Boa comida, qualidade e preço justo, em um ambiente agradável que alia ainda música e diversão
O mais novo bar do Leme iniciou oficialmente seus trabalhos na noite de 23 de fevereiro com muito sabor e casa cheia. O empreendimento da Chef Juliana Reis – sim, ela mesma, a comandante do Epifania Oriental Contemporâneo no Leme e Botafogo – o bar Manifesto BCA (Bar e Cozinha Artesanal chegou para fazer a alegria dos gourmands com muito sabor, tempero e bossa.
A casa é a concretização de um sonho da chef: criar um espaço onde tudo do menu é feito no local, usando o mínimo de produtos industrializados. Em um ambiente cool, o bar nasce com a filosofia de uma cozinha simples, com comida boa, bem feita, sem frescura e valor justo. Entre os itens produzidos artesanalmente no local, os comensais poderão saborear massas frescas, saborosos pães recheados, ketchup, pizzas fininhas e crocantes, molhos, manteigas temperadas e azeites, inspirados em países como Brasil, Espanha e Itália.
O menu traz opções para carnívoros, vegetarianos, junkies e a galera fit. A chef conta que pretende trabalhar com alguns pratos fixos e sugestões criadas de acordo com os alimentos frescos, orgânicos e disponíveis na estação. “A parceria com produtores locais, consequentemente, vai viabilizar um valor mais justo para o cliente”, conta Juliana Reis.
Na noite de inauguração, experimentamos nas entradinhas o Suíno, saborosos polppetines crocantes de pernil de porco e maionese de alho confit, a Bruschetta Roma, com burrata, tomate confit, tapenade e pesto de manjericão, para abrir ainda mais nosso apetite. Em seguida o Rosa, apetitoso carpaccio de salmão curado em beterraba com agrião, vinagrete de dill e tangerina fez minha alegria. Dando sequência, partimos para o “De Sempre”, que é um risoto de aspargos, chips de parma e demi glacee, e chegamos nas fininhas e crocantes pizzas. O meu destaque fica para a “Drama” com calabresa artesanal, azeitonas, cebola caramelizada, mussarela e molho de tomate. Na sobremesa, o Blondie, um macio brownie de chocolate branco, coulis de frutas vermelhas e sorvete de creme fechou com maestria a degustação da noite.
A casa conta também com uma seleção de cervejas artesanais – a maioria brasileira – que foi feita pela chef Ju Reis e divide os holofotes com os drinques exclusivos da carta de bebidas, assinados pelo consultor Marcos Roberto (Fosfobox). Já o barman, que seguirá o padrão de simpatia da casa, terá liberdade para explorar a criatividade e preparar bebidas espontâneas a partir da interação com o cliente. Para agradar a todos, as bebidas da carta podem ser servidas em três opções: em forma de shot, no copo individual ou em jarra, para compartilhar. Eu apostei na dica da mais simpática atendente argentina do salão e fui no Jack’s Star, preparado com Jack Daniels, carambola, maracujá, espuma de limão com raspas de limão siciliano e não me arrependi, muito pelo contrário, repeti algumas vezes (ops!), experimentei também o Capiroto, preparado com Vodka Grey Goose, frutas vermelhas, limão siciliano, em taça crustada com picante açúcar de pimenta e gostei do que provei.
Fiquei muito feliz em saber que futuramente uma linha de produtos artesanais será vendida na casa. Entre as opções, manteiga de amêndoa tostada e de limão, caponata de berinjela, azeites aromatizados, pães recheados com calabresa, provolone e muito mais. Além disso, a chef pretende, em breve, abrir para o almoço e, na sequência, para o café da manhã e brunch (obaaa!!).
Ambiente e programação
No bar, caixotes de madeira e tábuas mostram a atenção com a sustentabilidade. Com decoração inspirada em tatuagens Old School, o Manifesto BCA abre as portas inicialmente para o jantar, em um clima pós praia ou pré night. No subsolo, um mini palco vai receber bandas acústicas de jazz, rock, irish e swing. Ideal para reunir os amigos num pós praia animado, os domingos serão dedicados aos shows de jazz, a partir das 16h.
Serviço Manifesto BCA:
Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 22, Leme.
Telefone: (21) 2051-1910
2 Comentários