Dicas & Destinos

10 destinos incríveis para apreciar o pôr do sol

Um dos espetáculos da natureza mais belos e democráticos do mundo é o pôr do sol. É um momento fascinante disponível para todos, no qual os mais observadores param por alguns minutos para apreciar a explosão de luzes e cores do astro-rei tingindo o céu de tons laranja e dourado, desaparecendo no horizonte de praias e rios, sumindo entre montanhas e dunas ou escondendo-se atrás de edifícios históricos.

infográfico

São tantos lugares incríveis na vastidão de nosso lindo Brasil para conhecer que se torna tarefa praticamente impossível escolher apenas 10 destinos para apreciar um inesquecível pôr do sol. Para facilitar a escolha, podemos considerar os melhores destinos clássicos, como o Rio de Janeiro, onde a partir de qualquer lugar o poente é sempre fotográfico, seja na Pedra do Arpoador, no topo do Cristo Redentor ou na areia da praia; e a Praia do Jacaré, em Cabedelo, pertinho de João Pessoa, cujo espetáculo é admirado ao som de ‘Bolero de Ravel’ tocado em sax por Jurandir há 14 anos.

A consultora de viagens e editora do portal de viagem Shop & Travel Guides, Adriana Lage, nos ajudou a eleger 10 locais que você deve conhecer para fotografar um lindo pôr do sol:

Jericoacoara (CE)

Vilarejo onde a vida acontece calmamente, com ruas de areia, casas de pescadores e pousadas charmosas, Jericoacoara nos coloca em contato com a natureza. A longa e cansativa viagem de 5h desde Fortaleza é recompensada com o poente assistido de cima da grande duna que vai adquirindo cores douradas à medida que o sol desaparece no horizonte.

Duna do pôr-do-sol, Jericoacoara – Ceára

Lençois Maranhenses (MA)

As grandiosas dunas que abraçam as inúmeras lagoas dos Lençóis Maranhenses são o cenário perfeito para o show do entardecer quando o reflexo do sol encontra as águas das lagoas. Você não estará sozinho e perceberá que somos pouco maiores que grãos de areia frente à imensidão do lugar.

Entre o estado do Maranhão e do Piauí está localizada a Ilha do Caju - MucoideII

Baía dos Porcos, Fernando de Noronha (PE)

A praia mais bonita do mundo não podia ficar de fora da lista, mas chegar lá vai exigir um pouco de esforço para percorrer a trilha até a pequena baía emoldurada por pedras e uma pequena faixa de areia formando piscinas de águas cristalinas que vão mudando de azuis e verdes para laranjas e vermelhos, com o icônico Morro Dois Irmãos dominando o horizonte.

Baía dos Porcos, Fernando de Noronha – Pernambuco

Pantanal (MS)

Aqui você pode escolher entre dois momentos em que o poente apenas acrescenta mais beleza ao espetáculo: assistir à revoada de milhares de pássaros retornando para as árvores onde buscam abrigo para a noite que se aproxima ou acompanhar a partir da varanda da casa de uma fazenda o retorno do gado para o curral, ouvindo-os mugirem, sentindo o chão tremer e admirando a luz difusa no horizonte, causada pela poeira levantada pelos animais.

Cavalgada_Horseback riding - Rio da Prata

Presidente Epitácio (SP)

O poente da cidade ganhou fama após vencer um concurso de televisão e, diga-se de passagem, título merecido. O cenário não podia ser mais idílico: o sol se põe atrás da grande ponte que liga os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, refletindo suas luzes nas águas caudalosas do Rio Paraná, enquanto pescadores saem em busca de tucunarés.

Presidente-Epitacio-a-praia-que-nao-fica-no-litoral-foto-GESP_201004150007

Parque Nacional do Jalapão (TO)

Aqui o espetáculo pode ser acompanhado de cima das dunas ou de qualquer ponto do cerrado, um lugar totalmente selvagem de terras avermelhadas e vegetação nativa. Um parque de difícil acesso que deve ser visitado com guias especializados, que certamente presenteará o visitante com entardeceres inesquecíveis.

por-do-sol-jalapao TO

Ilhas Anavilhanas (AM)

O maior arquipélago fluvial do mundo alagado pelo Rio Negro é o cenário de fundo perfeito para curtir o fim de tarde em passeios de lanchas que navegam entre igarapés, lagos e canais povoados por rica fauna, como papagaios, araras, garças, botos, preguiças, peixes-boi, ariranhas e muitos outros. O ideal é se hospedar em um dos eco-hotéis na região.

amazonas

Lago Guaíba, Porto Alegre (RS)

Um dos principais pontos turísticos da cidade, o Rio Guaíba, também chamado Lago Guaíba é o cartão-postal da cidade e local de encontro de portoalegrenses e turistas que se encantam com os raios do sol refletindo no rio e suavizando as cores dos edifícios construídos a sua margem. Um lugar pitoresco que respira saúde, onde se vê muita gente praticando esportes.

guaíba

Porto da Barra, Salvador (BA)

Unanimidade entre soteropolitanos e turistas, muitas pessoas chegam à praia já no fim da tarde apenas para assistir ao show que o sol presenteia descendo na linha do horizonte atrás das águas serenas e transparentes. Do outro lado, a vista para a Baía de Todos os Santos complementa o espetáculo.

Salvador_Bahia_Pôr-do-Sol_Farol-da-Barra_Foto-Max-Haack

Cidades Históricas (MG)

Dá para se esbaldar vendo o sol se esconder atrás dos edifícios históricos de cidades como Tiradentes, Ouro Preto e São João Del Rei, propiciando imagens fascinantes do céu avermelhado contra as linhas das igrejas barrocas. Outra opção tão pitoresca quanto essa é embarcar no trem que percorre as colinas verdejantes das Minas Gerais entre Ouro Preto e Mariana. Imperdível!

Ouro Preto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *