Dicas & Destinos

Faça uma viagem ecologicamente correta pela Grã-Bretanha

Seja ecológico, proteja os grandes espaços abertos e neutralize a sua pegada de carbono escolhendo atividades sustentáveis ambientalmente conscientes enquanto explora a magnífica zona rural da Grã-Bretanha, o litoral espetacular e o patrimônio histórico. Sejam férias ecológicas, produtos orgânicos ou atrações éticas, existem inúmeras formas sustentáveis para ajudá-lo a desfrutar de uma viagem ecologicamente correta.

AME A TERRA

A Grã-Bretanha é uma nação de amantes da natureza que desfrutam de diversas riquezas quando se trata da paisagem natural, ou seja, os visitantes têm diversas oportunidades para desfrutar e apreciar o meio ambiente exuberante e diversificado. Há 46 áreas de grande beleza natural (Areas of Outstanding Natural Beauty ou AONB) no Reino Unido, da espetacular península Gower, no sul do País de Gales, à bela região de Cotswolds, na Inglaterra, até as lindas Dumfries e Gallowayin, na Escócia e, do outro lado, as montanhas Mourne, na Irlanda do Norte. E não vamos nos esquecer dos 29 locais de Patrimônio da UNESCO, além de rotas antigas, trilhas batidas, campo aberto, belas montanhas, paisagens marinhas incríveis e paradas ecológicas ao longo do caminho.

Bristol, no sudoeste da Inglaterra (a cerca de duas horas de trem de Londres), costuma ser descrita como uma cidade do interior, com mais de 400 parques e jardins. Sua extensa rede de vias navegáveis e parques significa que 90% dos cidadãos de Bristol vivem a 300 metros de alguma área verde, o que foi um forte argumento para a cidade ser eleita a “Capital Europeia Verde de 2015” pela Comissão Europeia, a primeira cidade britânica a ser selecionada. Para comemorar, um aplicativo gratuito – o Bristol Parkhive – está disponível e é a chave do visitante para inúmeros parques e áreas verdes da cidade, que destaca características únicas e locais a visitar, cita eventos e propicia informações sobre lugares, acessos e transportes.

Para onde quer que viaje na Grã-Bretanha, você encontrará um dos “espaços naturais” do país em seus 15 parques nacionais. São áreas campestres protegidas, inclusive belas regiões de montanhas, prados, charnecas, bosques e zonas úmidas que se estendem desde Dartmoor, no sudoeste da Inglaterra, com seus imponentes rochedos de granito (e o único lugar na Inglaterra onde o acampamento selvagem é legal) até Brecon Beacons, no País de Gales, agora oficialmente a quinta Reserva Internacional de Céu Escuro para observadores de estrelas. Ou vá para Cairngorms, no nordeste da Escócia, que tem a cadeia de montanhas mais alta da Grã-Bretanha.

Brecon_Beacons_International_Dark_Sky_Reserve

O aplicativo Green Tourism [Turismo Verde] já está disponível para ajudar a localizar atividades, acomodação, cafés, restaurantes, eventos e festivais locais credenciados nas colinas e vales verdes e vibrantes de Strangford Lough e nas Montanhas Mourne em County Down, Irlanda do Norte. Pacotes da área podem ser baixados antes de trilhar rotas alternativas em partes remotas da região, para você ter acesso a todas as informações necessárias.

Com um litoral que se estende por 12.000 quilômetros, as falésias, enseadas e praias da Grã-Bretanha remontam a milênios e são um tesouro para caçadores de fósseis. Famosa por sua costa jurássica, Patrimônio Mundial da Humanidade, a Grã-Bretanha tem no litoral sudoeste da Inglaterra muitos locais para explorar essa descoberta única. Visite Charmouth Heritage Coast Centre, criado para incentivar a coleção segura e sustentável de fósseis do período Jurássico das praias locais. O centro oferece exposições em que é possível manusear os objetos, computadores e informações interativas sobre fósseis e sua busca. Axminster é a cidade mais próxima de Charmouth (8 km) com uma estação de trem que fica a pouco menos de três horas de Londres.

USE AS MAIN IMAGE Gower Peninsula Wales credit VisitBritain - Andrew Pickett

O National Trust também propicia uma boa visão geral sobre vários locais para procurar fósseis em toda a Inglaterra e no País de Gales.

