Dicas & Destinos

Oyster Trail conecta visitantes, criadores de ostras e comunidade local na Costa da Virgínia

Virginia inaugura programação nas regiões produtoras de ostras do destino

O estado de Virginia, na Região da Capital dos Estados Unidos (CRUSA) – também formada por Maryland e Washington, DC, inaugurou recentemente a Oyster Trail (Trilha da Ostra). Trata-se de um programa turístico público-privado que conecta os visitantes aos criadores de ostras, bares e restaurantes, à cultura da comunidade local da Costa da Virginia.

Virginia

O roteiro oferece aos turistas de todo o mundo a oportunidade de passear pelas sete regiões produtoras de ostras do estado, além de aprender sobre a cultura dos pescadores da Baía de Chesapeake. O site também conta com uma lista de hotéis e pousadas, restaurantes, vinícolas, museus, galerias de arte e empresas de receptivo que oferecem diversos tipos de passeios ao ar livre, seja de barco ou terrestre.

Virginia é líder na produção de frutos do mar na Costa Leste americana e a terceira maior no país. Na última década, os avanços nas técnicas de criação permitiram que as ostras ficassem disponíveis durante o ano todo e a produção no local aumentou 10 vezes. O estado é responsável pela maior quantidade de ostras frescas produzidas em viveiros ou capturadas.

Ostras Virginia

Todas as ostras criadas na Costa Leste são da mesma espécie: Crassostrea Virginica. Elas absorvem o sabor da água onde são cultivadas. Os níveis de salinidade na Baía de Chesapeake e seus principais afluentes são ideais para produzir ostras saborosas. Com sete habitats costeiros diferentes, os sabores das ostras da Virginia variam de salgadas a amanteigadas e doces. Por isso, as ostras de cada região têm textura, aparência e nuances de sabores diferentes.

As sete regiões produtoras de ostras são: Seaside, Upper Bay Eastern Shore, Lower Bay Eastern Shore, Upper Bay Western Shore, Middle Bay Western Shore, Lower Bay Western Shore e Tidewater.

ostras Capital

Segundo Daniela Bergamini, gerente de Marketing de CRUSA no Brasil, “Esse produto ajuda a complementar a experiência do turista no destino, agregando gastronomia de qualidade e aprendizado sobre a cultura local. O viajante brasileiro está cada vez mais exigente e neste roteiro ele pode harmonizar as famosas ostras da Virginia com vinhos ou cervejas artesanais também produzidos localmente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *