Em Niterói, no polo gastronômico Jardim Icaraí, o “Lima Restobar” é a gastronomia peruana presente para quem gosta dessa tradicional culinária.
Em nossa visita, optamos por uma mesa na calçada para observar o movimento – a casa possui dois andares e capacidade para 100 pessoas – e após os pãezinhos típicos no couvert, iniciamos os trabalhos pelos ceviches, é claro.
Os Ceviches são um capítulo à parte. O tempero do Ceviche é basicamente uma mistura de limão, gengibre, alho, aipo pedaços de peixes liquidificados. E para quem não conhece, quase todo prato peruano é bem apimentado. A melhor maneira de descobrir o seu ceviche favorito é pedindo a degustação.
Clássico – peixe do dia, leite de tigre, batata doce e milho, Cremoso – camarões, polvo, lula, mexilhão, leite de tigre cremoso e mandioca frita e o Pulpo Nikkei – polvo, leite de tigre Nikkei, abacate e shitake, estão entre as sugestões. O Leche de Tigre Picante é dos deuses (se quiser, peça ao garçom uma tacinha) e o Tar-tar – atum e salmão, abacate e torradas apimentadas também é muito pedido.
Seguimos com Yuquitas, croquetes de mandioca recheado com queijos e molho de camarões. Um verdadeiro prato para “picar con los amigos”. E de prato principal, o Lima Rob’s é bem versátil para compartilhar com seus amigos – Costela suina, molho barbecue com pimenta amarela e batata apimentada. A combinação de sabores doces, salgados e ácidos também é algo diferente. Isso faz com que a cozinha peruana seja muito pessoal, com muita tradição, mas também muito aberta para as mudanças.
Confesso que nunca sobra espaço para as sobremesas. Mais um motivo para voltar e explorar melhor o cardápio.
Os suculentos pratos foram elaborados pelo chef peruano Marcos Espinoza, um dos responsáveis pelo boom da gastronomia peruana em nosso país.
Lima Restobar
Rua Dr. Leandro Motta, 141 – Jardim Icaraí, Niterói
Telefone: (21) 3254-9445