Dicas & Destinos

Tucanos em alta no Parque das Aves

Os turistas e visitantes que vão pela primeira vez no Parque das Aves em Foz do Iguaçu, chegam cheios de expectativas. Nas trilhas ou em frente a cada viveiro sempre tem aquela disputa por um espacinho, para tirar aquela foto única e claro, fazer a famosa selfie.

O visitante tem à sua disposição um mapa impresso, ou disponível no site, com a sequência em que a trilha deve ser percorrida. E, ao longo do percurso, placas de orientação impedem que alguém se perca.

Parque das Aves (1)

E a sensação de ser surpreendidos por uma revoada de Araras, papagaios, Tucanos e outras aves? Sim, podemos entrar em um mega viveiro onde várias espécies estão livres, leves e soltas!!! O Parque da Aves tem mais de 900 animais de 200 espécies, em alguns ambientes não há qualquer tela ou cerca para separar bicho de gente, mas claro, sempre bem protegidos.

Parque das Aves (5)

O Parque possui a maior quantidade de tucanos em exibição do mundo. A alimentação de tucanos em cativeiro é difícil, pois são muito sensíveis ao excesso de ferro na comida. Após anos de pesquisa a equipe do parque conseguiu desenvolver uma dieta especial, mantendo-os saudáveis. A nutrição é complementada por frutos encontrados na floresta que cerca o parque.

parque_das_aves_1

Cuidados por veterinários com experiência no manejo de Tucanos, muitas aves dessa espécie chegaram debilitadas, feridas, em razão dos maus-tratos, ou recuperadas de traficantes. Depois de tratadas, socializam-se com outras aves e são observados pela equipe do parque, que estuda seu comportamento, nutrição e, principalmente, reprodução.

parque_das_aves

Reprodução

Agrupados em fêmeas e machos, os Tucanos formam casais, aumentando as chances de sucesso na procriação, e após uma seleção de compatibilidades física e comportamental, os pares são separados do grupo, e passam a viver em recintos voltados à reprodução. O monitoramento é constante, inclusive nos ninhos, para aprender sobre comportamento reprodutivo. Como a prioridade é que a reprodução aconteça do modo mais natural possível, as equipes interferem só o necessário.

Parque das Aves (2) Parque das Aves (3)

Como as aves vivem protegidos, livres das ameaças dos predadores e da agressividade dos humanos, vão deixando de lado aquele condicionamento de fugir mediante a simples aproximação das pessoas. Assim, enquanto se caminha, é bastante comum encontrar muitos pousados tranquilamente nas passarelas de circulação. Ficam por ali, paradinhos, fazendo aquele charme e pose, para fotos e filmagens. Não fique com medo de tirar fotos com a Arara mansinha no final do passeio, se tiver fila, aguarde, pois é uma oportunidade ímpar poder tocar em uma ave tão espetacular como essa.

Parque das Aves (6)

O Parque das Aves está situado na Rodovia das Cataratas km 17, em frente ao Pórtico de Entrada do Parque Nacional do Iguaçu e bem pertinho do Mabu Thermas & Resort. Fica aberto todos os dias do ano. O horário de funcionamento da bilheteria e entrada é das 8h30 às 17 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *