O mexicano Anuar Patjan Floriuk, de Puebla, venceu 17 mil inscrições de todo o mundo e levou o prêmio “National Geographic Traveler Photo Contest 2015”, com a foto “Whale Whisperers”.
A imagem retrata uma baleia jubarte e seu filhote enquanto nadam próximos às Ilhas Revillagigedo, no México. O lugar é dono de uma paisagem exuberante, repleto de vida pelágica. Floriuk defende a incorporação das ilhas na lista de Patrimônios Naturais da UNESCO, para aumentar a proteção contra pescas ilegais.
Sobre as Ilhas Revillagigedo
Situadas na costa do Pacífico mexicano, as ilhas são um excelente ponto para observação de baleias. Embora não sejam habitadas devido à atividade vulcânica, quem se hospeda nas proximidades de Cabo San Lucas tem fácil acesso ao local e também ao Mar do Cortez, conhecido como “aquário do mundo”
Existem diversas excursões para a observação de baleias e o tempo ideal para visitar a região é durante a temporada de migração (dezembro a março), quando milhares delas viajam quase 10 mil quilômetros saindo das águas frias do Alasca em busca de alimento e águas quentes no México, com o objetivo de acasalar e parir seus filhotes.