Dicas & Destinos

Buenos Aires: uma viagem literária

Buenos Aires, capital da Argentina, é um destino maravilhoso para pessoas dos mais diferentes gostos. Com uma enorme riqueza histórica e cultural, a cidade de deliciosos vinhos oferece inúmeros eventos e atrações turísticas. Aos amantes da literatura, a capital do tango se torna ainda mais atraente, já que nela se encontram muitos pontos que são praticamente partes vivas de grandes obras literárias.

As ruas, bibliotecas e livrarias da cidade fazem parte da vida e obra de escritores argentinos como Julio Cortázar, Ernesto Sábato e Jorge Luis Borges. Além deles, diversos autores estrangeiros também se apropriaram do local em suas obras, como Antoine Saint-Exupéry e o grande Frederico Garcia Lorca.

Se você está com as passagens compradas para embarcar para Buenos Aires, (veja as datas com as melhores ofertas aqui) confira alguns pontos deste roteiro.

Plaza de Mayo Foto: shutterstock

Plaza de Mayo Foto: shutterstock

Cortázar e a Galeria Guemes

A maravilhosa obra de Cortázar percorre muitos caminhos da cidade de Buenos Aires, como a icônica Plaza de Mayo. Além disso, diversas avenidas e galerias podem ser encontradas em livros como Bestiário e História de Cronópios.

Um outro local muito frequentado por Cortázar nas décadas de 30 e 40 é a Galeria Guimes, que, depois, tornou-se cenário de contos como “O Outro Céu”. Uma das maiores preciosidades arquitetônicas da cidade, a galeria possui ainda um mirante com uma das melhores vistas da cidade. O autor francês do best-seller “O Pequeno príncipe”, Antoine Saint-Exupéry, também escolheu a galeria como ponto de parada, para o período em que escreveu seu romance “Voo Noturno”, publicado em 1931.

Avenida de Mayo: García Lorca e Dante Alighieri

Numa das principais avenidas da cidade estão localizados dois prédios que compõem este roteiro literário. O primeiro deles é o Hotel Castelar, que recebeu por algum tempo poeta espanhol Frederico García Lorca. Até hoje, o quarto que hospedou esse ícone da literatura mundial é preservado como ele deixou e pode ser visitado por admiradores.

castelar

Um pouco a frente na emblemática avenida, encontra-se o prédio Palazzo Barolo, projetado por Mario Palanti e construído de forma análoga ao clássico “A Divina Comédia” de Dante Alighieri. Dividido em três partes – assim como a obra, que se divide em Céu, Inferno e Purgatório -, o prédio traz na construção inúmeras referências ao enredo e os personagens de Dante.

O Palermo e a livraria de Borges

“Para mim, só na lenda começou Buenos Aires: entendo-a tão eterna como a água e como o ar”, escreve Jorge Luis Borges, que nasceu e cresceu na cidade de Buenos Aires. Autor de clássicos como o “Livro dos Seres Imaginários” e “O Aleph”.

O escritor viveu no bairro de Palermo, que ainda hoje transborda literatura. Localizado na região nordeste da capital argentina, o bairro guarda muitos cenários presentes nas obras de Borges. Nas diversas livrarias e cafés do bairro, é possível sentar e ler uma das obras do autor no local onde nasceram. “Libros del Pasaje” e a “Eterna Cadência” são algumas das livrarias que merecem ser visitadas, oferecendo também diversas atividades culturais e literárias.

Ainda no bairro, o Parque 3 de Frebrero encerra lindos jardins mesclados com literatura. O cenário preferido de Cortázar era o jardim Rosedal, famoso por ter mais de 18 mil roseiras de diferentes espécies. No parque, também é possível conhecer o Jardim dos Poetas, que possui estátuas que eternizaram Borges, Shakespeare, García Lorca e José Marti.

Jardim Rosedal Buenos Aires

Na juventude, Borges e seu grande amigo Adolfo Bioy Casares (autor do antológico livro “A Invenção de Morel”) costumavam frequentar a livraria La Ciudad, existente ainda hoje na Galería del Este. Atualmente, a livraria também se tornou antiquário, por ser um local por onde muitos passam para encontrar as grandes inspirações dos escritores. A mesa usada por estes mestres da literatura continua no mesmo lugar onde os dois costumavam se sentar, exposta para o visitantes. Borges viveu próximo a esta biblioteca, nos arredores da Plaza San Martín, por mais de quarenta anos.

A obra viva de Ernesto Sábato

Para encerrar essa viagem literária, vale a pena se sentar no banco onde se encontravam os amantes Martín e Alejandra, personagens de “Sobre Heróis e Tumbas”, grande obra de Ernesto Sábato. A Estátua de Cores, em frente ao local em que os jovens se sentavam no parque, é um monumento localizado no Parque Lezama, no bairro de San Telmo.

Para passear por mais um lugar das obras de Sábato, conheça a Plaza San Martín no bairro do Retiro. Muitos locais descritos com precisão no livro “O Túnel” podem ser encontrados nessa praça.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *