A cidade fica em uma região serrana e os médicos recomendaram a mudança.

Transformada no Museu Casa Ernesto Che Guevara em julho de 2001, Villa Nydia possui um acervo rico em fotos e conta a trajetória de Che Guevara desde sua infância, passando pela juventude, a fase revolucionária entrelaçada com a intensa vida familiar até a sua morte em 1967, baleado por militares na cidade boliviana La Higuera, também chamada hoje de Higuera del Che.

Museo Casa del Che

Como chegar

O ponto de partida do passeio é a cidade de Córdoba, de lá saem micro-ônibus em direção à Alta Gracia ao longo de todo o dia. Dá para fazer um bate e volta sem problemas. Você deve se dirigir ao Terminal de mini buses e comprar seu bilhete na hora. Os micro-ônibus são bastante confortáveis e tem ar condicionado, a viagem será de aproximadamente 40 minutos.

DSCN3045

O Museo Casa Ernesto Che Guevara funciona segundas-feiras das 14hs às 18h45 e de terças a domingo das 9h às 18h45. A entrada inteira custa 75 pesos argentinos, o que equivale hoje a uma média de R$ 20,00. Atenção estudantes, carteirinhas de estudante dão direito à meia-entrada.

Dica da Dani

Antes de visitar a Casa del Che assista ou reveja o filme Diários de Motocicleta (2004), dirigido pelo brasileiro Walter Salles. O filme conta a viagem de Ernesto Guevara e seu amigo Alberto Granado pela América Latina, foi baseado no livro de memórias escrito pelo jovem Che durante a aventura.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *