Dicas & Destinos

Viajando com a família: dicas para uma viagem mais independente

Apesar das agências de turismo oferecerem grandes vantagens para viagens em família, muitos turistas preferem desbravar o destino escolhido por conta própria, e isso também vale na hora da organização. Uma viagem independente costuma render excelentes histórias e aprendizados, afinal, é preciso se virar para resolver pequenos dilemas, como, por exemplo, decidir qual praia visitar depois do almoço.

Além de ser uma outra forma de vivenciar a cidade, viajar por conta própria pode sair mais barato em comparação com os pacotes fechados, já que não precisa de profissionais para ajudar. Confira algumas dicas:

programando sua viagem

Planejamento

Para encontrar passagens aéreas promocionais e boas hospedagens, os turistas podem aproveitar as facilidades da internet. O Viajanet, por exemplo, dispõe de uma ferramenta que mostra em quais datas a passagem está mais barata, a “Quando Viajar”.

O portal Booking ajuda a reservar a hospedagem, sendo que há a opção para filtrar as opções a partir de um preço. Embora seja necessário gastar alguns minutos para encontrar o que deseja, essa tarefa é compensada depois que o turista reserva o voo e a hospedagem que quer, sem gastar muito.

Alugar residência

Se você quiser sentir na pele como os moradores locais vivem, além de ter à disposição uma cozinha para preparar os próprios pratos, você pode pesquisar o aluguel por temporada de casas e apartamentos. Alguns moradores anunciam a residência por alguns dias, semanas ou meses, enquanto outros ainda se oferecem para acompanhar o visitante em passeios, como pode ser visto no CouchSurfing. Nesse site, os turistas podem dividir a casa com quem mora na cidade gratuitamente, aprendendo mais sobre a cultura local.

Alugar carro

Como a maior parte dos destinos não é acessível apenas a pé, alugar um veículo é a melhor opção para aproveitar a viagem e não precisar esperar o ônibus municipal ou gastar com táxi a cada deslocamento que fizer. Outra vantagem desse meio de transporte é poder estar ao lado da família em todos os momentos de forma confortável, afinal, na maioria das vezes não é possível se sentar ao lado dos parentes no ônibus, sendo necessário até viajar em pé.

Independente do destino, nacional ou internacional, é possível fazer a reserva de um carro direto da sua cidade e escolher onde irá buscar o veículo e deixá-lo depois do uso. Então, se quiser conhecer as localidades próximas ou fazer o roteiro de um estado, por exemplo, basta pegar o carro em uma cidade e devolver em outra, facilitando assim o deslocamento na viagem.

GPS

Caso você não conheça a cidade onde está indo e queira se localizar mais facilmente, confira se a agência de aluguel disponibiliza GPS ou leve o seu para ajudar no deslocamento. Dessa forma, você não precisará contar apenas com mapas de papel, nem ter que parar em cada esquina para perguntar onde está e como chegar a determinado ponto. Isso tornará a sua viagem mais rápida e tranquila.

passaporte caderno

Montar o próprio roteiro

Em várias agências de turismo, ao fechar um pacote de viagens, o turista opta por contratar um guia turístico. Apesar de ser uma excelente forma de conhecer a cidade de destino, isso pode prejudicar os planos de quem quer ter liberdade para ir onde e quando quiser. Além disso, pesquisar na internet o que fazer na cidade e conhecer por conta própria, como se estivesse encontrando um tesouro, é uma das melhores sensações.

Na internet, é possível pesquisar restaurantes, bares, baladas, museus, teatros e até passeios menos populares e ter uma viagem inesquecível. Aproveite essas informações e monte um roteiro personalizado, pensando no que você e os seus companheiros de viagem gostam. Se todo mundo amar museus, por exemplo, valerá muito mais a pena incluir alguns na lista do que visitar um parque, que ninguém se interessaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *