O mexicano Anuar Patjan Floriuk, de Puebla, venceu 17 mil inscrições de todo o mundo e levou o prêmio “National Geographic Traveler Photo Contest 2015”, com a foto “Whale Whisperers”.
A imagem retrata uma baleia jubarte e seu filhote enquanto nadam próximos às Ilhas Revillagigedo, no México. O lugar é dono de uma paisagem exuberante, repleto de vida pelágica. Floriuk defende a incorporação das ilhas na lista de Patrimônios Naturais da UNESCO, para aumentar a proteção contra pescas ilegais.

Foto de Anuar Patjan Floriuk
Sobre as Ilhas Revillagigedo
Situadas na costa do Pacífico mexicano, as ilhas são um excelente ponto para observação de baleias. Embora não sejam habitadas devido à atividade vulcânica, quem se hospeda nas proximidades de Cabo San Lucas tem fácil acesso ao local e também ao Mar do Cortez, conhecido como “aquário do mundo”
Existem diversas excursões para a observação de baleias e o tempo ideal para visitar a região é durante a temporada de migração (dezembro a março), quando milhares delas viajam quase 10 mil quilômetros saindo das águas frias do Alasca em busca de alimento e águas quentes no México, com o objetivo de acasalar e parir seus filhotes.