VOLUNTARIADO NAS FÉRIAS

Se você quer aprender mais sobre a vida e a agricultura sustentáveis, o programa de férias da World Wide Opportunities on Organic Farms (WWOOF) pode ser perfeito para enlamear suas galochas de borracha. Um forte desejo de mostrar um estilo de vida de baixo impacto inspira a Old Sleningford Farm, no condado de Yorkshire, a duas horas de carro de Manchester. Um lote nessa fazenda é dedicado a compartilhar ideias e recursos, com cursos, eventos e dias de voluntariado organizados para todas as idades. Old Sleningford também oferece semanas para os fãs da WWOOF de abril a outubro – quando a ajuda prática é recompensada com alimentação e alojamento em uma enorme barraca. Comece a trabalhar ajudando a criar porcos, ovelhas, galinhas, gansos e perus, cuidando das colmeias, cultivando alimentos na horta da floresta, curando carnes, fazendo suco de maçã e aprendendo ofícios tradicionais, como a confecção de cadeiras de palha. Muitas atividades são gratuitas e para alguns cursos são cobrados valores baixos.

Os Thistle Camps, na Escócia, proporcionam férias com trabalho e residência na instituição beneficente de preservação das propriedades do National Trust for Scotland (NTS), que ajuda o NTS a conservar e administrar os locais históricos sob seus cuidados. Campistas moram e trabalham por uma semana ou mais em alguns dos locais mais incríveis e remotos da Escócia.

E você pode aprender a usar ferramentas tradicionais com um método histórico de gestão florestal e ajudar a criar um refúgio fantástico para a fauna selvagem da floresta trabalhando durante as férias para o National Trust, como na propriedade Stackpole em Pembrokeshire, no oeste do País de Gales, ganhadora de um prêmio Platinum-Eco-Centre. Com paisagismo planejado e tombada, além de ser uma reserva natural conhecida internacionalmente, Stackpole é o local perfeito para aprimorar suas aptidões sustentáveis.

NOVIDADES SUSTENTÁVEIS

Brighton i360_Pod

A apenas 50 minutos de trem da estação Victoria, em Londres, a cidade costeira de Brighton revelará a mais alta torre de observação sustentável giratória do mundo, a i360, neste ano de 2016. Projetada pelos arquitetos da London Eye, a i360 usará 100% de energia verde de fontes renováveis; na verdade, será energia renovável em ação, com o Pod gerando 50% da energia necessária para a subida, capturada à medida que desce. Outras credenciais ecológicas da i360 incluem comida preparada com alimentos locais e servida na brasserie ao lado da praia e a compostagem dos alimentos no local. A i360, situada na extremidade da costa do histórico West Pier na orla marítima de Brighton, fornecerá 42 quilômetros de uma vista inigualável da costa sul da Inglaterra e será a torre de observação giratória mais alta e estreita do mundo, além de ser o primeiro “bondinho vertical.

Gallery on the Green-Settle_YorkshireAtrações sustentáveis também podem surgir com um toque peculiar e senso de humor. Encontre o caminho até a pacata cidadezinha-mercado de Settle, na pitoresca Yorkshire Dales, no norte da Inglaterra para visitar Gallery on the Green, a menor galeria de arte pública do mundo – aberta 24 horas por dia, todos os dias da semana, e repleta ao máximo da capacidade pelo menos duas vezes por dia!! Adquirida pelo conselho local no regime de “Adote um quiosque” (que visa recuperar e restaurar cabines telefônicas tradicionais), a emblemática cabine telefônica vermelha foi transformada em uma galeria que desde 2009 exibe um programa de exposições em constante mudança, com contribuições de artistas locais, nacionais e internacionais. Há trens regulares de Leeds a Settle, que levam uma hora.

Clique neste link para descobrir outros usos interessantes das cabines telefônicas “adotadas” em todo o Reino Unido.

REDUZA SUA PEGADA DE CARBONO

Mantenha sua pegada de carbono no mínimo e deixe o carro para trás, explorando a bela zona rural, cidades e vilarejos da Grã-Bretanha de trem, ônibus ou bicicleta!

Usando o BritRail GB, Scotland Pass ou London Pass, faça viagens de trem ilimitadas, economize dinheiro e salve o meio ambiente. Os passes da BritRail estão disponíveis para compra na loja do VisitBritain.

Entusiastas do ciclismo podem explorar o destino facilmente em duas rodas; explore a National Cycle Network, que cobre 22.530 km do Reino Unido. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *